terça-feira, 2 de junho de 2015

Trail da Lousa Capital do Queijo Fresco, toma lá com 1000 de desnível positivo em 23 km

No passado domingo fomos até à Lousa, uma localidade perto de Loures, a 20 minutos de carro de Lisboa.
Fui eu que descobri esta prova e na altura pareceu-me que seria um excelente treino para a Lousã (não confundir com a Lousa), seriam apenas 23 km mas com um D+ de 1000m. O gráfico parecia um pente, sobe e desce, sobe e desce, sobe e desce. Óptimo! É isto mesmo que a gente precisa, este trail seria um melhor treino do que qualquer treino que pudéssemos fazer por Monsanto ou Sintra. E com outra grande vantagem, abastecimentos com queijo ;)

A Lousa revelou-se realmente um excelente treino para a Lousã. Só que a Lousã vai ser 3x pior...
Ora se a Lousa tinha 23 km e 1000m de D+, a Lousã tem 45 km (menos do dobro) mas 3500m de D+ (mais do triplo....). 3500 de desnível positivo vai ser um novo recorde para nós. A prova com mais desnível que fizemos foi Arga e eram 53 km e o D+ não chegava a 3500....Resumindo a coisa, ESTAMOS LIXADOS A 20 DE JUNHO!

Mas isso agora são pormenores...não vale a pena estarmos a pensar nisso a menos de 3 semanas do acontecimento. Nem nas outras duas ultras para as quais já estamos inscritos :)

Voltando então ao relato da Lousa.
Fomos bem cedo até à Lousa que fica num vale. Estava um vento frio e não apetecia tirar o corta-vento mas assim que o sol começou a bater até estava quente e tirámos os casacos.
Antes da partida encontrámos malta conhecida, os colegas de equipa Carla e Jaime, o Magro e o Francisco, com quem havíamos feito um treino de 30 km na preparação para a nossa 1ª maratona.

Magro, Carla, Vitor, Jaime e a autora deste blogue.
Mais outra selfie.

Às 9h30 foi dado o tiro de partida, o pessoal todo disparou. Eu e o Vitor ficámos nas calmas para trás a comentar um com o outro como é que aquele pessoal todo tinha tanta força logo de inicio e a subir!
Eu, como habitualmente, tive dores. Quando não é dores de canelas, é dores de gémeos. No domingo foram dores de gémeos bem fortes. E começar logo a subir não ajudou nada. Mas desta vez tinha uns auxiliares, os bastões! Pois é, decidi levar os bastões nesta prova pois apesar de não ser uma prova muito técnica tinha subidas ainda jeitosas e seria bom para testar os bastões em prova. 

Apesar de sentir os gémeos a chiarem lá me fui arrastando por ali acima a resmungar. Ainda não o sabíamos mas estávamos a iniciar a subida para o Cabeço de Montachique.
Primeiro pelo meio da vegetação e depois em terreno aberto.

A prova estava muito bem sinalizada, com muitas fitas e marcações no chão em zonas de cruzamentos e assim, mesmo assim algumas pessoas enganaram-se e tivemos que gritar para chamá-las. Sim, o caminho era a trepar pelo meio da vegetação!


Tipo...Vitor...
Já disse para não me tirares fotos neste estado de sofrimento!
Tira à paisagem!!!!!!!

O Cabeço de Montachique "já ali"...
Eu pensava "Se fossem mas é....dar uma volta..."
Cum caneco!
A miúda queria bater em alguém com o bastão...
YEAH!
Cume conquistado!
Cabeço de Montachique a 409 m de altitude

Altura para observar a paisagem lá do alto. Víamos o rio Tejo ao fundo, a Ponte Vasco da Gama, Lisboa e até a Serra de Sintra com o Palácio da Pena lá no alto. Ok, até valeu a pena o sacrifício :)



Depois de termos subido claro que era altura de descermos, tempo para o 1º abastecimento só de água, tempo para nos enganarmos uns metros no caminho e voltarmos atrás e continuarmos a descer para depois...sim....voltarmos a subir! 

