segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Aventuras "halloweenescas" em Monsanto

Tendo em vista a minha segunda maratona e o "Projecto São Mamede" eu sei que preciso de fazer mais treinos longos sozinha e treinar mais em trilhos.
Em relação a Sevilha, a razão é óbvia, eu não quero dar por mim a correr sozinha e sem estar psicologicamente preparada para isso. É certo que o João também irá a Sevilha, mas já combinámos que cada um seguirá ao seu ritmo, é possível que possamos correr alguns km's juntos mas não será uma maratona a dois. Quando um de nós quiser seguir, irá seguir sem problemas.
Portanto desta vez irei apostar ainda mais em treinos longos sozinha, mas claro que quero fazer treinos longos em grupo. Os treinos com companhia são uma grande alegria.

Depois, e apesar de ainda vir longe, preciso de começar a treinar mais em trilhos. Já estou inscrita para duas provas e já tenho outras em mente, mas não bastam as provas, nem bastam os treinos pequenos (máximo 1h) que às vezes faço em Monsanto. Preciso de treinos longos em trilhos.

E foi assim com estas duas coisas em mente que decidi ir ontem treinar sozinha para Monsanto.
O plano de treinos para Sevilha começou oficialmente e eu decidi começá-lo em trilhos. Para a semana segue-se o alcatrão da Nazaré :)

Optei por não colocar o despertador, já são demasiados fins-de-semana em que acordo cedo, para isso já basta a semana. Desta vez acordei com o corpo, eram mais ou menos 9h. Por volta das 10h estava a sair de casa de mochila às costas e rumo a Monsanto.

Entrei em Monsanto junto ao Califa e cruzei-me essencialmente com ciclistas mas também com algumas pessoas a correr. Corri em direcção ao Parque do Calhau, sempre por dentro de Monsanto, lá chegada pus-me a inventar e decidi ir à aventura.
Durante a semana nunca há muita gente e tenho algum receio de me aventurar pelos trilhos menos percorridos e mais afastados das estradas, mas ontem era domingo e estava sol. Monsanto estava muito mais povoado. Por todo o tipo de criaturas...

Fui então dar ao Parque da Serafina e segui por uma rampa por onde vinham a descer uns ciclistas. O raio da rampa ainda era inclinada e com várias pedras soltas. Optei por caminhar.

Chegada ao cimo fui dar a uma estrada, o trilho continuava do outro lado. Sempre a subir... Ia feliz da vida a ouvir música só de um auricular para que o outro ouvido pudesse estar atento aos sons que me rodeavam.

Aproveitei uma zona plana para correr mais um pouco e depois cheguei a nova subida. Quando ia a meio ouvi barulho, vinham dois ciclistas a subir. Eu admiro imenso quem se coloca em cima duma bicicleta e pedala, pedala, pedala até chegar ao fim duma difícil rampa. Ainda pensei que me fossem ultrapassar antes de chegarmos ao topo, mas lá cheguei ligeiramente antes deles.

Depois desta rampa, havia uma ligeira descida e depois uma clareira, aproveitei para tirar mais algumas fotografias.

Cruzei-me com mais alguns ciclistas, só que entretanto eles meteram-se para um trilho mais secundário e que não tive coragem de me embrenhar por ali pois ia sozinha e preferia manter-me nos trilhos mais largos e mais abertos. E vou eu muito bem no "meu" trilho mais largo quando faço uma curva e uns 100 m à minha frente vejo um...........................................................zombie!!!!!!!!
Começo a travar, pois a visão de alguém ligeiramente a mancar e a cambalear e com o braço esquerdo ligeiramente aberto numa posição deveras estranha, e que associei de imediato aos zombies, não é uma visão que me agrade quando vou a correr sozinha. Para ajudar naquele momento não vai a passar ninguém. Onde raio andam os ciclistas?
Felizmente o "zombie" ia de costas e não me chegou a ver. No espaço de dois ou três segundos dei meia volta e comecei a correr pelo caminho que tinha vindo a percorrer até aí. Foi um "pernas para que vos quero?". Corri o mais depressa que consegui para longe daquele zombie, olhando de vez em quando por cima do ombro. E de repente vem alguém a correr atrás de mim...Calma, é só um corredor. Acalmo-me. Entretanto chego à estrada, passado um bocado estou novamente na Serafina. Claramente ando a ver demasiados episódios do "The Walking Dead"....Claramente devo estar sob influência do Halloween que foi festejado esta semana...

