segunda-feira, 22 de abril de 2013

20 km Cascais-Lisboa

Definitivamente eu e o calor não fomos feitos um para o outro. 
Mas vamos ver quem se fica a rir no final.

Se a última vez que fiz uma prova de 20 km foi simplesmente a perfeição, senti-me a voar nos últimos 11km e consegui fazer abaixo de 2h, nesta prova de 20 km foi precisamente o oposto, os últimos 8 km, sensivelmente, foram um sacrifício. E porquê? Culpa minha. É nestas alturas que costumo ouvir esta música (o nome da música diz tudo).

Esta prova é conhecida pelas estafetas, mas como não consegui arranjar meninas suficientes, acabei por me inscrever para os 20 km em linha, o que até é uma distância mais do meu agrado (estou a tentar esquecer-me da prova de ontem). Aqueci com a Sandra e passados uns minutos estávamos junto à Partida. 
Antes de dado o sinal de partida foi feito um minuto de silêncio pelas vítimas do atentado na Maratona de Boston, um belo gesto por parte da Xistarca.
Eu e a Sandra começámos devagarinho, mesmo devagarinho, e mesmo assim as canelas deram o seu olá, mas foi só um olá seguido de um adeus. Fomos nas calmas a desfrutar do dia e da paisagem. Com uma constante vista para o mar que nos alegrava a vista. Chegadas ao km 5 encontrámos o Carlos, membro dos 4 ao km, que já tinha acabado a sua estafeta há um bom bocado e aproveitou para nos acompanhar. Algures pelo km 8 acelerámos um bocadinho, mas não durou muito e seguimos novamente nas calmas. O meu pai estava perto do km 10 que ficava em Santo Amaro e filmou-nos a passar. Já se viam umas quantas pessoas na praia e o dia estava a aquecer. Algures pelo km 11 senti que ia bem e resolvi tentar esticar um bocado, mas só durou cerca de 1 km. A partir daqui comecei a ficar para trás e grande parte do tempo fui a "arrastar-me". Não sei bem como mas ainda me aguentei na subida da Cruz Quebrada. Lentamente mas aguentei-me. Já ia desejosa do 3ºabastecimento, sentia a boca seca o que não é bom sinal, precisava mesmo de água. Mas as subidas são para mim um desafio e inexplicavelmente pareço sentir novas forças e aguento-me até ao cimo da colina. Pior parecem ser as rectas intermináveis. Mas já lá vamos. 
Pouco depois da subida a Sandra e o Carlos seguiram e eu fui ficando para trás. O abastecimento chegou e eu disse "muito obrigada". Lá bebi mais água, lá molhei a cabeça. Mas num instante a água foi-se e passado um bocado já eu ia com sede outra vez. Fui-me aguentando determinada a chegar ao final. Foram uns kms intermináveis. Aqueles 5 km finais simplesmente nunca mais acabavam e à velocidade que eu ia nesta altura então é que nunca mais chegavam mesmo. Ia numa luta mental a aguentar-me, mas a certa altura a Isa racional ganhou a batalha e andei um bocado. Senti que ia a abusar e não vale a pena forçar as coisas quando simplesmente não dá. Isto não foi pernas, nem sequer dores nas canelas, foi fadiga por falta de reposição de energia. Porque raio não levei uns géis ou outra coisa para durante a prova? Ah, mas não volta a acontecer!
Quando parei de correr e comecei a andar (cerca do km 17 ou 18, numa recta...) senti até umas ligeiras tonturas e na altura pensei que não devia ter parado. Mas foram só 2 ou 3 segundos e continuei sempre e andar até sentir que tinha "recuperado". Passado talvez 1 minuto talvez só uns segundos, sinceramente não sei, recomecei a correr. Isto após algumas pessoas terem passado por mim a darem-me força e um senhor muito simpático me ter dito "Vá força, venha devagarinho". Lá senti que estava um bocadinho melhor e lá recomecei a correr muito devagarinho. Mas aqueles 2 km finais novamente me pareciam intermináveis. Eu pensava "Quero a meta!", "Quero água!" e ambas nunca mais chegavam. No último km o João Cravo juntou-se a mim. Obrigada pela companhia João. Finalmente já viamos a Meta, o João Lima juntou-se a nós uns metros e o Nuno tirou-nos esta fotografia. Vejam se conseguem perceber o que eu estou a fazer (para além de estar a correr...) e que ilustra bem o estado de espírito em que eu ia.
João Cravo, eu e João Lima.
Sim, eu deitei a língua de fora para a fotografia,
porque sorrir nem me passava pela cabeça...
Cortei a meta com 2h06m, o que nem é um mau tempo, mas preferia ter demorado mais tempo, mas ao menos ter corrido bem, ter-me sentido bem. 

