sábado, 9 de março de 2013

DIA DA MULHER (com 1 dia de atraso)

Já vai atrasado, mas o que conta é a intenção. Ontem não tive mesmo tempo para escrever.
Eu não ligo muito a dias disto e dias daquilo, mas alguns destes dias valem pelo simbolismo. Eu sou pela igualdade de direitos. Não somos piores nem melhores, somos diferentes. Mas deveríamos ter direitos semelhantes, o que infelizmente, e apesar de uma clara melhoria ao longo dos anos, ainda não se verifica em todos os sectores. Para mim o Dia da Mulher é apenas um dia simbólico em que celebramos tudo o que conquistámos ao longo dos anos.

Para mim o dia 8 de Março ficará sempre marcado como o dia em que corri pela primeira vez na minha vida 1h seguida. É verdade. 8 de Março de 2012 foi a primeira vez que corri 1 hora seguida. Portanto, só por isso já é razão para celebrar :) Mas há mais história por trás disto. Apenas uns dias antes de eu ter corrido a minha primeira hora seguida eu vivi alguns dos dias mais tristes da minha vida. O meu avô faleceu, três ou quatro dias depois falecia a Mamucha, uma das cadelas mais especiais que alguma vez conheci. Só para terem uma noção, no canil ao longo dos meus 5 anos de voluntariado, passaram centenas e centenas de cães. A Mamucha está no meu "top3". Não foi nada fácil perder o meu avô e poucos dias depois perder uma cadela que tanto me fez rir e que tão bons momentos me propicionou. Mas dois dias depois, num acto simbólico, corri pela primeira vez 1 hora no Dia da Mulher. Por um homem, o meu avô, e por uma cadela, a Mamucha. E claro, num acto simbólico, por mim que sou mulher. E consegui correr 1 hora! =)
Como podem calcular o meu ânimo para correr não era muito, mas estava determinada e valeu bem a pena. Lembro-me perfeitamente que enquanto corria foi a primeira vez em alguns dias que me senti novamente feliz. E esbocei um sorriso. É este o poder da corrida. É terapêutico! 

8 comentários:

  1. Bonito e sentido artigo.

    Indo por ordem, o Dia Internacional da Mulher tem dois lados. Um, o verdadeiro, a homenagem à luta de todas as mulheres por algo que devia ser tão natural, a igualdade. E essa igualdade é contrariada todos os dias em tantas situações, por quem, na minha opinião, só é superior num aspecto, força bruta. De resto, em tudo o mais, seja inteligência, perspicácia, sensibilidade, e tantos outros, a mulher é, na minha opinião, superior ao homem. Daí, também o receio de muitos homens, além de não compreenderem, porque não querem ou não têm capacidade para tal, a maneira de ser da mulher, que é quem faz girar o mundo.
    O outro lado do Dia da Mulher é o que me irrita. Várias entidades falam nele, dedicam-lhe esse dia, estilo picar mais um ponto na agenda, permitindo-lhes esquecer nos restantes 364.
    Dia da Mulher são, ou deveriam ser, todos os dias!

    Quanto à tua corrida record no ano passado após tais dramas, foi sem dúvida terapêutico.
    Sei bem o que isso é em virtude do que passei no ano passado na altura de intensificar os treinos para a Maratona. Foi difícil ir buscar forças mas foi a melhor coisa que fiz para ultrapassar a partida que a vida me pregou.

    Há uma frase no teu texto que te define bem "estava determinada".
    Esse é um grande ponto forte teu e que te levará muito longe.

    Beijinhos e tudo de bom

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deve ter sido a, ou uma das, corridas mais terapêuticas que já tive.
      Acho que todos nós que corremos sabemos como correr pode aliviar a nossa alma. Deixa-nos mais calmos, mais felizes.
      Beijinhos e até amanhã!

      Eliminar
    2. Faltou-me apenas acrescentar o que evoluíste. Nesse dia, o teu grande feito foi conseguir correr uma hora seguida. Mesmo antes de completar um ano, já correste 24 kms seguidos, já baixaste das 2 horas em 20 kms...
      Que evolução! Lá está, devido à tua enorme determinação!

      Beijinhos :)

      Eliminar
    3. Obrigada pelas tuas palavras :) Já fiquei mais confiante para amanhã ;)
      Beijinho

      Eliminar
  2. Olá Iso, nem mais....a corrida além de todos os outros aspectos positivos, tb é terpêutica....ainda bem que te ajudou a ultrapassar essa fase dificil da tua vida. O João tem toda a razão, já reparas-te quanto evoluíste num ano? Fantástico.
    Beijinhos e bos treinos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há poucas coisas melhores para curar a tristeza.
      Obrigada Carlos.
      Beijinhos e boa semana!

      Eliminar
  3. Olá Isa.
    Ainda bem que não sou de um País em que as mulheres não tem direitos iguais aos homens. Essa situação é inaceitável.
    Mas é verdade que ainda há muita coisa a fazer por cá.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, ainda há algumas coisas a mudar, embora estejamos no bom caminho.
      Beijinhos e uma boa semana!

      Eliminar