Óbvio que a pessoa que vi de costas não era um zombie (e daí não sei...eles andam aí....), mas só há duas hipóteses. Ou era algum caminhante meio coxo, mas nesse caso porque tinha um braço aberto num gesto estranho? Ou era alguém com uns copitos em cima.
Seja como for a única coisa que consegui lembrar-me na altura foi "ZOMBIE!!!"

Eles andam aí....

Depois desta aventura "halloweenesca" eu precisava de recuperar do susto. Para isso precisava de ver pessoas e ter a certeza que o mundo continuava como antes (o que também não é grande coisa, mas pronto...), ou seja, que as pessoas não se tinham todas transformado em zombies. Parque do Calhau novamente. Ciclistas, corredores, caminhantes, pessoas a passear o cão. Ok Isa, o mundo não foi tomado por zombies. Ainda.... Ahahahahahahah

Continuo então a correr.

Dou uma volta pelo Parque do Calhau e depois volto a sair. Sigo por um caminho em terra batida junto à estrada.

Vou dar à pedreira. Já não vinha aqui há algum tempo e desta vez quero explorar melhor a zona. Vejo umas turistas a fazer uma caminhada.

Lá em baixo na pedreira vejo uns miúdos no parque aventura. Começo a descer mas decido descer para o lado contrário do parque aventura. Vou dar a uma espécie de vale encantado. Lindo, lindo, lindo. Uns passarinhos cantam, a luz incide nas rochas dando uma aura encantada aquele pedaço de paraíso. Tenho de parar, tenho de absorver bem isto. Momento poderoso.
Infelizmente ou felizmente a foto não transmite o pedaço de paraíso que eu presenciei.
Talvez seja melhor assim.
Há momentos que só vividos...
Sigo caminho, embora isso signifique que tenho de voltar para trás, toca a subir. Vou dar outra vez à estrada mas não quero seguir por ali, volto novamente para trás. De novo junto ao parque aventura. Sou ultrapassada por um Killian Jornet, pelo menos assim me parece, pois enquanto eu vou ali toda cuidados para não cair ou tropeçar, ele saltita feliz como se nada fosse. É de facto uma zona interessante e mais técnica, ideal para quem ainda não tem o calçado apropriado para trilhos... É um milagre não torcer um pé.

Sigo caminho, vou dar novamente a alcatrão mas a uma rua que parece ser sem saída. Corro um pouco pelo alcatrão, vou dar a lado nenhum. Volto para trás, é a subir...Chego novamente ao parque aventura e agora sigo em direcção ao Parque do Calhau pelo caminho que já conhecia doutros treinos e que passa mesmo por cima do Bairro da Serafina. Não tarda nada estou na zona mais movimentada do Parque do Calhau. Again. Saio do parque, corro junto a umas casinhas baixas e embrenho-me novamente na floresta.

Termino o roteiro por Monsanto novamente na "minha" zona, do lado de Benfica e termino o treino já junto a casa, num total de 2h20 de treino. 2h em trilhos.

Durante este treino voltei a fazer umas experiências quanto a abastecimentos. Na Corrida do Tejo tinham-me dado uma amostra de uma saqueta com mel. Levei-a neste treino e experimentei-a. Tirando o facto de ficar com as mãos pegajosas, gostei de ingerir mel durante um treino. Para além disso também comi um cubo de marmelada mais tarde e alguns frutos secos. Estes abastecimentos mais naturais souberam-me bem e não senti falta de energia. Em Sevilha ainda não e na terceira maratona talvez ainda não mas no futuro gostava de correr maratonas apenas e só com alimentos mais naturais, sem geis. Veremos depois como corre.

Para primeiro treino longo oficial rumo a Sevilha foi um treino bem bom. São Mamede ainda vem longe por isso essa progressão será mais lenta, embora muitos dos treinos que eu faça daqui para a frente terão já em vista São Mamede e tudo o que está pelo caminho...

As próximas provas em que já estou inscrita já são um misto de alcatrão e trilhos. Não tenciono deixar o alcatrão, mas os trilhos, que estavam um pouco adormecidos devido à preparação para a minha primeira maratona, irão voltar :)
Para já seguem-se três provas que sei que irei adorar:

• Meia Maratona da Nazaré, a minha sexta meia-maratona, a famosa "mãe";
  • Corrida do Monge, aquela que foi a minha prova de estreia em trilhos, este ano voltarei a esta prova pela qual tenho um grande carinho,
  • Trail de Montejunto, conheço a serra de Montejunto mas é de carro...vai ser interessante conhecê-la a pé, só preciso é de comprar uns ténis mais adequados até lá.
Uma boa semana e boas corridas!