quarta-feira, 25 de março de 2015

Meia-Maratona de Lisboa, sim, eu fui!

Choraminguei, choraminguei mas eu lá no fundo sabia que só se estivesse mesmo muito mal é que não ia. 
E na sexta eu estava mesmo mal, o que vale é que a prova foi no domingo :)
Não pensem que andei a choramingar por nada. Não, eu estava mesmo doente. Nem fui trabalhar e é raríssimo eu faltar, mas na sexta teve mesmo que ser.

Sábado estava ligeiramente melhor mas continuava fraca. Mesmo assim pensei que ia à prova mas fazia a mini. Sábado à noite parecia um bocadinho melhor e decidi que ia à prova fazer a mini.

Chegado o dia, um dia bonito com sol, acordo com pouca energia e com nariz entupido e respiração ainda afectada. Ia à Mini e já gozava.

Mas depois começou o poder curativo da corrida. Nunca ouviram falar? É uma cura bem melhor que os medicamentos que existem, uma cura inovadora e quase milagrosa e que durante umas horas como que nos cura. 

Chegamos ao pé dos amigos João e Mafalda já um pouco atrasados (culpa minha) e apanhamos o comboio da ponte já um pouco cheio. Apesar de tudo temos sorte e ainda conseguimos ir sentados.
Já na outra banda encontramos o colega de equipa João Cravo e posteriormente o Eberhard. Seguimos todos juntos na conversa. Muita gente a caminho duma das grandes provas do país. A bateria começa a carregar, começo a sentir-me com mais energia. 
O João também esteve adoentado e continua sem estar a 100%, comentamos que quando chegarmos à separação da Mini com a Meia é que avaliamos como nos sentimos e qual distância iremos fazer.

Começamos a encontrar amigos. Fernando Varela, Rui Soeiro, Sílvio, entre outros.
Ultrapassada a confusão inicial já estamos na zona da partida. Falta 1h mas precisamos de esvaziar as bexigas. Vou para a fila da casa-de-banho portátil...uma fila enorme....os rapazes rapidamente resolvem a coisa atrás dumas árvores. Eu fico ali na fila, de repente aparece o amigo Isaac. E carrega-me mais um bocadinho as baterias. Depois o amigo Pedro Burguette e mais bateria carregada.


A fila para a casa de banho....


A verdade é que antes da prova eu estava assim-assim mas sentir aquele ambiente e estar rodeada de amigos das corridas fez com que aos poucos eu fosse ficando mais alegre e mais optimista. Talvez desse para correr a meia...talvez...

Passados cerca de 45 minutos....sim...finalmente chegou a minha vez de ir à casa de banho fazer o meu xixizinho. Se eu tinha superado aquela prova de resistência com certeza havia de superar a outra que se seguia.

Vitor, eu, João Cravo e João Lima.
Faltam o Eberhard e a Carla da equipa.
Aqui com o amigo Isaac.
Vêem como sorrio? Era o poder curativo da corrida a fazer efeito.

Dirigimo-nos para a partida e às 10h30 estávamos a começar. Boa sorte a todos! E segui com o Vitor.
O ritmo imposto desde cedo foi lento. Só assim teria alguma hipótese de conseguir terminar a prova. Não interessavam tempos, interessava sim conseguir terminar, não ter dores no pé e fazer um treino longo para a maratona. 

Sei que muitos de vocês não gostam nada desta corrida e compreendo o porquê, mas também acho que muitas vezes as pessoas concentram-se nos pontos maus e não conseguem ver os pontos bons. E esta prova tem tantos pontos bons. 
Sim, prefiro a Meia de Almada, a das Lampas ou a da Moita. Claro que sim, mas esta tem os seus atractivos e tem uma festa que se estende a muitas mais pessoas.
No fundo é uma festa mesmo para quem não corre.
E passar a Ponte 25 de Abril é um dos ex-libris. A vista lá de cima sobre Lisboa é fantástica e com o sol que estava percebe-se porque os turistas falam sempre da luz de Lisboa. Que bela cidade a nossa!

Passada a ponte, começámos a descer para Alcântara. Vou-me a sentir tão bem que sei que vou seguir para a meia. Há malta a animar em Alcântara e isso só dá mais forças. Somos ultrapassados pelo Luís Estevão que se apresenta, desejamos uma boa prova uns aos outros e ele segue.

