domingo, 10 de março de 2013

Corrida das Lezírias, outra vez inspirada

Começando pelo princípio...os treinos desta semana....ou (mais uma vez) a falta deles.
Nesta semana que passou só corri na quarta-feira! O plano era ter ido correr ao Estádio Universitário na sexta-feira, mas fiquei doente. E vocês perguntam: Outra vez??? Exacto, já perceberam que eu sou uma "florzinha de estufa". 
Não sei se estão a ver a ironia disto tudo, voltei a ficar doente em vésperas de uma prova de 15 km!
Só que felizmente desta vez não chegou a ser uma gripe, fiquei-me apenas pela constipação. Por precaução e porque tinha a prova hoje, decidi não ir correr na sexta-feira. Ir correr à chuva constipada não me pareceu uma boa ideia. Se estão a pensar "ah e tal desculpas, não querias era acordar cedo". Bem...eu acordei cedo... Aliás, na terça acordei às 6h45 para ir ao Estádio Universitário fazer o cartão de acesso aos balneários. E na quinta, apesar de constipada, coloquei o despertador para as 6 da manhã do dia seguinte. Só que passei a noite a levantar-me para assoar e a respirar mal, para além disso passei a noite a ouvir a chuva e a trovoada (que até assustava), por isso quando o despertador tocou às 6 levantei-me mas para desligá-lo e voltei para a cama angustiada por não poder ir correr. Angustiada porque a prova era daí a 2 dias e eu não estava a respirar lá muito bem. 

Mas saltando para o dia de hoje :) Good news! Sábado já estava melhor, hoje melhor estou, embora ainda com o nariz um pouco entupido. 
O S.Pedro teve piedade de todos os atletas que se deslocaram a Vila Franca de Xira e durante a prova não caiu uma gota de chuva, chegando mesmo a estar sol e até um pouco de calor.
Antes da prova tempo para um pouco de convívio e as habituais fotografias tiradas pela Mafalda.
João Lima, Lúcia, eu, Eberhard, João Branco
Comecei a prova junto do João Lima e do João Branco. Cedo o João Branco começou a acelerar e perdemo-lo de vista. Ainda corremos um bocadinho com a Ana, mas ela também foi por ali fora e nunca mais a vimos. Eu e o João mantivemo-nos juntos sempre na ordem dos 5 e tal ao km. Passámos a ponte e um pouco à frente virámos para as lezírias propriamente ditas e seguimos por terra batida. Apesar da chuva não havia quase lama nenhuma.
Seguimos naquele ritmo mais ou menos estável, até que chegámos ao ponto de retorno. Aqui eu comecei a sentir-me com  mais força e talvez tenhamos acelerado um pouco, mas a partir do km 8,3 (informações muito precisas, aqui não há aldrabices =P) voltou a dar-me uma "coisa", tal e qual nos 20 km de Cascais. Não sei, não me perguntem, só sei que de repente começo a sentir-me com mais força, as pernas parece que pedem para correr mais e lançam-me por ali fora. Sim "lançam-me", porque parecem ser elas (e no fundo são) que me impelem por ali fora. E portanto eu deixei-me ir. Ainda puxei pelo João, mas ele disse-me para seguir. Eu assim fiz. 
Fui ultrapassando atletas, tal e qual Cascais. A diferença é que desta vez eu acho que se a prova tivesse 20 km eu não teria aguentado aquele ritmo até ao fim. Ainda puxei na esperança de bater recorde aos 10 km, mas já não fui a tempo. Mas como as pernas pediam mais, a gente lá foi. A subida da ponte fez-me perder algum ritmo, o que é natural, mas lá me aguentei. Recuperei depois na descida. Depois vinha uma parte em empedrado, que penso nenhum atleta gostar. Por esta altura, eu quebrei um pouco, mas continuei numa boa (para os meus padrões) velocidade. Algumas pessoas incentivavam-nos e eu acenava em sinal de reconhecimento. E então vi-a! A placa que dizia 15 km (embora ainda não fosse ali a meta). Hora de olhar para o relógio para ver o meu novo tempo aos 15 km. 
Tempo anterior na S.Domingos de Benfica (onde estava doente): 1h40m
Novo tempo: 1h24m45s!
Cheguei à meta (15km e 350m se não estou em erro) com o tempo de 1h26m00s (segundo o meu relógio)

Eu tinha a esperança secreta de fazer 1h28m, mas 1h26m é melhor do que eu sequer sonhei.
Após a prova: João Lima, eu, João Branco, Lúcia, Sandra e Carlos
Grandes companheiros!

Muito, muito satisfeita com este tempo mas, mais importante, estou muito satisfeita por ter voltado a sentir o que senti em Cascais, uma inspiração, uma sensação para a qual não há explicação. É algo de muito bom. Senti-me mesmo bem. 

Próxima prova: Meia da 25 de Abril (a minha segunda Meia)

26 comentários:

  1. Hoje, além do prazer de correr, tive o prazer de ver a maneira fantástica como foste por ali fora, ziguezagueando entre o pelotão. Correndo o risco de me repetir, mas tu tens um potencial que ainda nem te apercebeste e que te levará muito longe! :)

    Beijinhos e uma boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada João.
      As tuas palavras são sempre um incentivo e encorajam-me bastante.
      Obrigada grande atleta!
      Beijinhos e boa semana!

      Eliminar
  2. Parabéns Isa.
    Grande tempo!!!
    Continuas a evoluir a olhos vistos.
    Na meia da ponte vais de certeza fazer outra grande marca.

