domingo, 3 de março de 2013

Hoje corri uma meia-maratona...e ainda mais um pouco =)

Quando ontem escrevi que hoje tinha um treino longo, a ideia inicial já era a de bater o meu recorde de distância e talvez mais um bocadinho, mas não ia estar a escrever isso não fosse dar-se o caso de eu não conseguir atingir este objectivo. 
Se a semana não foi recheada de treinos também não foi só devido ao "trabalho", mas também porque eu não queria estar a abusar sabendo o treino que tinha programado para hoje.

Não fui correr sozinha, tive companhia :)
Sandra, João, Lúcia e eu
Para além deste grupo, a Rute ainda se juntou a nós por volta do km 5.
O treino começou no Estádio 1º de Maio e tinha como objectivo seguir o percurso da Maratona de Lisboa (em parte, claro que não fizemos 42 km). 

O percurso completo foi o seguinte: Partida do 1º de Maio - Av. Roma - Areeiro - Av.Roma - Campo Grande - Telheiras - Luz - Benfica - recta interminável da Corrida S.Domingos de Benfica 2013 - Sete Rios - Av. José Malhoa - El Corte Inglés - Marquês de Pombal - Av. Liberdade - Terreiro do Paço (aqui em vez de virarmos para o Cais do Sodré, virámos para trás em direcção ao Martim Moniz, já com o objectivo de tentar terminar com x km) - Martim Moniz - subida interminável da Almirante Reis - Alameda (FIM)

Quantos km's deu isto? Mais do que uma meia-maratona, que até hoje era a distância máxima que eu tinha corrido. Até hoje :)

Comecei o treino bem. Fomos os quatro animados na conversa e nem dávamos pelos km's a passarem. Ao km 10 tinhamos abastecimento. Sim, que este treino foi muito bem organizado pela equipa João e Mafalda Lima. A Mafalda foi espectacular, dando-nos abastecimentos aos 10, 15 e último km. 

Muito obrigada Mafalda! =)

Aproveitei ainda para experimentar pela primeira vez geis. Por volta do km 10 e 15. Do primeiro não gostei tanto, pois achei demasiado doce (e olhem que eu gosto de doces...se gosto!), do segundo já gostei mais. Se fizeram diferença? Sinceramente não sei, pois nunca tinha corrido tanto, por isso não tenho termo de comparação. Seja como for, mal não fazem e sempre repõem alguns minerais perdidos e dão alguma energia. Eu prefiro uns frutos secos ou cubinhos de marmelada, mas reconheço que para provas mais longas os geis possam ser mais eficientes e mais práticos.

Mas continuando com o treino, aliás voltando um pouco atrás, ao km 5 juntou-se a nós a Rute, continuámos todos na converseta até ao km 10 onde tivemos abastecimento graças à Mafalda. Seguimos felizes e contentes por caminhos bem conhecidos por mim, pois estávamos em Benfica e depois chegámos a Sete Rios, pouco depois tomei o 2º gel. Continuámos ao nosso ritmo, por vezes um pouco mais depressa, por vezes um pouco mais lentos, até que chegámos à Av. da Liberdade, já com cerca de 17 km em cima. Eu ia bem e penso que todos iam, pois ninguém deu qualquer sinal de fraqueza. Descemos por ali abaixo até chegarmos ao Terreiro do Paço onde novamente estava a Mafalda com mais água para nós. 
O pior vinha a seguir, a subida interminável da Almirante Reis, mas por esta altura já estávamos quase a chegar aos 21 km e nada nos demoveria de batermos os nossos recordes de distância. Um senhor de 70 anos! juntou-se a nós durante algum tempo. Quando tiver 70 anos espero ainda correr assim. Espectáculo. 
Por esta altura perguntei ao João se já tinhamos feita uma "meia" e ele disse que sim! Eu e a Lúcia estávamos a bater o nosso recorde de distância! Pouco depois a Sandra faria o mesmo!
Mas agora a subida...já aqui disse e continuo a dizer. Estou a apaixonar-me pelas subidas, mas não por aquelas que nunca mais acabam. Prefiro mesmo mais inclinação, mas menos distância a subir. E a Almirante Reis é apenas ligeiramente inclinada mas simplesmente nunca mais acaba. Mas o objectivo a que nos tinhamos proposto eram x km e estávamos tão perto que não iriamos desistir. O João acabou por parar, mas porque estava adoentado, se não teria corrido mais. Estamos a falar de um maratonista! =)
Eu comecei a ficar ligeiramente para trás, mas as restantes meninas aguentaram-se bem. Mas como eu tinha metido na cabeça que iria fazer os x km, não iria parar. Podia ir bem devagar, mas não ia parar. E assim foi. Sempre com as meninas no meu raio de visão fui avançando na esperança que a Alameda não estivesse longe. 