No primeiro abastecimento nota negativa para muitos atletas. Bebem água e depois mandam as garrafas para o chão, mesmo no meio da estrada. Outros mandam para o lado sem se preocupar em olhar ou se acertam em alguém. O Vitor ia sendo atingido por uma garrafa que uns atletas estrangeiros mandaram para o lado. Faz-me confusão estas atitudes e este é um dos pontos maus nestas provas com tanta gente.

Aqui há a separação para a mini e para a meia e seguimos rumo à meia :)
O Vitor pergunta-me se vou bem, digo que sim. Digo que sinto que aquele ritmo estável consigo respirar bem e conseguirei aguentar os 21 km.

Seguimos até Cais do Sodré onde estava o retorno. Cruzámo-nos com malta conhecida, entre os quais os atletas dos 4 ao km, a Carla que entretanto também tinha ido e que seguia a bom ritmo. O João Cravo que também ia bem e o João Lima que ficou tão contente como eu quando viu que eu tinha seguido para a meia. E eu igual quando vi que ele também tinha ido para a meia. E íamos bem que é o que interessa.

Cartazes na zona de Belém!
Espectaculares!
Só consegui tirar fotos a alguns.
Superar as dificuldades....check :)
Check :)
Check :)
Check :)))
Nunca parei de sonhar!
Nem nunca vou parar.
Voltámos para trás, voltámos a passar em Alcântara, passámos junto a Belém onde estava a meta e seguimos em frente rumo a Algés onde estava novo retorno. Mas até lá um episódio bem bonito.
Vinhamos nós a chegar a Algés e vamos a passar ao lado duma rapariga e de um senhor e de repente o senhor para e diz "Ana, faz um favor ao pai e não desistas!", ela fica um pouco perplexa e pergunta se ele vai parar, o pai responde que sim, mas para ela não desistir. E ela lá segue, agora sozinha. 
Meto conversa com ela, pergunto-lhe se é a estreia na distância, responde que sim. Dou-lhe força, digo-lhe que vai bem, que vai conseguir. E fico um pouco emocionada com este momento.

Acabamos por seguir ali sempre perto dela, pois ela vai mais ou menos ao mesmo ritmo que nós. Nos últimos km's deixei de a ver mas ela tinha seguido por isso penso que terminou a sua primeira meia, que emoção não deve ter sido!

Nós lá seguimos e de repente oiço pela segunda vez na prova, uma voz a meter-se conosco. Era o Isaac que vai a acompanhar outro atleta. Estes momentos de conversa sabem bem para distrair. Já me vai a custar um bocado e tenho vindo a aguentar-me a ver se não ando. Por esta altura já vamos no retorno e com uns 16 km. Sei que vou conseguir acabar, só não sei se consigo fazê-lo sem andar. Digo ao Vitor que se conseguir concluir a Meia sempre a correr faço uma festa!

Km 18, já custa. km 19, está quase, falta pouco. km 20 estou cansada, gostei muito mas quero parar. km 21, é já ali, aguenta Isa!!!

E terminámos a prova!!! CONSEGUI!
Sempre a correr concluímos a prova em 2h19m. 
Está óptimo!!!! Estava doente e há umas semanas atrás nem corria por causa do pé. E agora corri 21 km a um ritmo bastante estável e completei a prova sem dores e sem grande sofrimento.

Para isto contribuiu a enorme festa que é esta prova. Muita gente, algumas bandas a animar a prova e a companhia do meu Vitor. 

Um ponto mau é que depois de acabarmos a corrida, temos que ficar na fila para sair dali. É muito mau a pessoa vem a correr e de repente tem de ficar parado em pé. Têm que rever esta situação e alargar a zona de saída. 
Vimos também muita gente a ser assistida durante a prova. E isto é uma coisa que se nota essencialmente neste tipo de provas mais concorridas. Esteve algum calor e isso pode ter sido um factor, mas penso que se calhar algumas pessoas inscrevem-se nestas corridas por serem tão divulgadas e se calhar não estavam suficientemente preparadas ou então até estavam mas não beberam água suficiente ou não comeram nada durante a prova. Não sei, o que sei  é que de facto vimos algumas pessoas a serem assistidas e não é algo bonito de se ver.

Quanto a nós e à nossa corrida, foi bem melhor do que esperava. Soube gerir bem a coisa, se me tivesse entusiasmado de inicio provavelmente não teria conseguido terminar. 
Foi a minha 13ª meia-maratona. Quem diria que a minha meia nº 13 estaria rodeada de tantas dificuldades pré-prova mas que acabaria por correr bem melhor do que outras que já fiz?!?

