domingo, 28 de agosto de 2016

Clássica do Atletismo Cabo Espichel-Cotovia, 15 km com muito calor

19.06.2016

Andava já à algum tempo à procura de uma prova com 15 km para tentar bater o meu recorde a esta distância. É o meu recorde mais antigo. Praticamente desde que comecei a correr que se mantém o mesmo. Também é verdade que tenho quase tantas maratonas como provas de 15 km, ou seja, são raras quando comparadas com provas de 10 km ou com meias.

Portanto, havia uma prova de 15 km entre o Cabo Espichel e a Cotovia. Era de aproveitar!
Não contávamos era com tanto calor...

Chegados à Cotovia no dia da prova fomos logo levantar os dorsais. Esta é daquelas provas mais "familiares". Gosto deste género de provas.
Depois apanhámos uns autocarros que nos levaram até à partida no Cabo Espichel.





Ainda era cedo e o nosso autocarro foi o 1º a chegar ao Cabo Espichel. Aproveitámos para dar uma volta e ver as belas vistas. Entretanto vimos algumas caras conhecidas e encontrámos o Catita que nos disse que a prova ainda tinha umas subidas jeitosas, principalmente nos 1ºs km's.
Se antes tínhamos pensado em tentar bater o meu recorde, agora com o calor que se fazia sentir e sabendo que a prova não era nada plana, tentámos pôr essa ideia de lado mas mesmo assim eu queria tentar. Tentar dar o nosso melhor e logo se via...

Está bem está...depois de dada a partida começámos logo ligeiramente a subir... e continuámos com umas quantas subidas...não eram subidas a pique mas era praticamente sempre ligeiramente a subir, o suficiente para se perder pedalada. Estava muito calor, precisava de chegar ao abastecimento rápido!
Mas chegados à zona do abastecimento, a desilusão! Os voluntários já arrumavam as coisas e informaram-nos que a água tinha acabado. Ficámos chateados e um pouco aflitos. Estava mesmo muito calor! Sentia a garganta e os lábios bastante secos, procurei em volta por garrafas que ainda pudessem ter água, mas estavam todas vazias.
Entretanto o Catita apanhou-nos e acabou por seguir conosco até à meta. 

Só por volta do km 8 ou 9 é que o Vitor teve uma ideia (graças aos céus que tenho um homem desenrascado!), desviou-se um pouco da estrada e perguntou a um senhor que estava no quintal de uma casa se ele tinha água. A família, vendo-nos tão aflitos, foi logo buscar uma mangueira onde aproveitámos também para nos refrescar e ainda nos deram uma garrafa de água! Excelente! Agradecemos imenso aos senhores e seguimos caminho já mais hidratados. 
Um pouco à frente aparece um carro em sentido contrário e com uma senhora a distribuir água pelos atletas. Calculamos que fosse da organização, provavelmente no abastecimento informaram que tinham ficado sem águas e vieram em nosso auxílio. Mesmo assim é algo que nunca pode falhar! Água num dia de tanto calor não pode mesmo falhar!

Seguimos caminho com o amigo Catita, o ritmo era normal, à muito que tínhamos esquecido recordes.
Felizmente ainda tivemos direito a um abastecimento antes da meta e depois foi aguentar até ao fim só para terminar.

Quase a chegar à meta liderados pelo bem disposto Catita.

Os 3 companheiros a cortar a meta.

Acabámos com 1h33m50s, longe...bem longe do recorde. Lá vou ter que esperar para aí pelo ano que vem para bater o recorde dos 15 km.

No final tivemos direito a sumo e pão com chouriço =)

Gostámos desta prova, o percurso é bonito e variado (muito sobe e desce), o problema foi mesmo as águas. É pena que tenha falhado pois mancha um pouco a prova. Seja como for, acredito que corrijam e que para o ano não volte a acontecer. 
Esta prova merece um regresso.

p.s. Quatro relatos já estão, faltam outros quatro =)

6 comentários:

  1. Também gostei desta prova, foi pena a questão da água.
    É sempre bom ir a sítios novos, corremos e conhecemos mais um pouco deste lindo Portugal;)
    Vais em bom ritmo a despachar artigos:)

    Beijos gigantes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, temos corrido por tantos sítios e ainda nos faltam outros tantos.

      Agora que engatei a mudança certa ninguém me pára ;)

      Beijos gigantes

      Eliminar
  2. No ano passado (que esteve fresquinho...) o problema foi com o trânsito, que terá sido agora corrigido. Este ano a água, vamos acreditar que para o ano será tudo perfeito.

    Há poucas provas de 15 e raras as que têm percurso favorável à grandes marcas.

    Beijinhos e venham mais relatos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, quero acreditar que não volta a acontecer.
      É pena haver tão poucas provas de 15 km e este ano com o calendário que já temos previsto já não há espaço para uma de 15, fica para o ano :)

      Beijinhos

      Eliminar
  3. Com calor não dá mesmo!
    Fica para a próxima e para um dia fresco!
    Pergunta ao João Lima que ele diz-te logo a prova ideal para bater o recorde dos 15 km! Beijinho e abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E com falta de água ainda menos.
      Eheheh :) Por acaso foi pena mas este ano não conseguimos ir às Fogueiras.
      Beijinhos e abraços

      Eliminar