domingo, 31 de março de 2013

25º Grande Prémio da Páscoa de Constância

Constância - Manuel Sequeira, João Lima e eu.
Foto tirada antes da prova.
Como podem ver estamos todos sorridentes.
A chegar à meta.
Vêem o meu sorriso?....
Exacto...
Antes de descrever aquela que foi provavelmente a minha pior prova até hoje, vou descrever o meu espírito antes da prova.

Primeiro que tudo há que agradecer ao S.Pedro. Depois de uma semana com muita chuva, o dia amanheceu soalheiro. Chegados a Constância ainda tinhamos muito tempo até à partida. Levantámos os dorsais, conversámos, aquecemos. Constância é uma terra lindíssima, e infelizmente foi afectada por inundações. Tivemos mesmo muita sorte com o tempo, embora tenha estado um bocadinho de calor a mais do que estaríamos à espera.

Aqueci e até aqueci bem. Tudo parecia estar bem comigo e ia dar o meu melhor na prova. Tinha até alguma esperança de bater o meu recorde dos 10 km. Desde a Corrida Luzia Dias que isso me está um pouco atravessado. Mas toda a gente me tinha falado no traçado favorável da prova para fazer bons tempos, por isso tinha alguma esperança. Depois da prova de ontem acho que tão depressa nem quero pensar em bater recordes de nada.

Mas vamos então contar como foi a minha prova.

Comecei junto do João, do Nuno e da Sandra. E começamos logo a acelerar. Havia uma subida, a única em toda a prova e agora à distância de 1 dia, penso que posso dizer que se calhar acelerei demais nessa subida. Depois era sempre plano. Segui com o João, mas começou a dar-me dores nas canelas. Em ambas.
O João ia animado e eu não queria desanimá-lo. Mas quando ele me disse alguma coisa, eu não consegui disfarçar (para não falar que já se notava que eu ia a correr um pouco mais devagar) e não hesitei e disse para ele seguir sem mim. O João hesitou um pouco, mas eu disse-lhe para ir. Sei como ele adora esta prova e ainda por cima é uma boa prova para se fazerem bons tempos. Ele foi e desta vez fui eu que o fiquei a ver a serpentear pelo pelotão. Grande João! Continuei a correr, embora cada vez mais devagar. Fui sendo ultrapassada por vários atletas. Ia num "jogo" psicológico, no qual por um lado sabia que deveria andar um bocado para aliviar as dores, por outro não queria fazê-lo, pois isso seria uma derrota.
Nunca antes tinha andado numa prova (excepto na Corrida do Monge, mas essa prova é diferente), não queria começar agora.

Mas as dores não passavam e tive de tomar uma decisão racional e não emocional. Tive de andar.
Como descrever aquele momento em que comecei a andar?
Bem...fui-me um bocado abaixo psicologicamente, estive mesmo à beira das lágrimas. Ainda por cima foi nessa altura que os primeiros atletas começaram a passar por mim já de volta a Constância. Um deles atirou-me um "Força". Estava tão desanimada que nem consegui responder. Se tivesse falado naquela altura, tinha-me ido completamente abaixo e desatado a chorar. Mas aguentei-me. Uns segundos depois outro atleta lançou-me outro "Força". Desta vez fui buscar dentro de mim toda a força que consegui e comecei a correr. As dores não tinham desaparecido completamente, mas agora eram muito ligeiras. Aos poucos comecei a sentir-me bem e comecei a acelerar.
Cruzei-me com o João que já vinha na volta e demos um hi5. Ele perguntou-me como eu ia, eu disse que agora ia bem. E de facto ia. Ia outra vez entusiasmada e agora era eu que ia a ultrapassar vários atletas. Passei pelo retorno e ia bem, ia feliz, ia entusiasmada.

Mas na volta íamos de frente para o sol... O abastecimento chegou ao km 6, mais ou menos a partir daqui comecei a correr mais devagar. Sem dores, mas não me sentia no meu melhor e não forcei. Fui correndo.

Quanto ao percurso só tenho coisas boas a dizer. Vamos sempre junto ao rio, até passámos por uma cascata. Lindíssimo! Só tenho pena que devido ao meu estado, não tenha admirado a paisagem como ela merecia. Mesmo assim a bela paisagem ainda me ajudou.
Os últimos km's não foram nada de especial, já não tinha água e estava desejosa que acabasse a "tortura". Correr assim não é correr. Quando não nos sentimos bem a correr, então para quê corrermos? Mas esforcei-me. O recorde estava já completamente fora do baralho, mas pelo menos queria tentar ainda chegar abaixo da hora.

Consegui. Foram 59m11s. Apesar de já ter feito provas acima da hora, esta foi pior por ter andado, por ter sofrido, por me ter ido abaixo psicologicamente.
A cara com que cheguei à meta diz tudo.

Há dias assim. Depois de ter chegado à meta pus a prova para trás das costas. Era tempo de descontrair.