Foi assim que cortei a Meta:
A garrafa que levo na mão há muito que ficou sem água.
Muito, mas muito obrigada pela garrafa que viria a seguir.
Antes de falar sobre o ponto alto deste dia, porque felizmente esta prova foi salva pelos "4 mosqueteiros" :), vou só fazer algumas considerações sobre a minha prova. E por favor dêem-me na cabeça que é para eu não voltar a cometer os mesmo erros.

Primeiro que tudo, e dúvidas houvessem, eu não me dou bem com o calor. Eu e o calor não somos amigos. Eu quero fazer as pazes com ele, mas tem de ser aos poucos, tenho de aos poucos me ir ambientando ao calor. Para provas com mais de 10 km terei sempre de levar geis ou outra coisa qualquer, mas os geis são mais práticos. Mesmo que não os use, se me sentir muito bem e não me sentir como me senti ontem, pelo menos vão comigo. Mas vale prevenir...
Segundo, molhar a cabeça! Oh Isa, minha grande choné, lá porque levas boné não quer dizer que não refresques a cabeça! Só me lembrei de tirar o boné para molhar a cabeça no km 15...

De resto penso que não fiz mais nada de errado, mas eu tenho de me lembrar de como eu sou e de como reajo ao calor e de facto não basta só água, eu tenho de repor os sais perdidos na transpiração e ontem "escapou-me".

Agora, eu sou uma pessoa que não desiste facilmente, mas também sou uma pessoa que de vez em quando gosta de usar a cabeça. Correr sim! Mas sem abusos! Se o corpo me avisou que eu estava a abusar eu lá o ouvi e lá andei um pouco para recuperar. A saúde vem primeiro! 

Vamos ao GRANDE MOMENTO de ontem.
Quando cheguei já tinham afixado as classificações e o João começou a espalhar a palavra que lhe parecia que a equipa masculina dos 4 ao km iria subir ao pódio em segundo lugar! Disseram-me que tinham feito menos de 1h30, que era um objectivo que eles tinham, e só por isso dei-lhes logo os parabéns. Mas estávamos todos felizes, mas algo cautelosos. Acho que eles só acreditavam quando subissem ao pódio.
Quando chamaram o nome dos "4 ao km" para subirem ao pódio no escalão deles, foi a euforia! Batemos muitas palmas e estávamos muito entusiasmados. Muito bom! Grandes atletas, grande equipa! Estiveram mesmo muito bem.
Gil, Carlos, João e Orlando, a GRANDE EQUIPA
Sorrisos que dizem tudo.
Parabéns grandes atletas!
Este momento acabou por salvar a "minha" prova. Esqueci-me de tudo enquanto eles estavam naquele pódio. Eu só sorria, batia palmas e tirava fotografias. 
Os grandes campeões =) comigo e com a Sandra
Fotos do Nuno e da Sandra

25 comentários:

  1. Já várias vezes te disse que a perseverança é um ponto forte que tens e há no texto uma frase que diz tudo.
    Também é nas provas que correm não tão bem como queremos que mais aprendemos e esta corrida vai ser muito proveitosa para ti.
    Quando já dominares bem o calor, não só vais ser a última a rir mas também lhe deitarás a língua de fora e não para a fotografia :)

    Beijinhos e de hoje a uma semana aposto que o teor do texto será bem diferente

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se por acaso o teor do texto for diferente de hoje a uma semana também se deve ao facto de darem 15ºC de máxima...

      Obrigada pela força João. Muito obrigada.