Tenho andado constipada (o habitual) e neste dia estava bastante vento, passei a prova toda a assoar-me com os meus lencinhos de papel. Podem gozar à vontade mas eu não vou aderir a essa moda que se utiliza por esses trilhos fora. Eu sou fã dos lenços de papel! Mas foi um pouco aborrecido pois por vezes tinha que parar para me assoar, noutras vezes tinha que pedir ao Vitor que me segurasse nos bastões enquanto eu me assoava eheheheh :)

A Lousa lá em baixo.

Enfim, mas continuando. A coisa não estava a ser fácil como seria de prever com o desnível de 1000.
Continuámos a subir e duas senhoras que iam na prova dos 13 km comentaram conosco a dureza desta prova, na semana anterior tinham ido a outra prova de trilhos com 12,5 km e tinham completado a mesma em cerca de 1h30, agora íamos com 7 km e 1h30....
Entretanto as senhoras passaram-nos numa zona de alcatrão e de repente só oiço as duas aos gritos e a apontarem para a beira da estrada. Sim, era uma cobra!
Sei que a maioria das pessoas fica em pânico só de ver estas bichinhas mas eu fiquei logo toda contente com a possibilidade de ver uma cobra. 
E aqui está ela :)


Gostei de ver mas também não sou maluca ao ponto de me aproximar demais. Não parecia morta mas ela não se mexia por isso se calhar estava.
E depois deste encontro tão engraçado seguimos caminho rumo ao 2º abastecimento, neste já havia fruta e queijo bem bom! Era aqui a separação dos 13 e dos 23. Seguimos taco a taco com dois outros atletas. Éramos os 4 últimos atletas da prova dos 23 km. Durante muito tempo fomos a competir pelos últimos lugares, veremos mais à frente quem ganhou ;)

Sim, novamente a subir!
Eu a arrastar-me pela ladeira acima e os outros dois logo atrás.

Chegámos a uma zona mais aberta e onde o vento estava bastante forte. Estava desconfortável, apressá-mo-nos a pirar-nos dali apesar da beleza do local.






Após esta zona de vento muito forte finalmente era zona plana e dava para corrermos um bocadinho. Aqui passámos pelos dois atletas pela última vez. Nós ainda conseguíamos correr mas eles iam a andar. Íamos nós a correr, quando o Vitor avistou uma subida brutal e comentou que ainda íamos ter que subir aquilo....Olhei para lá mas não se viam camisolas coloridas por isso pensei que talvez nos safássemos daquela coisa...está bem está...quando voltei a olhar vi 4 pontinhos vermelhos a subir aquela coisa! Não havia hipótese, íamos mesmo subir aquilo! E "aquilo" parecia uma das piores rampas de sempre!

"Aquilo" continua após o raio de visão.

Saquei dos meus bastões novamente e aqui deram-me imenso jeito, tanto que até fizemos a subida relativamente bem. Ao principio quando olhámos para "aquilo" queríamos já colocá-la no top 5 de piores subidas, mas depois de feita "aquilo" foi despromovida para o top 10 =), o que já é um lugar bastante respeitável.

A meio da subida, ao primeiro "take" consegui ficar assim a sorrir :)

Depois desta subida, tivemos 1 km ou 2 que dava para correr. Parecia o paraíso! Era ligeiramente a descer e tudo! Bora nessa! E aqui deixámos completamente para trás os nossos competidores mais directos pelo último lugar da prova. Não só deixámos para trás dois atletas como apanhámos os outros 4 que iam à nossa frente.



Agora sim! Faltava "só" mais uma subida! Porra que esta prova vai lá vai...
Mas ia a sentir-me melhor agora à uma da tarde e com cerca de 20 km em cima do que nos primeiros km's ao fresco...Vá-se lá perceber esta rapariga!

A chegarmos às antenas.

Esta prova tinha antenas de energia eólica por todo o lado. É uma zona ventosa e faz sentido que haja aproveitamento do vento. As antenas dão-nos uma sensação de pequenez. São mesmo enormes.

É já ali Vitor!
Tá quase!
Depois disto, era sempre a descer. Ainda parámos numa fonte para molharmos a cara e depois demos de caras com outra cobra! Esta estava mesmo no meio do trilho e não havia dúvidas que estava morta. 
Seguimos o nosso caminho sempre perto dos outros 4 atletas, ainda havia uma descida bem inclinada e boa para deslizar :)
Chegados finalmente à Lousa passadas 4h26m com 22 km e cerca de 600 m cortámos a meta assim...