    Beijinhos e boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Vitor!
      Estou com grandes esperanças em relação à Meia da ponte, mas cada dia é um dia e nunca se sabe como me vou sentir nesse dia.
      Beijinhos e boas corridas.

      Eliminar
  3. "...a Ana, mas ela também foi por ali fora e nunca mais a vimos..." - mais um bocadinho e ainda a voltavas a ver :)

    Fizeste uma excelente prova! Tão boa essa sensação não é? De a partir de um determinado ponto da prova nos sentirmos tão bem que as pernas simplesmente nos levam! Resultado dos treinos que tens feito, que tenho passado por aqui e tenho-te lido :)

    Beijinho e ainda: correr constipada, em minha opinião e com base em experiência, nunca me fez piorar. Dependerá do grau da constipação, mas desde que não haja febre, e se podermos trocar de roupa ou banho imediatamente a seguir à corrida/treino, não creio que faça mal mesmo constipado e correr à chuva, frio, vento etc...



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma sensação mesmo maravilhosa :)
      Já me têm dito o mesmo em relação a correr constipada, mas como eu sou tão "florzinha de estufa" achei melhor prevenir.
      Beijinhos e boas corridas.

      Eliminar
  4. Foi um bom aquecimento até a Meia Maratona! Muito bom tempo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um dia que aguardo ansiosamente que chegue, a minha segunda Meia! =)
      E tu de certeza que vais fazer uma grande estreia!
      Beijinhos e boas corridas.

      Eliminar
  5. Grande Isa. Excelente resultado. Estás sem dúvida a tornar-te uma especialista em grandes distâncias. Parabéns. Beijinhos e completa recuperação da constipação para a 1/2 da ponte.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Tigas.
      Não nego que o que me agrada mesmo são as distâncias mais longas. E quando digo mais longas, estou apenas a falar de distâncias maiores que 10 km.
      Beijinhos e boa recuperação também para ti para arrasares na Meia!

      Eliminar
  6. Bem Isa, tu estás em grande!!!
    Como diz o João, o teu potencial é enorme. Venha a evolução natural e, não tarda, estás a fazer tempos que nem imaginas.

    Beijos!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Pedro.
      Neste momento já estou a fazer tempos/kms que nem imaginava há uns meses atrás, por isso se isto ainda vai melhorar, ESPECTÁCULO! =)
      Beijinhos e boas corridas.

      Eliminar
  7. Parabéns! Estou convencido que num futuro próximo ,vais tirar no mínimo 10 minutos nessa distancia.
    Boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada!
      10 minutos! Quero acreditar que sim, mas isso é muito tempo! Mas com treino e dedicação tudo se consegue. Vamos ver...
      Beijinhos e bons treinos!

      Eliminar
  8. Um foguete chamado Isa na Lezíria Ribatejana! Lindo.
    Essa "coisa" que te dá chama-se segundo folgo! Ainda tenho de ver se consigo encontrar um texto sobre na Spiridon!
    Tu vais longe rapariga!
    Parabéns!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Jorge!
      A ver se pesquiso sobre isso na net (quando tiver mais tempo), mas se encontrares alguma coisa envia sff.
      Beijinhos e bons treinos! =)

      Eliminar
  9. Muitos parabéns Isa...isso é que é evoluir...16 minutos a menos dá mais de 3 kms de vantagem de uam prova para outra...3kms???? Fantástico.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Carlos!
      Da outra vez estava doente, mas seja como for fiz uma bela prova (para os meus padrões), bem melhor do que eu estava à espera. E o melhor de tudo são as sensações vividas.
      Beijinhos e boa preparação para Paris! Que inveja! =P

      Eliminar
  10. Parabéns Isa, foi uma grande marca e uma grande evolução. O João a partir de agora só lá chega a aconselhar e diga-se já será uma grande ajuda. Eu estive lá antes da partida, depois fui fazer o meu treino de trail pelas serras até chegar a casa, gostava de a ter encontrado. Creio que não tarda muito que seja a Maratona a encher o seu sexto sentido, as sensações estão a ser boas. Bj.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Joaquim. Ainda não foi desta que o conheci.
      Um dia vou querer correr uma maratona, mas ainda é cedo.
      Beijinhos e boas corridas!

      Eliminar
  11. Que bom! Assim vais com outra motivação para a Meia! E bateste o recorde dos 15km! ;)
    Esta semana nem sei se vou poder treinar... Espero até ao final da semana compensar! (Obrigada pela sms, já estou melhor).

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fiquei com pena de não teres ido. Ainda bem que já estás melhor.
      Bons treinos e rápidas melhoras!

      Eliminar
  12. wow...isso é que é bater um Recorde Pessoal , eu diria mais (bater "no" recorde pessoal) !! ;) , e adoentada !! :D muitos parabéns , muito bom !!

    gostei muito de ler o teu relato...e é verdade a mim o empedrado deixou-me sem confiança nenhuma, não gosto nada !!


    E não tenho duvidas que na Meia , vais continuar a "evoluir" e a sentir esse "sentir" que não se sabe explicar , mas que nos faz tão bem á alma ! :D

    muitos parabens...

    bons treinos e boas provas ;)

    ajb

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada.
      Adorei a expressão "bater no recorde pessoal" =)
      O empedrado é muito agressivo realmente.
      Bons treinos!

      Eliminar