Se ao menos houvesse uma descida para recuperar, depois podia voltar a subir outra vez com mais garra, mas não havia descidas nenhumas e tive que me arrastar até à Alameda. Mas consegui! Corri 24 km =) em 2h40m. Recorde pessoal de tempo de corrida e distância. A Sandra e a Lúcia também estão de parabéns pois também bateram estes mesmos recordes. Só foi pena a Rute ter-se juntado a nós mais tarde. Não duvido que teria feito os 24 km.

Pouco depois chegou o João que ficou muito feliz por nós. A Mafalda juntou-se a nós e tirámos todos umas fotos.
Alameda! Conseguimos!

Toda a equipa
Fiquei um bocado partida. Amanhã com certeza que continuarei com algumas dores, mas correr 24 km sempre com boa companhia vale bem a pena! E a sensação de batermos o nosso recorde pessoal de distância é fabulosa. 

Obrigada João, Lúcia, Mafalda, Rute e Sandra pela óptima manhã passada!

p.s. Depois de acabarmos ainda soubemos que a Sara Moreira tinha ganho medalha de ouro no Europeu de Pista Coberta em Gotemburgo. Muitos parabéns Sara! 

27 comentários:

  1. Mais uma vez te dou os parabéns, a ti e a todas que foram espectaculares e um grande orgulho!
    É um prazer poder correr com atletas assim e fiquei muito mais mesmo muito feliz!

    E também mais uma vez se prova que desconhecemos os nossos limites, limites que são mais ideias preconcebidas. Porque quando a mente quer, o resto acompanha!

    E brevemente irás aumentar esse record, e aumentar até inverter o número de hoje. Que dará quanto? :)

    Beijinhos e, nunca é demais repetir, PARABÉNS!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada João.
      Tu e os números...brevemente quero aumentar esse record, mas até aos 42 ainda faltam muitos km's nas pernas. Mas sim, já esteve mais longe.
      Beijinhos e as melhoras rápidas.

      Eliminar
  2. Grande treino!!!
    O tempo da próxima meia maratona vai baixar bastante e parece que uma maratona começa a estar no horizonte.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se tudo correr bem espero baixar consideravelmente o tempo à Meia. Uma maratona está no horizonte, mas por enquanto ainda está num horizonte um pouco longínquo.
      Beijinhos e uma boa semana.

      Eliminar
  3. Muitos parabéns, grande treino. O trânsito não vos fez confusão?

    A subida da Almirate Reis faz-se melhor quanto mais vezes a fizermos. Na Corrida do 1 de Maio podes fazê-la outra vez :)

    Bjs!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado. Não, corremos quase sempre em passeio. Claro que tivemos de ir bem atentos quando passávamos a estrada, mas digo-te já que a maioria dos condutores foi impecável e parava para nós passarmos.
      Bjs

      Eliminar
    2. Tinha-me esquecido de dizer, que quando vi a vossa primeira foto, me lembrei dos 21km que fiz algures em 2008 começando e acabando no 1º de Maio sem sair do mesmo (21 voltas áquilo). Há malucos para tudo :D

      Eliminar
  4. Parabéns pelo grande recorde! E terminar a subir a Almirante Reis não é fácil!! Por isso sabe melhor. :) Aliás, estão todos de parabéns e obrigada pela companhia!

