quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

São Silvestres dos Olivais e Amadora, uma boa forma de terminar o ano

Mil desculpas pela ausência, mas tem sido complicado arranjar tempo para o blogue. E nas próximas semanas provavelmente ainda vai ser pior mas é por uma boa causa :)

Temos corrido, não tanto como gostaríamos mas temos corrido. Sabemos que a nossa forma já foi melhor e neste momento estamos a trabalhar para não só recuperar essa forma como ficar ainda em melhor forma para o desafio de Maio.  Em termos desportivos o ano não começou da melhor forma (TCVS, mas lá iremos noutro artigo) mas já sabíamos que seria apenas um treino para nós visto ainda estarmos na segunda semana de preparação para São Mamede. Muita água vai ainda correr e a vitória será ainda mais saborosa sabendo que passámos por tantos obstáculos e tantas dificuldades.

Gostava de ter tempo para escrever mais, pois a escrita neste blogue tornou-se numa paixão, mas realmente nesta fase não há tanto tempo disponível.

Ficam os relatos das últimas provas do ano de 2015. Um dia destes, quando o tempo o permitir, ficará também o relato da primeira prova do ano de 2016.


São Silvestre dos Olivais 30.12.2015

A seguir ao Natal fiquei adoentada...espectáculo...muita tosse e vias respiratórias afectadas. Vi logo as São Silvestres a irem por água abaixo. Qualquer tentativa de recorde aos 10 km ficou logo fora de questão. Mas recuperei o suficiente para ir em ritmo calmo.
E assim no dia 30 fomos até aos Olivais para fazer a sua São Silvestre.
Dia chuvoso, antes da partida fomos brindados com chuva forte e era ver todos os atletas abrigados da chuva na esperança de evitarem começar a prova logo todos encharcados.
Para além do habitual pessoal das corridas, a minha mãe também foi conosco pois decidiu participar na caminhada.

João Cravo, Joana, João Lima, Eberhard, Vitor, eu e minha mãe


Como íamos só na desportiva e sem objectivos de tempo, acabámos por seguir 4 atletas juntos. Nós, o João Lima e o João Branco, pai da Joana.
O percurso desta corrida estava bastante diferente do ano passado mas continua com muito sobe e desce. Seguimos os 4 na conversa, dentro dos possíveis. Logo ao km 3 ou 4 estava o meu pai a assistir. Ao km 5 estava o abastecimento...sem águas...para quem estava com algumas dificuldades respiratórias a falta de água foi bastante aborrecida. A água nunca pode faltar! Vá lá que foi de noite e com tempo fresco mas mesmo assim não pode falhar! As pessoas vão em esforço durante 10 km, precisam de ingerir água. Ficámos um pouco chateados mas continuámos caminho. Por volta do km 8 ou 9 veio a maior subida de todas, aí fraquejei, a respiração começou a ficar mais descontrolada mas lá me aguentei.
Acabámos a descer e, apesar de nos ter custado a todos pelas mais variadas razões, cruzámos a meta de sorrisos nas caras. 1h08m para fazer esta São Silvestre, vejam bem!

No final fui bem atacada pela tosse e fiquei apreensiva para a Amadora. Queria correr bem na Amadora mas nesta altura já só interessava era correr nas calmas e terminar bem.

Com os meus companheiros de prova, João Branco, João Lima e o meu Vitor.


São Silvestre da Amadora 31.12.2015

E no dia seguinte lá estávamos nós para a mais mítica de todas as São Silvestres, aquela que é imperdível e que este ano, se é que é possível, estava ainda melhor!



Nuno, Cravo, Sandra, Eberhard, João, eu e Vitor.

Antes da prova até me estava a sentir bem, sentia-me melhor que no dia anterior. O Vítor disse logo que iríamos ao meu ritmo. 
Como habitualmente a prova das meninas arrancou às 18h e a dos meninos às 18h10m e como habitual muitas meninas optaram por seguir com os seus meninos =P
A partida foi dada e logo de seguida o pelotão travou. Nós não vimos bem mas parece que houve um acidente e alguns atletas caíram, felizmente conosco não aconteceu nada.
Prosseguimos a nossa corrida num andamento bastante bom, estava-me a sentir bem, era aproveitar. 
Entrando na Amadora, um mar de gente. Autênticos corredores de gente e nós a passarmos entre eles, pessoas dum lado e pessoas do outro a gritarem por nós e a desejarem um bom ano. Excelente! Comentámos que ainda parecia melhor que no ano passado! Tanta gente! Esta corrida é simplesmente espectacular!

O inicio tem muitas subidas mas tentei dar o meu melhor, ainda tive ali uma certa esperança pois íamos num ritmo bom para subidas e depois no final era sempre a descer, iríamos facilmente a 4 e tal... Só que provavelmente puxei demasiado pelo corpo que ainda estava a recuperar, o inicio tem mais subidas e acabei por estoirar precisamente quando cheguei às descidas. Algures a meio da prova, mesmo antes de chegar ao abastecimento íamos a descer mas o corpo não respondia às minhas tentativas de acelerar. Acabei por fazer a segunda parte da prova (que era bem mais fácil que a primeira) bastante mais devagar. Fui mais lenta nas descidas que nas subidas! 
Já só queria era acabar aquilo. O que me valeu foi aquele povo da Amadora! E o Vítor claro.

"Vá bora Isa!"
" Está bem está...estoirei completamente...já não dou mais que isto!"
Bonita foto da Mafalda de nós a cortarmos a meta.
O amarelinho em grande destaque :)

No final foi tentar esforçar só um bocadinho para ainda acabarmos antes da hora. Foram 59m e alguns segundos, o meu pior tempo de sempre na Amadora mas dadas as condições é natural.

Apesar da prova para mim ter sido um grande esforço, consegui nunca andar e consegui terminar ao lado do Vitor.
Vale sempre a pena voltar à Amadora para aquele apoio único! Se tudo correr bem para o ano lá estaremos novamente! =)

Boas corridas!

6 comentários:

  1. Estas São Silvestres são muito boas!
    Isa, devido ao teu estado físico, fizemos bem não puxar muito nos Olivais.
    Na Amadora já deu para acelerar mais, se estivesses a 100%, era certo que o recorde aparecia:)
    Tens razão, este ano o povo da Amadora ainda apoiou mais do que o costume.
    Foi um final de ano espectacular!

    Beijos gigantes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aquele povo é incansável :)
      E tu também foste fundamental para eu não me ir a arrastar ainda mais até à meta.
      Venham as próximas provas!
      Beijos gigantes

      Eliminar
  2. Apesar de adoentada, foi um bom final de ano pois foi a correr :)

    Muita força para a preparação do grande desafio. Eu sei que vão conseguir :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que foi :)
      Obrigada João! Bem vamos precisar de força!
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Apesar de tudo, foram óptimas provas para encerrar o ano!
    Venha o relato do TCVS! :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foram sim sra :)
      Assim que seja possível irei escrever sobre o TCVS :)
      Beijinhos

      Eliminar