domingo, 24 de março de 2013

Meia Maratona de Lisboa, a minha 2ª meia-maratona

Há 1 ano atrás eu estava a estrear-me nas corridas na Mini Maratona da ponte 25 de Abril. 7,2 km que para mim já eram muitos quilómetros. Eu tinha dois objectivos, em primeiro lugar queria conseguir correr do inicio ao fim, em segundo queria acabar em menos de 50 minutos. Consegui ambos. Corri sempre e terminei passados 49 minutos e alguns segundos. Cheguei à meta super cansada e completamente partida. No final disse "Para o ano corro a Meia". 
Afinal corri uma Meia cerca de 6 meses depois. Mas o que eu disse há um ano atrás cumpriu-se e este ano corri a Meia Maratona de Lisboa. A minha segunda meia maratona de sempre. Vou só resumir os meus treinos da última semana e o prognóstico que eu tinha para esta prova após esses treinos. Não me chamem maluca, mas efectivamente eu não esperava ter feito a prova que fiz. Já sei que vocês acreditaram todos em mim e bem me disseram durante a semana que apesar dos fracos treinos que eu tinha feito, a Meia iria correr-me bem. 

Muito obrigada por toda a força!

Mas eu não estava muito confiante e durante os primeiros 5 km's da prova pensei mesmo que eu bem tinha razão...mas depois tudo mudou...

Mas vamos lá então contar a semana "absolutamente maravilhosa" que tive de treinos...
Domingo, vocês leram...Terça, vocês leram (ligeiramente melhor, mas só após sei lá quantos minutos de treinos). Sexta, pior outra vez. Meia hora de "andar, correr, andar, correr". E correr foi sempre bem devagar.
A verdade é que senti toda a semana as pernas cansadas e os músculos das pernas meio tensos. Talvez devido à semana um pouco stressante ou à mudança de hábitos de treinos (que agora são quase sempre de manhã bem cedo e num local novo). Mas não vou especular mais. 
Devido a estes treinos eu não me sentia nada confiante. Mas claro que tinha esperança que fosse como os 20km de Cascais :)

Acordei bem cedo e bem cedo já estava junto ao tabuleiro da ponte. Fiz um pequeno aquecimento com o João e senti as pernas relativamente frescas. A esperança cresceu.

Já junto à Partida tempo ainda para alguma converseta e depois chegou a hora.
Começamos a correr. 
Dores nos gémeos.
Continuamos a correr.
Dores nas canelas...
Somos ultrapassados por muita gente.
Eu ia devagar, porque ia com dores nas canelas
O João manteve-se ao meu lado. (Não tenho palavras para te agradecer.)

O João diz que a minha cara dizia tudo... Portanto imaginem uma cara de alguém que vai em sofrimento. Alguém que quer muito terminar a sua segunda meia maratona e de preferência fazer um tempo melhor que o anterior. Mas alguém que está prestes a parar de correr...
Disse-o ao João. Disse que provavelmente ia andar um bocado. Queria só ver se aguentava até aos 5 km a uma velocidade baixa (6 e tal min, talvez 7/km) e quando chegasse ao abastecimento talvez andasse um bocado.
O João bem que me tentou distrair para eu não me concentrar nas dores, mas eu nunca poderia correr uma meia maratona inteira com as dores que tinha. 
MAS....felizmente as dores começaram a abrandar. Minto. Ou melhor, as dores nas canelas de facto abrandaram, mas ao mesmo tempo tive uma dor de burro que "vai lá vai!".
Sendo muito mais experiente que eu, o João disse-me para eu respirar de uma determinada forma que isso aliviava a dor. E de facto passado um bocado a dor desapareceu. E as dores nas canelas também. 
Passei de umas dores que quase me fizeram parar para "nada". Zero dores! 
A partir daqui comecei a sentir-me bem e a correr cada vez melhor. Agora era a nossa vez de ultrapassarmos pessoas. Sem demasiadas pressas porque ainda estava com algum receio que as dores voltassem. Disse ao João que iria fazer como em Cascais. Até onde desse dava, tinha era de aproveitar e deixar-me ir. Enquanto me sentisse bem, não fazia qualquer sentido não aproveitar. Sem grandes abusos claro, mas aproveitar.

Não sei bem em que km, mas a certa altura o João disse-me para eu ir. Puxei por ele. Por um lado queria ficar com ele, porque ele também se manteve ao meu lado no inicio da prova. Mas por outro sei perfeitamente que ele queria que eu desse o meu melhor e me deixasse ir à velocidade a que agora me sentia confortável. Por isso fui.

