segunda-feira, 29 de abril de 2013

Meia-maratona de Almada, o relato completo

Adivinhava-se um dia com sol mas pouco calor e com vento. O percurso sabia-se ser algo difícil  com muito sobe e desce. Definitivamente, à primeira vista, as condições não pareciam ser as melhores para fazer um grande tempo, quanto mais para bater recordes. Estava longe de sonhar que iria adorar esta prova, que iria chegar ao cimo das subidas e dizer "foi só isto? venham mais!" e que iria "voar" na descida final contra um vento impiedoso e, mesmo assim, bater o meu recorde pessoal de 2h06m30s na Meia Maratona de Lisboa há cerca de 1 mês atrás. Fui muito feliz nesta prova e estava mesmo a precisar de ser tão feliz depois da prova de há 1 semana atrás.

Gostava mesmo de conseguir colocar por palavras aquilo que senti durante as subidas, aquilo que senti quando suspeitei que iria bater o meu recorde, aquilo que senti quando tive a certeza que iria bater o recorde e ainda por uma boa margem, mas não há palavras. Eu até me arrepiei toda na recta final quando vi a meta! Eu sorri, eu levantei os braços, eu falei sozinha, não querendo acreditar que tinha-me sentido tão bem a correr e que tinha conseguido fazer o tempo que fiz. Até hoje considerava a minha melhor prova os 20 km de Cascais (não a da semana passada, claramente! Mas os 20 km entre Cascais e Guincho) mas penso que a meia maratona de Almada é capaz de ser a minha nova melhor prova, pelo percurso variado e desafiante. Claramente para voltar no próximo ano. Das apenas 3 Meias que fiz, esta foi claramente, por largos pontos de vantagem, aquela que mais gostei.

Vou então tentar relatar a minha prova e as sensações que senti.

A prova começava às 10h30. Até ser dada a Partida houve tempo para o habitual convívio, um aquecimento e para as igualmente habituais fotografias tiradas pela Mafalda.
Da equipa falta aqui o Eberhard.

Estava um dia de sol, embora felizmente com pouco calor. Parecia também estar pouco vento, mas ele acabou por aparecer durante a prova.

Depois da prova que tinha tido há precisamente 1 semana, eu precisava mesmo que esta corresse bem para me aumentar um pouco a auto-estima. Não estava a contar com algo parecido com a perfeição. Eu só queria correr bem e sentir-me bem. Eu não pedia mais nada. Mas a verdade é que é sempre uma incógnita. Podemos estar nos nossos dias, mas também podemos não estar. Para além disso há sempre outros factores a considerar como o percurso, os abastecimentos, o calor, etc.

Mas chega de conversa, vamos então à prova propriamente dita senão nunca mais saímos daqui =P.
Comecei junto de todos os elementos dos 4 ao km que estavam presentes, Eberhard, João e Lúcia, e do casal sempre bem-disposto Nuno e Sandra. Cedo o Nuno e Sandra seguiram e ficámos só nós os 4, uma mancha amarelinha no pelotão. A Lígia juntou-se a nós e assim seguimos os 5 durante algum tempo.
O percurso foi dos mais variados que por aí andam. Iniciámos junto à Lisnave, seguimos em direcção à Base Naval de Lisboa onde vimos um submarino (aquele que se comprou e que não serve para nada...) e alguns barcos da Marinha. Íamos nas calmas, sem pressas, sempre acima dos 6min/km. Aqui veio a primeira subida do percurso. Subi nas calmas, até porque eu ainda estava a "aquecer". Depois seguimos novamente em direcção a Almada com algumas pessoas a torcerem por nós e a baterem palmas, algo que se iria observar durante algumas zonas da prova.

