terça-feira, 23 de agosto de 2016

Corrida de Belém + Corrida do Oriente, uma bem dura, a outra com quase recorde

Corrida de Belém 29.05.2016

Duas semanas depois do UTSM fomos até ao Estádio do Restelo para participar na bem dura Corrida de Belém.
Foi bom rever os companheiros de corrida e sentir o verdadeiro espírito da corrida, a amizade e camaradagem. 
Vi amigos a correrem felizes, vi pessoas a terminarem de braços no ar e até um pedido de casamento vi. 

Não estávamos à espera mas também tivemos amigos e conhecidos a vir ter conosco a dar-nos força e os parabéns pelo UTSM. Recordo com particular emoção como a Mónica e o Quarenta, da equipa "irmã" Açoreana, nos transmitiram carinho, em particular a Mónica que foi uma querida e me deu um sentido abraço. Assim como o amigo Sequeira, da revista Atletismo, nos veio também dar um forte abraço. Obrigada amigos.


Os 4 ao km presentes: nós, João, Joana e Eberhard.
A aquecer na pista.

É interessante partir de uma pista num estádio, e neste caso no estádio onde o meu pai chegou a praticar atletismo quando era mais jovem. Nem de propósito, estamos nós a alinhar para a partida quando vejo o meu pai nas bancadas a acenar :)

É dada a partida e aí vamos nós nas calmas. Esta era para tentar desfrutar, sabíamos ter algum sobe e desce e era a primeira prova pós São Mamede.

Logo à saída do estádio.
Foto tirada pelo meu pai.

Uma coisa que gostei de ver foi um atleta com uma sweat do MIUT (Madeira Island Ultra Trail) a bater palmas e a apoiar todos os atletas. É bonito ver que ainda há malta do trail (e neste caso um trail da "pesada") que não sucumbiu à moda do "o trail é que é bom e a estrada é uma m****". Todos praticamos desporto e ambas as modalidades têm prós e contras, o importante é que sejamos felizes a fazer aquilo que gostamos.

Não tardou muito a estarmos a fazer a primeira subida bem puxadita. Mas tudo o que sobe desce, por isso foi acelerar por ali abaixo até ao Mosteiro dos Jerónimos. Nesta descida havia um radar que dizia a velocidade dos carros e foi super engraçado ver a maquineta a dar a velocidade dos atletas que neste caso variava entre os 10-11 km/h :)

Depois era zona plana, sempre junto ao rio, o retorno segundo me recordo já foi feito depois do Museu da Electricidade e foi precisamente no retorno que numa daquelas passagens aéreas para peões vimos várias pessoas a segurar num grande pano com um pedido de casamento dirigido a alguma atleta que ainda vinha para trás de nós.

A passar junto ao meu pai com o Padrão dos Descobrimentos atrás.

Depois de passarmos junto ao CCB e ao Planetário tínhamos uma surpresa. Provavelmente a pior subida que já fizemos em prova de estrada. Aliás, não me consigo lembrar de ter feito uma prova de 10 km tão dura como esta. Primeiro a subida começava pouco inclinada, era apenas longa, bem longa. Mas no final da subida aquilo inclinava de tal maneira que uns quantos atletas iam a andar, nós lá nos aguentámos pois já íamos a pensar apenas em terminar abaixo da hora mas foi bem duro.
Ao meu lado uma senhora de aspecto bastante respeitável soltou um grande palavrão :)

Após a subida já só faltavam umas centenas de metros, percorrer a pista do estádio e chegar à meta. Foram 59m15s, o que consideramos bom tendo em conta a dureza desta corrida.

Na semana seguinte havia mais...

Corrida do Oriente 05.06.2016

Esta foi a 1ª corrida de 10 km que fiz quando comecei a correr, por isso será sempre especial para mim e sempre que possa irei voltar. 
Este ano queria fazer um bom tempo mas não acordei nos meus dias, sentia-me um pouco mal disposta e ainda por cima já chegámos à prova bastante em cima da partida.
Mas depois começámos a correr...com o Vitor a puxar e eu a sentir-me progressivamente melhor fomos acelerando e melhorando ao longo da corrida.



Sentia as pernas bem soltas e a quererem mais e comecei a pensar que se calhar devia ter-me mentalizado desde inicio para tentar bater o meu recorde. Assim, já fui tarde. Mesmo assim, e visto que o objectivo inicial era apenas dar o nosso melhor e fazer um bom tempo, continuámos a puxar.
Já nas últimas centenas de metros ainda tive alguma esperança mas já não dava. O recorde ficou ali tão perto mas por um lado ainda bem que não o batemos pois a prova tinha uns 100/200 m a menos.
Tempo de chip: 53m33s. O meu 3º melhor tempo de sempre num total de 29 provas com 10 km! Nada mau :)





Foi mais uma manhã bem passada neste maravilhoso mundo das corridas.

E assim no espaço de uns dias despachei a escrita de 2 artigos e 3 provas. Já "só" faltam mais 5 provas para ter isto em dia... =P

4 comentários:

  1. Foi muito bom voltar à estrada, depois do que se passou no UTSM!
    Deu para encontrar alguns amigos do mundo das corridas e para correr um pouco mais rápido do que é costume:)
    Bem vamos precisar de acelerar, tendo em conta o que aí vem;)
    Aos poucos, tens o estaminé em dia:)

    Beijos gigantes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É sempre bom acelerar e nos próximos meses ainda vamos acelerar mais ;)
      Quando deres conta já o estaminé está em dia.
      Beijos gigantes

      Eliminar
  2. Recordação para a posteridade de duas ricas provas, sempre com excelente ambiente como referes e bem, e onde estiveram em muito bom plano.
    Se o tempo do Oriente é o teu 3º melhor, grande destaque também para a marca de Belém pois foi realizada num percurso tão duro e apenas duas semanas após os 100 do UTSM!!!

    Beijinhos e venham os próximos relatos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, não foi fácil fazer aqueles 10 km após duas semanas do UTSM mas foi bom rever tantos amigos :)
      Beijinhos
      p.s. agora quero ver se consigo colocar esta "casa" em ordem :)

      Eliminar