...sorridentes como sempre =)

Mas o melhor ainda estava para vir!
Queijinho, muito queijinho!!! Mham mhan mhan :)
Queijo com tomate e manjericão, pão delicioso, doces caseiros e refrigerantes. Bebi 3 copos de Trinaranjus de Laranja que me souberam tão bem a acompanhar o muito pão e queijo que comi :) 
Uma delícia!

O balanço desta prova foi bastante positivo. Foi uma boa preparação para a Lousã. 
Serviu também para eu testar os bastões. A única coisa que ainda não está resolvida é onde colocar os bastões quando não preciso deles. Prendi-os na mochila mas a minha não tem nada que os prenda em baixo, ou seja, eles vão a dar a dar e ainda mato alguém sem querer...Sugestões do pessoal que costuma usar bastões? Onde prendem os vossos bastões quando não precisam deles?

Prova muito bem sinalizada, com percurso bonito e difícil qb, abastecimentos suficientes, embora pudesse haver mais variedade. 
Único ponto negativo e que infelizmente não é exclusivo desta prova, a falta de controlo dos atletas, a falta de um atleta vassoura. Quando chegámos perguntaram-nos se éramos os últimos. Isto não pode acontecer! Não sou eu que tenho que saber se sou a última. Nós respondemos que estavam pelo menos dois atletas para trás de nós, mas podiam estar mais! E se estivesse alguém no meio dos montes perdido ou caído? Tem que haver um controlo rigoroso da organização de quantas pessoas partem e de quantas vão chegar. Um atleta vassoura será sempre uma peça fundamental para ajudar a ter a certeza que não ficou ninguém na serra. 
A proliferação de provas de trail é um perigo! Há cada vez mais e em muitas não parece haver uma verdadeira preocupação com a segurança do atleta. Isto tem que mudar!
E é bom que venham aqui parar alguns organizadores de provas e que leiam isto! Há coisas que não podem continuar a acontecer!

Posto isto e tirando este facto que, repito, não é exclusivo desta prova, adorámos a aventura que vivemos! E estamos ansiosos pelas próximas aventuras a dois! :)

20 comentários:

  1. Mais um desafio conquistado! :)

    Divertiram-se e conheceram novos locais (para mim, as cobras é que seriam evitáveis mas isso sou eu).

    Tens toda a razão sobre a segurança. Espero que não suceda nenhuma desgraça para se começarem a tomar medidas.

    E muita força para o dia 20 de Junho. Mais uma vez, vão conquistar novo desafio. Eu sei que sim! :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma das coisas boas da corrida, conhecer novos sítios e novos amigos... ou amigas... ;)

      Bem vamos precisar de força para o dia 20 de Junho :)
      Obrigada amigo.

      Beijocas

      Eliminar
  2. Bem, a minha solução para os bastões se calhar não é muito do teu agrado. Eu ando sempre com eles na mão! Na verdade não me incomoda nada correr com eles, por isso nem me preocupo. Quando preciso estão logo ali à mão...literalmente :P Aqueles 3500D+ também me assustam um bocado, ainda por cima em 45km. Tenho pena, porque preferia ir a uma prova mais rolante naqueles trilhos brutais da Lousã, assim vamos passar o tempo todo a rastejar montanha acima!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sempre? Mas....sempre? Também houve alturas que corri com eles na mão mas e depois tirar fotos? E assoar-me? :)

      A rastejar montanha acima...não me metas ainda mais medo! Já viste o gráfico? Tem lá umas subidas....chamemos-lhe apenas assustadoras...mas até parece ter umas zonas para correr. Vamos ver....

      Beijinhos e, se não for antes, vemo-nos dia 20!

      Eliminar
  3. Isso é que é subir e descer.. subir e descer... xiça!

    Parabéns aos dois por mais uma conquista!