Chegámos ao 1º abastecimento e em seguida entrámos no Parque da Paz, um parque muito agradável e com um lago grande com muitos patos e gaivotas. Aqui fazia-se a separação da Meia e da Mini e até me assustei, pois de repente ficámos reduzidos a meia dúzia de gatos pingados. Tal como eu gosto, pouca confusão. Demos uma volta ao parque, íamos na conversa, no convívio. Saímos do parque e começamos uma subida numa ciclovia. Depois entrámos no parque de estacionamento subterrâneo do Almada Forúm, a sombra soube muito bem e até foi engraçado pois dentro do parque algumas pessoas também nos apoiaram, pensando provavelmente "quem é esta gente louca que vai aqui a correr num parque de estacionamento?". Saímos do estacionamento e seguimos em direcção a novo abastecimento dos 10 km. Mas antes ainda havia uma boa subida, aqui comecei a sentir que já tinha aquecido bem os motores. Subi bem e cheguei ao cimo toda contente e disse "É só isto? Venham mais!" Já não me lembro bem, mas penso que nesta altura a Lígia já se tinha adiantado e o Eberhard tinha ficado um pouco para trás. Seguiamos eu, João e Lúcia. No abastecimento a Lúcia acabou por ficar um pouco para trás e eu e João seguimos. Novamente mais uma subida..(não sei se vocês estão a contá-las, mas ainda vêm aí mais e piores...). Depois desta subida seguia-se uma descida ainda algo longa e cruzámo-nos com o pessoal que vinha a subir. Embalei um bocado na descida e foi aqui que me separei do João. No final da descida encontrei novamente a Lígia que me disse que devíamos ir nos 11 km e que se eu quisesse que seguisse. Ela está a recuperar de um pé torcido e mesmo assim fez uma óptima prova. Segui então, porque nesta altura ia com a pica toda.
Se até aqui tinha sido ultrapassada por várias pessoas, agora era a minha vez de começar a ultrapassar outros atletas.

Entrei na Faculdade de Ciências e Tecnologia e o percurso dava lá umas voltinhas e depois cruzei-me com o Vitor que tinha acabado de fazer o retorno que era um pouco mais à frente. Nesta altura assustei-me porque sei que o Vitor faz bons tempos e ele ia apenas um pouco à minha frente. Pensei que eu devia ir demasiado rápido. Mas como ele corre bem, nunca o cheguei a apanhar.
Cruzei-me com o João que ia a caminho do retorno e ainda disse adeus à Lúcia.
Saímos da faculdade onde tinham música (demasiado alta) a animar o pessoal e seguia-se a bela da rampa. O João vinha lá atrás e gritei-lhe "Agora é que vai ser lindo!". E foi. Mantive um passo certinho e ultrapassei umas quantas pessoas. Só posso mesmo ser maluca pois adorei aquela subida! Depois vinha nova descida e novo abastecimento.
Já me esquecia de dizer, mas o vento fez-se sentir durante a prova por várias vezes, sempre que íamos de frente para ele. Por algumas vezes quase que ficava sem boné.
Depois do 3ºabastecimento penso que havia uma subida muito ligeira e depois era uma zona plana. Depois, antes do 4º abastecimento, havia nova subida, esta mais inclinada mas muito mais curta. Eu não fazia a mínima ideia em quantos kms ia, sem o relógio do João só me posso guiar pela intuição e por aquilo que sinto. O meu relógio tem cronómetro, mas não tem ritmos nem nada disso. Depois deste abastecimento havia nova subida (à medida que vou escrevendo este artigo e a quantidade de vezes que escrevo a palavra subida é que vou tendo a noção da quantidade de subidas que esta prova tinha, foi precisamente por isso que a adorei). Esta subida não era nada de especial, mas era claramente a subir em direcção a uma ponte que passa por cima da auto-estrada. O vento de frente e eu a enterrar bem o boné na cabeça para evitar ficar sem o mesmo. Depois descíamos e depois nova subida (a última!). Fui sempre ultrapassando pessoas, simplesmente ia aquele ritmo e não queria quebrá-lo.