Fomos à procura do local onde poderíamos tomar banho. Disseram-nos que podíamos tomar banho nos bombeiros. À chegada aos balneários uma senhora avisou-me logo que a água estava fria...Mentalizei-me e meti-me debaixo do chuveiro. A água não estava gelada, mas estava fria. Sobrevivi, mas que custou, lá isso custou.

Depois já era hora do almoço. Tinhamos todos levado comida e combinado fazer um picnic ao pé do Castelo de Almourol. Infelizmente, devido às inundações, as mesas estavam submersas. Após um breve passeio (hihihi) voltámos a Constância. O almoço foi muito agradável, conversámos muito e ouvi histórias muito interessantes.

Excelente companhia.
Obrigada a todos!
Bela almoçarada.
Vêem como o meu sorriso já voltou?
Foi um dia muito bem passado. Graças à excelente companhia praticamente esqueci-me de como a prova me tinha corrido.

Mas mais tarde acabei por concordar que tenho mesmo de ir ver isto das canelas. Já não é a primeira vez que acontece. Não convém facilitar.

Tão depressa não quero pensar em novo recorde aos 10 km. Quando acontecer, aconteceu. Neste momento há coisas mais importantes. Como por exemplo correr bem e feliz e sem dores.

Boa semana caros leitores!

p.s. Fotos por Mafalda Lima (as duas primeiras) e João Lima (a última), excepto a do castelo que fui eu que tirei.

20 comentários:

  1. Não sei o que escrever, Isa. Como sabes, fiquei com dores de consciência e na altura ainda não tinha o filme todo da tua prova como agora.
    O melhor é nem dizer nada pois tu compreendes.

    Quanto a tempos, muitas vezes saem quando menos o esperamos. Quando partimos para eles, muitas vezes é uma prova estragada.

    Beijinhos e uma boa semana para ti

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não fiques João. Acredita que eu queria mesmo que seguisses. Não me sentiria bem comigo mesma sabendo que tinhas ficado para trás por causa de mim. Esta era uma prova que eu queria que tu desses mesmo o teu melhor.
      Eu precisava de passar por tudo aquilo sozinha. A sério, não fiques com dores de consciência, principalmente depois de tudo o que já fizeste por mim.

      E como viste eu adorei o resto do dia. Diverti-me imenso e até me esqueci que tive aquele momento menos bom durante a prova. Foi um bom dia! =)
      Provas há muitas.

      Beijinhos e boa semana!

      Eliminar
  2. Exacto, há provas com tempos piores mas em que não nos sentimos tão mal... Sei bem o que isso é!
    Mesmo assim, para quem teve de parar, fizeste abaixo da hora (acho que já não tornas a passar essa marca!)
    Se calhar era melhor falares com um especialista, para andares a correr sempre com essas dores não vale a pena e até pode piorar qualquer coisa. Faz agora uns treinos mais leves durante uns tempos, para ver como te sentes...

    Beijinhos e parabéns pelo belo dia, é um sítio lindíssimo! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já estou a tratar do assunto, não te preocupes :)
      A ver se fico a 100% pois quero poder correr sem dores estranhas.
      Beijinhos e uma boa semana.

      Eliminar
  3. Não me interpretes mal mas às vezes precisamos destas (más) experiências, fazem-nos descer à terra e perceber que nem sempre corre tudo bem. Por outro lado tens que ser positiva, podia ser uma meia-maratona. ;)
    Brincadeira à parte, não te preocupes, há dias assim. E a próxima será melhor, com certeza!

    Beijos!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que não te interpreto mal Pedro. Concordo totalmente contigo, estas experiências fazem parte e muitas vezes são as mais importantes. Neste caso grande parte do problema foram as canelas, que eu já vou ver o que se passa na semana que vem.
      Beijinhos e uma boa semana!

      Eliminar
  4. Olá afilhada.
    O importante é ver esse problema das canelas quando antes mas por alguém que saiba mesmo do assunto e tenha ligações com a corrida. Se precisares de uma ajuda nesse campo manda-me um mail!

    No restante há provas que correm mesmo mal, e as vezes nunca sabemos porquê, mas é a determinação e o sofrimento que passamos nessas provas que nos trás a motivação e a força para superar os maus momentos na corrida e até na vida!
    Como deves imaginar com todos estes anos que leve de corrida (embora sem nunca ter sido um sujeito de fazer muito provas ao estilo do João Lima!) já me aconteceu acabar algumas, várias, num estado desgraçado e sofrer a bom sofrer para cortar a meta! Faz parte da vida de um corredor mas um pouco depois de ter passado a meta já estamos a pensar na próxima!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá padrinho :)
      O assunto das canelas vai ser tratado já na próxima semana. Já te envio mail.
      E quanto à prova, eu tenho noção de que há provas assim. E passados uns minutos de ter terminado a prova já tinha posto tudo para trás das costas e aproveitei para divertir-me.
      Eu já estou a pensar nas próximas =) mas com calma.
      Beijinhos e boa semana!