    Beijinhos e boa semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada. Também tiveste super bem, fizeste a Almirante Reis muito bem.
      Um dia voltamos a repetir, mas com mais km's ;)
      Beijinhos e boa semana também para ti.

      Eliminar
  5. Espectáculo!!!
    Temos aqui umas atletas e pêras, sempre com o maratonista a "marcar o passo". ;)

    Beijos!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. =) Temos é atletas que gostam mesmo de correr e superar desafios.
      Bjs e boas corridas.

      Eliminar
  6. Que bom treino.Voces fazem uma equipa imparável.
    Boa semana!
    Samuel

    ResponderEliminar
  7. Muitos parabéns, para ti e tuas colegas de treino que superaram os seus limites. Grande treino, não só a distância mas tb o tempo de corrida....correr 2h40min não é fácil.
    Beijinhos e bons treinos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada.
      Até se fez bem, até por causa da companhia. O pior foi mesmo acabar com uma subida interminável. Mas fez-se e isso é que é importante.
      Bjs e boa semana.

      Eliminar
  8. Muitos parabéns pelo feito, isso é que foi um treino! =D
    Isto se calhar que dizer que em Outubro, juntas mais 18km à coisa e fazes o pleno? ;)
    Bjs e boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada.
      Não, ainda é cedo. Se fosse em Dezembro, até pensava nisso, mas Outubro é cedo e normalmente ainda está muito calor, coisa que eu detesto.
      Beijinhos

      Eliminar
  9. parabéns a todos , tambem eu estou cada vez amis agostar de longas distancias , apesar de já ser maratonista agora prefiro correr mais km e mais devagar , tira-se outro prazer da corrida.bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Joaquim.
      Concordo consigo, correndo mais km's a uma velocidade mais lenta tira-se muito mais prazer da corrida.
      Bjs e uma boa semana.

      Eliminar
  10. Parabéns! Mais um bocadinho são os 30 e não custa nada.
    Eu é que, garantidamente, nunca mais vou bater o meu recorde de distancia percorrida hhehehehehehehehehehehe.
    Boa semana.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Jorge, mas para os 30 ainda falta um bocadinho. Se bem que já ando a pensar nos 25 ou 26 :)
      Mas tu já tens um recorde de distância de corrida que é qualquer coisa do outro mundo!
      Beijinhos e uma boa semana.

      Eliminar
  11. Muitos parabéns Isa (e restantes companheiros de treino). 24km é obra e ainda mais com uma subida como a Almirante Reis para terminar. Beijinhos e bons treinos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Tigas :)
      Aquela subida não é mesmo nada fácil.
      Beijinhos e bons treinos.

      Eliminar
  12. Lembrar-me eu que uma simples foto levou-me a "conhecer" uma valorosa corredor que dava os primeiros passos e que num puro acaso ficaria registado nesse momento. Vejo hoje que daí para cá a paixão de então deu ligar a ferverosa fã da corrida procurando agora a todo o instante superar-se a si própria. A paixão pela escrita que exibe esse lado de forma simples e modesta revela em si mesmo um valor muito especial, caso raro nos dias que correm, basta ver que muito poucos se dão ao trabalho de revelar aquilo que fazem, não sei se por preguiça ou por qualquer outro receio pois só assim nos poderemos ajudar uns aos outros e dessa forma contribuir para que todos se sintam motivados para darem os primeiros passos, o seu exemplo Isa é de realçar, vai sempre à luta e quer sempre mais, felismente conta com um apoio de peso, o João é sem dúvida um amigo que está sempre disposto e disponível para ajudar e pelo que vejo as amisades no seio da corrida vai-se também alargando, o que se saúda sempre.
    Espero que este ano no 1º de Maio tenha oportunidade de a conhecer pessoalmente, pela sua simpatia e também pela sua simplicidade.Um beijinho do Pára.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade Joaquim.
      Estou a contar ir à Corrida do 1º de Maio, por isso espero que sim, que nesse dia nos possamos conhecer.
      Muito obrigada pelas suas palavras :)
      Beijinhos e boas corridas!

      Eliminar