Quando subimos aquela que seria a última subida da prova, no cimo havia um rapaz da organização que nos disse "agora é sempre a descer". Eu nunca sei se hei-de acreditar nestas coisas, não será a primeira vez que alguém me diz "a meta é já ali..." e depois venho a verificar que o "já ali" ainda é um bocado longe. Por isso não sabia se seria mesmo sempre a descer. Mas o rapaz não mentiu, era mesmo sempre a descer, mas com o vento de frente! Como não fiquei sem boné não faço a mínima ideia. Fiz toda a descida a olhar bem para baixo e com o boné bem enterrado na cabeça para me proteger do vento e para não ficar sem boné.
Não sabia se faltavam 3, 2 ou menos kms, mas olhei para o cronómetro e comecei a suspeitar que iria fazer um bom tempo, provavelmente bater o meu melhor tempo numa Meia.

Quando acabou a descida virávamos à direita e já estávamos na estrada que iria dar ao sítio de onde partimos. Já via os bombeiros, junto à partida e apenas a umas centenas de metros de onde eu sabia estar a meta. Sorri, falei sozinha, disse coisas como "como é possível?", voltei a sorrir enquanto abanava a cabeça numa espécie de negação. Como era possível? Cruzei-me com o Carlos, membro dos 4 ao km que viu como eu sofri há uma semana atrás nos 20 km Cascais-Lisboa e que desta vez viu a diferença com que eu ia a correr e me deu força. Eu sorria enquanto corria e quando virei à esquerda para entrar na Lisnave, a meta estava a apenas uns metros. Arrepiei-me toda. Vi a Mafalda a tirar fotografias e levantei os braços. Eu sorria.

A Sandra e o Nuno tinham acabado de chegar e a Sandra olhou espantada para mim, calculando que eu tivesse batido o meu recorde. Dirigi-me a eles aos saltinhos toda contente. Quem me visse pensaria que eu tinha ganho alguma coisa. E ganhei. Felicidade.

O meu novo recorde pessoal numa meia-maratona passa a ser 2h02m16s. E dá-me muito mais gozo por ter sido numa prova tão diversificada e dura como esta. As 2h06m30s da Meia de Lisboa há pouco mais de 1 mês já eram! =)

Para primeira prova tenho que elogiar a organização da Meia Maratona de Almada. Animação, abastecimentos mais que suficientes, percurso variado e muito interessante, percurso bem assinalado e com segurança. 5*. Estão de parabéns.

Porque é que eu adorei esta prova?
Porque não falhou nada. Correu tudo bem e sem falhas, pelo menos que eu tenha dado conta.
E o percurso foi o melhor de tudo, variado e o oposto das Meias da 25 de Abril e da Vasco da Gama. Não eram cá rectas longas e monótonas. Era um constante sobe e desce, um constante agora viramos à esquerda, agora viramos à direita. E foi isto que eu gostei. Assim sim! Para o ano quero repetir a dose.

A próxima prova será já no dia 1, a Corrida do 1º de Maio, mas é para fazer nas calmas e no convívio.
Segue-se a 12 de Maio, a Meia de Setúbal. Pelo que oiço dizer e pelo que tenho lido, é o completo oposto da Meia de Almada, ou seja, é uma prova monótona até dizer chega, por isso é muitíssimo pouco provável que faça um grande tempo nessa prova. O mais provável é estar calor e a juntar às rectas...Não estou preocupada em bater novamente o meu recorde. Estou tão contente com este e gostei tanto desta prova que é mais que justo mantê-lo aqui durante algum tempo. Agora é relaxar.

Uma curiosidade e que vou recordar com carinho é que a partir da faculdade fui sempre mais ou menos a par com outro atleta. Não foi nada intencional, mas simplesmente aconteceu porque íamos mais ou menos à mesma velocidade. Ora ele me ultrapassava, ora eu o ultrapassava, a certa altura eu ultrapassei-o e a partir daí mantive-me sempre ligeiramente à frente dele. Acabei por chegar uns segundos antes dele e quando ele chegou veio-me cumprimentar. Muito simpático e um exemplo de desportivismo.

É só sorrisos no final da prova.