    Nem de propósito.. publiquei hoje um post com os meus encontros com bicharadas, a propósito de uma cobra com a qual me cruzei no domingo!
    Elas andem aí...! :)

    Bjse e Abraços!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou a ver que elas andem aí por aí à solta... Todo o cuidado é pouco ;)
      Bons treinos!
      Beijinhos

      Eliminar
  4. E pronto mais uma...vocês não param mesmo e ainda bem. Força para a Lousã que me parece que vai ser um espectáculo ... 3500m D+ em 45km??? Á valentes!!!
    beijinhos

    P.S. Isso de não saberem se ainda existem atletas em prova é que não pode mesmo ser!!! Um dia destes vamos ter um azar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois...somos muito valentes...mas depois quando nos vemos lá borramo-nos logo todos! =P

      Sim, continuam a haver provas em que não sabem bem quantas pessoas ainda faltam chegar à meta...Isto tem que mudar.

      Beijinhos e bons treinos!

      Eliminar
  5. Ahahah o que eu me ri com o "não me tires fotos neste estado de sofrimento"! :D Acho que já disse essas exactas palavras também... :) Seguido de "tira à paisagem!" :)
    Realmente não tem jeito nenhum perguntarem se são os últimos (???!!). Também estou de acordo que tem sempre de haver vassouras. Aliás, pensava eu que era obrigatório em todas as organizações... É uma questão de segurança e controlo, até para se salvaguardarem a eles próprios.
    Mas bom, o que interessa é que correu bem e tiveram mais um belo "treino". :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não acho normal que nos queiram tirar fotos quando vamos num estado...enfim...menos bom ;)

      Se é obrigatório então ainda há muitas organizações que não o respeitam.

      Beijinhos e bons treinos!

      Eliminar
  6. Parabéns pela mega aventura! Também estou curioso com a cena dos bastões.... Beijinhos e boa recuperação

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também eu estou curiosa :) Ainda estou a aprender a lidar com eles.
      Beijinhos e bons treinos Sílvio

      Eliminar
  7. Grande prova Isa!
    Aqui tão perto de Lisboa e tão difícil:)
    Gostei bastante e foi mais um grande treino para a nossa próxima aventura.
    O queijo estava excelente, se fosse assim em todas as provas...estávamos bem lixados:)
    Concordo contigo, tem de rever a questão da "vassoura".

    Beijos ultra gigantes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já sabes da eficiência desta rapariga para arranjar provas difíceis ;)
      Ai aquele queijinho tão bom! Mhan mhan mhan.
      Já sabes que parte das razões porque gosto de trails é pela comidinha boa ;)

      Beijos ultra gigantes

      Eliminar
  8. Mais uma para o CV :) e com o mote do queijo hmmmmm, já li algures que havia doce de abóbora hmmm, requeijão e doce de abóbora....hmmm, espera, sim, trail, pois :)

    Então Lousa já está falta Lousâ :)

    Realmente esse D+ todo em 45 km até a mim me assustaria :) mas vocês são capazes!

    É realmente inaceitável essa questão do atleta vasssoura!

    Faz-me lembrar um certo serviço de assistência que me perguntou se eu sabia qual a avaria do elevador...

    Bom, há uns anos houve o boom das provas de BTT e era, foi, exactamente igual, tinhas 10/15 provas por fds! Depois e claro que foi havendo acertos, muitas 1ªs edições não tiveram 2ª!

    Bjs e abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Havia sim sr. uns doces muita bons :)

      Falta alguma organização e mais rigor às provas de trails. E há cada vez mais provas o que é bom, mas é mau pois parece que muitas não têm as medidas de segurança necessárias.

      Bjs

      Eliminar
  9. Eu cá adoro cobras e serpentes!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Parabéns por mais uma prova concluída. Vocês não param :)

    Também ando à procura de opções para prender os bastões à mochila, até porque a minha não tem nada para isso nem em cima nem em baixo.

    Já tenho lido que fitas de velcro pode ser uma boa opção. Tenho de dedicar um tempinho a ver qual a melhor forma de fazer um upgrade com fitas de velcro à minha mochila.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada João.
      Em cima nós até conseguimos prender, em baixo vou tentar desenrascar com um elástico do cabelo :)
      Beijinhos e continuação de boas corridas!

      Eliminar