Pouco antes de eu ter seguido caminho sem o João, conseguimos finalmente chegar ao pé do balão das 2h15m. É para verem bem o quanto para trás nós iamos....Graças a mim....
Acho que foi nesta altura que eu segui sem o João. Eu disse-lhe que iria fazer 2h10m. O balão começou a ficar para trás :)

Fui ultrapassando outros atletas, porque eu de facto sou "do contra" e começo lentamente, mas depois vou acelerando. Hehehe, quem é o último a rir? =P
Mas fora de brincadeiras, não foi tudo um mar de rosas, não fui sempre a acelerar por ali fora. Houve uma altura ou outra que achei que estava a abusar e que assim provavelmente estaria a forçar de mais sem qualquer necessidade. As dores podiam voltar...
Pelo caminho cruzei-me com alguns atletas bloggers cumprimentando-os e incentivando-os como conseguia.  Mas nunca mais chegava ao retorno. Corria, corria e o ponto de retorno só chegou junto ao Aquário Vasco da Gama. Até que enfim!

A partir daqui era sempre em frente e já só faltavam cerca de 3 km. No último km corri com outro atleta numa parceria em que eu acelerava, ele acelerava e assim fomos puxando um pelo outro. Comentou comigo que eu não ia a 4 ao km, disse-lhe que não. Calculámos que deveríamos ir a 5 ao km. Ele disse que este era o km que mais custava, mas depois dos meus primeiros 5 km aquilo parecia-me quase o paraíso. Disse-lhe que era já ali. E era já ali ao virar da esquina. Mas até me apetecia correr mais 1 km ou 2 :)
Fiz 2h06m30s. Menos 26 minutos que a minha primeira Meia, o que me deixou muito satisfeita. Mas ter corrido outra vez dentro do mesmo género de Cascais e das Lezírias é que foi o melhor de tudo.

Agora só desejo que os treinos desta semana corram tão bem ou quase tão bem como a minha segunda meia maratona.

Obrigada João pela força, motivação e companhia! Sem palavras!
Obrigada a todos os amigos atletas, alguns deles bloggers, por me terem dado força antes ou mesmo durante a prova. 
Aprendo imenso com todos vocês, com os vossos conselhos, com as vossas experiências.

Fotografias por Mafalda Lima:


VENHA A TERCEIRA MEIA! (que por acaso já estou inscrita )

26 comentários:

  1. Isa, é sempre um prazer correr a teu lado e ver a tua progressão numa corrida, até ao ponto que dás um esticão e depois o prazer é ver-te serpentear pelo pelotão.
    Tens muito potencial que ainda só descobriste uma muito pequena parte.
    E não tens nada que agradecer. Eu é que tenho e muito pois sem aquele início contigo não teria feito aqui a prova que (finalmente!) fiz.

    Pronto... escusamos de agradecer um ao outro porque fazemos uma excelente equipa! :)

    Beijinhos e venha a Meia de Almada!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então pronto não vou agradecer mais uma vez =P
      Venha a Meia de Almada!!!
      Beijinhos e uma boa semana!

      Eliminar
  2. Parabéns! A mente domina o corpo e não o contrário. Tinhas o corpo a dominar a mente e estava a atrasar-te. A partir do momento em que foi a mente a dominar o corpo foi seguir para bingo! Também sou do género de fazer uma corrida de trás para a frente. Bom tempo e grande melhoria! Bons treinos para a próxima Meia Maratona!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Sílvio!
      Depois quero saber como correu a tua prova :)
      Beijinhos e boa semana.

      Eliminar
  3. Foi uma prova e uma superação de resultados excelentes! MUITOS parabéns!! Estás cada vez mais perto do sub-2h!
    Concordo contigo no ponto de retorno (17km/18km)... nunca mais chegavaaa!! :)

    Beijinhos

    PS: Isso das dores das canelas é que tens de ter atenção, para não piorar (alguém lá no ginásio, entendido, que te possa dar uma dica?).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada e MUITOS PARABÉNS também para ti.

      Talvez, mas já me deram algumas dicas aqui no blogue e hoje o João também lançou as suas suspeitas. Talvez seja devido a um aquecimento deficiente ou à falta de alongamentos. Não é sempre, mas por vezes esqueço-me de alongar no fim. Tenho de ser mais rigorosa com isso.
      Porque de facto as dores acabaram por passar passados alguns km's.

      Beijinhos e boa semana.

      Eliminar
  4. Menos 26 minutos ????? Caramba!
    Que melhoria!
    Não te digo que vais tirar 26 minutos de cada vez que voltes a correr uma meia maratona (hehehehe) mas olha que não tardas a baixar das duas horas e vejo-te com capacidades para chegares, pelo menos, até à 1:45 e talvez até para baixo disso!
    Tens uma enorme margem de progressão pela frente, e toda uma vida como fundista!
    E nem sequer treinas dentro dos melhores parâmetros técnicos. Com a ajuda de um verdadeiro especialista na matéria nem imagino onde podias chegar.
    Toca a voar Isa!
    PARABÉNS!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Jorge.
      Acho que foi a primeira e única vez que tirei ou virei a tirar 26 minutos numa prova. Mas não podemos esquecer que a o anterior tempo foi na minha primeira meia, ainda estava a dar os primeiros passos na distância.
      Mas vou tentar continuar a voar :)
      Beijinhos e uma boa semana.