      Beijos e boa semana

      Eliminar
  2. O calor é sempre um grande problema... Essa tontura deve ter sido mais ou menos o que senti o ano passado nas Lezírias e não é nada agradável. Não sei que mais dicas possa dar, para além da hidratação, hidratação!! E eu despejo a água por cima do boné e tudo! Deve ser só fumo a sair ihih :)
    Também ajudava, no Verão, as provas começarem mais cedo, mas temos de nos habituar... E tu tens cabeça para saber as provas em que se pode dar mais e outras não, por isso acabou por não ser assim tão má. Nem em todas as provas podemos terminar a sorrir (mas era bom!), a não ser que seja um sorrisinho amarelo. ;)
    E viva os 4 ao km! :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso, é hidratação sem esquecer os sais.
      Por mim até podiam começar às 7 ou 8 da manhã, mas provavelmente a essa hora seriam meia dúzia de gatos pingados a correr :)

      E viva os 4 ao km :)

      Beijos e bons treinos

      Eliminar
  3. Não fui este ano, mas revi-me em muito do que escreveste. Esta prova, em 2011, foi a única em que estive à beira de desistir... acho que foi uma conjugação de vento + cansaço + o corpo saber que ia ter férias no dia seguinte... para o ano tenho que a fazer para ver se o problema é meu ou da prova, hehe!

    De qualquer das formas, parabéns! Mesmo nas corridas em que não estamos no nosso melhor, consegue-se sempre aprender algo :)

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Talvez a prova não seja das melhores, não pela paisagem que é 5*, mas é um bocado aborrecido, pelo menos no meu ponto de vista, ser sempre em frente. É muita recta para o meu gosto. Mas tenho noção que se esta prova me correu mal, a culpa foi minha. E tens toda a razão quando dizer que nestas corridas se aprende algo. Aprende-se e muito!

      Beijinhos e boas corridas!

      Eliminar
  4. Ola isa

    acabaste de descrever a minha corrida de ontem, passei nos 15 km com 1:21, fiz o 16º km rápido (devido a descida), e dei um estoiro que se deve ter ouvido na outra banda, acabei com o tempo de 1:53, que apesar de não ser um mau tempo, deixou-me frustado pelo facto de ter acabado completamente de rastos e em total sofrimento.
    As razões que identifico são as mesmas que tu indicas, falta de alimentação durante a corrida.

    Não costumo comentar mas como descreveste a minha prova decidi dizer que não foste a única, alias toda a minha equipa sentiu os últimos 5km da prova

    boas corridas

    Vitor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então deste o estoiro mais ou menos onde eu dei...
      Fizeste um bom tempo, mas lá está, é sempre preferível demorarmos mais e sentirmo-nos bem do que fazermos até um tempo razoavelmente bom, mas em sofrimento.

      Há mais corridas e só temos de aprender com os nosso erros e esperar que para a próxima corra melhor.

      Obrigada pelo teu comentário.

      Boas corridas!

      Eliminar
  5. A próxima vai ser melhor, foi importante mais esta experiência. Aos poucos ficas a conhecer melhor o teu corpo quando faz uma meia maratona. Mas tb não gosto de correr com muito calor.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois e no próximo domingo já tenho uma Meia...Mas parece que vai estar mais fresco por isso não deverá ser tão mau como foi esta.
      Seja como for não volto a arriscar e vou ter de levar alguma coisa para durante a prova.
      Beijinhos e boas corridas.

      Eliminar
  6. Da minha curta experiência de correr, há cerca de um ano, aprendi alguns truques para minimizar os efeitos do calor. Sou alentejano, vantagem genética e biológica, estou habituado ao calor. Os truques são, hidratar antes da prova, comer uma boa refeição de massa com mais algum sal do que habitual, aproveitar todas as sombras ao longo da prova, molhar frequentemente a cabeça, cara, pescoço, beber agua obviamente nos abastecimentos, correr em cima dos traços brancos da estrada, levar algum gel ou marmelada (como eu levei nesta prova). Parabéns pela prova terminada que isso é que interessa! Os resultados irão aparecer! Bons treinos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Sílvio.
      De tudo o que referes só não era possível aproveitar as sombras, porque basicamente não haviam. O percurso é sempre junto ao mar, pela Marginal e é sempre ao sol...

      Os meus erros foram mesmo não ter molhado mais vezes a cabeça e não ter levado nada para comer durante a prova. Mas estamos cá para aprender com os erros.