      Eliminar
  5. Isto as Corridas tẽm a importãncia que têm. Uma importância muito relativa se a observarmos no meio de tanta coisa que é a nossa Vida. A saúde, o convívio, a amizade... o que é uma prestação menos boa comparada com tudo isso?

    Claro que chatei, nos faz ficar arreliadas, etc e tal, mas há dias assim, podemos estar muito bem mas no dia da prova há qualquer coisa que nos infuencia, fisica ou psicologicamente, e lá se vai a nossa forma e a nossa expectativa por aǵua abaixo.

    Agora...dores nas canelas? Será dos ténis? Gastos? Será de excesso de carga (de treino)?

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão Ana. Houve ali um momento em que me fui um bocado abaixo, mas depois dei a volta por cima. E mais importante e aquilo que irei recordar com muito carinho foi o excelente dia passado numa óptima companhia.

      As dores tenho várias suspeitas, mas nenhuma certeza. Na próxima semana já irei ver isto.

      Beijinhos e uma boa semana.

      Eliminar
  6. Olá Isa, há dias melhores e há dias piores, e desta vez apanhas-te um dia mau, mas mesmo assim tens coisas positivas a retirar...sofreste e aguentaste até ao fim não foi? O mais fácil seria desistir, mas tu não o fizeste, foste forte. Imagina, que mesmo com essas dificuldades todas, a andar durante uma parte do tempo, e chegas abaixo de 1h....há poucos meses sonhavas em baixar a hora. Outra coisa positiva (e nesse aspecto somos parecidos), pouco depois da prova já estava esquecido e toca a divertir, aproveitar a companhia e o dia. Amanhã há mais.
    Agora isso das canelas~é que convém mesmo ver...não desleixes.
    Beijinhos e uma boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi um dia positivo e muito bom, mas com um pequeno período menos bom. O que recordo com alegria foram os bons momentos passados.
      Já vou ver para a semana! =)
      Beijinhos e boa semana.

      Eliminar
  7. Olá Isa.
    Mais importante que o resultado foi o convívio. Apesar de não se gostar de como correu uma prova, o que fica na memória são os bons momentos passados em boa companhia e numa terra linda.
    Como o pessoal já disse, o importante é veres o que se passa com as canelas para numa próxima prova voltares a ter a tal sensação boa.

    Beijinhos e boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens toda a razão Vitor.
      Eu adorei o dia e irei recordá-lo com saudade. Há mais provas.
      Beijinhos e boa semana!

      Eliminar
  8. Tudo isso faz parte do treino e da vida... Percebo a frustação. Recentemente também a senti quando me preparei para fazer a meia maratona de Lx e na véspera fiquei com febre! Fui MESMO às lágrimas...
    Por vezes damos o nosso máximo e depois as coisas não correm como nós queremos, mas a verdade é que só os melhores continuam. Ter bons resultados e continuar qualquer um consegue...
    Mas quando tudo corre mal, quando os treinos nos deixam exaustos, quando as provas são difíceis, quando chove ou tempo não ajuda... Quem não desistir é um verdadeiro herói... Neste caso, heroína!
    Continua! E boas corridas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela força!
      Eu tenho noção que estas experiências até nos tornam mais fortes psicologicamente, mas na momento não pensamos nisso, só pensamos na frustração que é. Mas depois também passou-me rápido :)
      Boas corridas!

      Eliminar
  9. Há sempre uma ou outra prova que acaba por correr mal, não podes é deixar-te ir abaixo, até porque mesmo com as paragens acabaste por não fazer um mau tempo.

    Há mais provas ao longo do ano e vão de certeza correr melhor.

    Beijinhos
    João

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada João.
      Na altura fui-me um bocado abaixo, mas passou-me logo :)
      O que não faltam são provas!
      Beijinhos e boas corridas!

      Eliminar
  10. ...tens que ir com calma , eu também tenho esse problema quando não faço nenhum aquecimento antes !! ...mas isto sou eu, que já me dói tudo... , dos calcanhares ao pescoço ;)

    ...se continuares com as dores , mais vale parares e veres bem isso !!

    uiiii, o Castelo de Almourol , aos anos que não vou para esses lados !!
    ...nem sabia que se corria por aí , ehehehhe...ou melhor sabia do Trail e provas de BTT , mas provas de estrada não sabia !! :)

    ...e mesmo assim , depois de uma corrida dessas , com "cara-bonita-sem-sorriso" ;) , dizes que foi um "dia muito bem passado" !! , ...vês ??? é isso mesmo que conta !!


    ...as melhoras da "lesão" e bons treinos e provas !!

    ajbernardo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas eu fiz aquecimento e não foi pouco! Até fiz um aquecimento mais longo do que costumo fazer já para ver se evitava estas dores e afinal...

      Na segunda já vou ver isto das canelas :)

      Cara bonita sem sorriso? Deves estar a ver mal. Ou então é porque a foto está pequena e não dá bem para ver a cara de desapontamento que eu tinha. O que vale é que o resto do dia foi óptimo e diverti-me imenso.

      Obrigada e bons treinos!
      Beijinhos

      Eliminar