      Eliminar
  5. Muitos parabéns, sobretudo pela persistência. Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada. Não foram mesmo nada fáceis, aqueles primeiros 5km, mas felizmente acabou por correr tudo pelo melhor.
      Boa semana!

      Eliminar
  6. Muitos parabéns! Estás em forma!

    ResponderEliminar
  7. Grande Isa, cada vez melhor.
    Parabéns pelo tempo, pela prova e pelo "treinador/incentivador/companheiro" que tens.
    E obrigado pela força, numa altura em que já tinha passado o "quando é a viragem?" e já só pensava "quando é que chega a meta?". ;)
    Se não for antes, vemo-nos em Almada.

    Beijos!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E eu digo: GRANDE PEDRO!
      Ainda estava eu bem longe do retorno e tu já estavas quase a chegar à Meta. Fiz logo uns rápidos cálculos mentais e percebi que ias fazer um excelente tempo. Estás em grande forma! E nem parecias ir em grande esforço.
      Beijinhos e uma boa semana!

      Eliminar
  8. Muitos parabéns Isa. Ainda bem que o mau início não prejudicou o resultado final. Agora imagina em Almada sem as dores iniciais. As sub-2h estão mesmo pertinho. Boa recuperação e bons treinos.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Tigas.
      E PARABÉNS! Já correste a tua primeira Meia!
      Beijinhos e boa recuperação.

      Eliminar
  9. Muitos parabéns Isa! A mim infelizmente a prova correu-me ao contrario... fiz um erro de "principiante" e parti "forte" de mais... o que fez com que a minha perna se queixa-se e fizesse uma segunda parte da prova muito má...

    Se continuares assim, vais ver que ainda vai ser na Meia de Almada que baixas das 2horas!! :-)

    Beijinho e boas corridas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acontece Pedro, mas vais ver que para a próxima corre melhor :) Ao ínicio temos sempre de nos controlar um bocado e só mais à frente é que puxamos. Felizmente em ambas as Meias tive uns "padrinhos" 5* que me deram optimos conselhos.
      Não tenho pressa, quando baixar, baixo. Quando tiver de acontecer, acontece.
      Beijinhos e bons treinos!

      Eliminar
  10. Olá Isa.
    Grande marca!!! Tirar 26 minutos ao teu PBT diz bem da tua evolução em tão pouco tempo.
    É verdade, aqueles 2 km até ao retorno foram um tremendo sacrifício.
    Daqui a um mês há mais.

    Beijinhos e bons treinos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também quero saber como correu a tua Meia :)
      Aqueles km até ao retorno foram um bocado aborrecidos, mas para mim sacrifício foram mesmo os primeiros 5km por causa das dores. O resto fez-se bem :)
      Beijinhos e boa semana.

      Eliminar
  11. ...muito bom "relato" :D , gostei de ler !!

    E parabéns...

    ..., acho que te tinha dito que ías bater "no" recorde !!
    ...e não só "acertei" como deste-lhe uma "tareia" brutal !!! ehehehe...
    ...espectáculo Isa :)

    ...e digo-te mais , assim de caras , que não vais ficar por aqui !! ...isso vai baixar de "época" para "época" , não tenhas a menor duvida !! ;)

    bons treinos e boas provas...

    ajbernardo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada e PARABÉNS! Já cusquei o teu blogue e já vi que fizeste um tempo extraordinário. Muitos Parabéns!
      Desde que vá baixando, mas comigo sempre a desfrutar da corrida, é só o que peço.
      Beijinho e boa semana.

      Eliminar
  12. Olá Isa, parabéns pelo tempo conseguido e pela persistência (com a ajuda do João)...eu sabia que ias conseguir, e as pernas não andarem na semana antes era a ansiedade a falar mais alto....já vais em 3 provas em que a partir de alguns kms te soltas e "voas" até ao fim....da próxima, corres 5kms antes da prova, e depois "arrasas" de principio ao fim :D
    Beijinhos e boa recuperação

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada. As pernas não andavam bem, porque nunca andam bem a correr pouco. Só aquecem com alguns kms em cima. Acho que não tenho outro remédio senão fazer sempre treinos mais longos e aguentar o sofrimento dos primeiros kms para chegar aos kms de verdadeiro prazer.

      Vou pensar em adoptar essa estratégia ;)

      Beijinhos e boa semana.

      Eliminar
  13. Olá Isa!!!
    Antes de mais: PARABÉNS!!!
    Sim senhora, a tua evolução está a ser muito boa. Mais 6 meses e estarás a fazer uma meia maratona abaixo das 2h e nas calmas.
    Gostei bastante do relato (como sempre). Tens se calhar treinar antes das prova, fazer um aquecimento de 2-3km e pode ser que depois na prova te surpreendas pela positiva.
    Bons treinos
    Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Lígia!
      Acho que tens razão, tenho de começar a dedicar-me mais ao aquecimento e a um aquecimento ainda "longo", pois as minhas pernas demoram muito a aquecer.
      Beijinhos e bons treinos.

      Eliminar