      Beijinhos e boas corridas

      Eliminar
  7. Olá Isa, se há alguém que sofre da muita "sede", esse sou eu. Até no inverno, com chuva e frio, lá ando eu com a àgua ou isotónico atrás de mim. Eu habituei-me a correr com uma garrafa (minimo meio litro) na mão, tanto em treinos como nas provas. Em treinos longos é de camelback de 2 litros (antes sobrar do que passar pela tortura de ter sede). Antes das provas hidrato-me sempre bem (sem exagerar)- tenho uma garrafa comigo até à partida. Normalmente aproveito todos os abastecimentos mesmo os primeiros quando ainda não tenho sede...bebo e levo uma garrafa cheia comigo até ao próximo abastecimento (dá para ir bebendo uns golinhos e molhar a testa, o pescoço e refrescar-me)...just in case. E um gel ou barra no bolso tb não pesam nada....se não precisares (que é o que me acontece a maior parte das vezes) não tomas, mas se precisares como era o caso, estão sempre à mão e são uma bela ajuda.
    Bela aprendizagem esta prova, hein?
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo isso, foi uma bela aprendizagem.
      Obrigada pelos conselhos.
      Beijinhos e bons treinos para a Geira Romana :)

      Eliminar
  8. Há dias assim, nem sempre corre como queremos.
    Também sobro muito com o calor, felizmente só me batei forte por volta dos 18,5 kms.
    Certamente correrá melhor na próxima vez.
    Bons treinos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é aprender com os erros e tentar não voltar a cometê-los para que da próxima me corra melhor.
      Beijinhos e bons treinos

      Eliminar
  9. Ao ler o teu texto, lembrei-me da minha 1/2 maratona. Tudo tão parecido. E como já te disseram aqui nos comentários, ainda vais agradecer ter tido esta prova, porque servirá de aprendizagem para o futuro e é isso que nos faz evoluir. Beijinhos e vais ver que quinta tudo será diferente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens toda a razão Tigas.
      Beijinhos e boas corridas.

      Eliminar
  10. Olá, Não há que desanimar, tudo faz parte do processo de aprendizagem, julgo eu, que ando nisto das corridas apenas há pouco mais de um ano. Só de pensar na falta de água fico em pânico, e levo sempre qualquer coisa para comer, tipo cubos de marmeladada da Decathlon, que ajuda sobretudo no campo psicológico por sabermos que levamos algo de reserva! Para a próxima vai correr melhor!
    Boas corridas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida. Estas coisas só nos fazem crescer e dão-nos mais força.
      Obrigada pela força :)
      Beijinhos e boas corridas

      Eliminar
  11. O calor foi sem duvida chato, especialmente na parte final. Também não me costumo dar bem com temperaturas altas e distâncias grandes mas felizmente desta vez correu bem.

    Temos de ir habituando o corpo a correr com este tempo, até porque não há grande alternativa, as provas começam todas por volta das 10h.

    Já agora por curiosidade e a propósito de correr com calor, estou a ler o Ultramarathon Man do Dean Karnazes e ele participou nesta prova: http://en.wikipedia.org/wiki/Badwater_Ultramarathon

    Dá uma vista de olhos ;)

    Beijinhos
    João

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão João. Temos mesmo de ir habituando o corpo ao calor, é o que eu vou fazer.
      Nunca li esse livro, mas já li 2 dele e já tinha lido sobre a UM de Badwater e é impressionante correr com aquelas temperaturas. Eu acho mesmo uma coisa de "doidos". Parece-me algo demasiado extremo mas, lá está, se uma pessoa tomar as devidas precauções e se aclimatizar bem ao calor, tudo é possível. Pelo menos para o Dean.

      Beijinhos e boas corridas.

      Eliminar
  12. Amiga, apesar do nosso sofrimento enorme que me fez terminar a dizer "não quero fazer a meia de Almada!", a prova foi engraçada... Ora ias para a frente, ora ia eu...

    Na ponta final o Carlos olhou para trás na expectativa de te ver a passar de novo e diz "a Isa está cansada" e eu também andei naquela recta interminável nos últimos 5 kms... Estava ainda mais calor devido as horas e devido ao próprio local...

    Mas acabou por ser engraçado o esforço e o cansaço de ambas... que iríamos passando uma a outra :)

    Beijinhos e que venha a próxima :)

    ResponderEliminar