Orgulhosos das nossas medalhas.

E assim se passou mais uma agradável manhã de domingo.
Faltam menos de 3 semanas para a Maratona de Paris!
Estou mais confiante, mas é preciso esclarecer que nunca deixei de acreditar que consigo correr a minha 4ª maratona, apenas penso que não será da forma que eu imaginei devido às várias circunstâncias que têm vindo a ocorrer. Mas não é por isso que deixo de achar que vamos todos ser muito felizes a correr em Paris! :)

Boa semana a todos!

20 comentários:

  1. Aí está a nossa Isa!!! Em grande...o mais importante para mim foi não te teres ressentido do pé....uma gripe cura-se com mais ou menos dias, agora uma dor no pé pode ser bem mais complicado...só por isso já fico feliz por ti, e ainda mais por todo o resto! Parabéns!!!
    Paris está ali ao virar da esquina e vai ser um estrondo :):):)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, o pé parece bem, hoje já foram mais 10 km sem problemas :)
      Paris vai ser com certeza muito especial.
      Beijinhos e força para São Mamede!

      Eliminar
  2. Estás muito de parabéns por mais esta prova de grande garra da tua parte.
    Se doente corres assim... :)
    E se a nossa solidariedade funcionou em estarmos os dois doentes em simultâneo, também funcionou em seguirmos para a Meia em Alcântara, rumo à meta, cortando-a felizes :)

    E sim, vamos ser todos muito felizes em Paris!!! :)

    Beijinhos e força que está quase :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu e tu! Estamos todos de parabéns por mais uma meia concluída.
      É a garra dos 4 ao km :)

      Allez Paris!

      Beijinhos

      Eliminar
  3. Parabéns Isa, por mais uma prova superada, que, com as dificuldades mencionadas, lhe dão maior relevância e ainda por cima esta prova foi difícil devido às condições meteorológicas, com sol e humidade relativa alta!
    É sempre engraçado passar do conhecimento virtual para o real... Tinha a impressão pelas fotos que tu e o Vitor fossem mais baixinhos :)

    Ainda faltam 3 semanas para Paris, tens muito tempo para recuperar essas mazelas e estar bem na prova! Às vezes é mais difícil controlar a ansiedade do que a parte física! Relaxa! :)

    Boas corridas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Luís.
      É sempre engraçado quando conhecemos as pessoas pessoalmente. Já viste? E afinal até somos altos ;)

      Depois desta prova fiquei mais optimista. Obrigada pela força.

      Beijinhos e boas corridas!

      Eliminar
  4. Boa prova Isa, depois do problema no pé e da gripe, fazer aqueles 21 Km no Domingo foi muito bom.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Cravo.
      E tu também estiveste bem, vais ser muito feliz em Paris :)
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Parabéns! A vossa resistência permitiu-vos terminar mais uma meia maratona. Continuação de boa preparação para Paris!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Sílvio.
      Boas corridas também para ti.
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Que é que eu posso dizer Isa? És a minha campeã!
    Conseguir fazer uma meia maratona naquelas condições físicas, não é para qualquer pessoa.
    Ficaste mais confiante para Paris, não tenho dúvidas que vais fazer uma grande maratona.
    Como sempre, adorei a partilha de dificuldades.

    Beijos gigantes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E tu és o meu campeão.
      Vou eu e vais tu! Que para variar vamos os dois juntos ;)
      Allez Paris!!!

      Beijos gigantes mon amour

      Eliminar
  7. Tu és rija mulher!!!!
    Grande prova!!!
    Grande superação!!!
    Tiveste aquela lesão e não estavas a 100% e mesmo assim uma prova brutal. :)

    Sem palavras!!!

    Parabéns pela tua 13ª meia!!!!!! :)
    hehe

    Beijinhos enormes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada amiga :)

      E vai-te a eles amanhã! Ou neste caso,a elas...às montanhas :)

      Beijinhos grandes

      Eliminar
  8. Fiz também esta prova e a largada sobre a ponte é algo que jamais esquecerei,muita energia,muita adrenalina,Lisboa vista de cima,muito legal!
    De uma forma geral só tenho a parabenizar a organização,exceto por aquele "funil" onde muitas pessoas tinham que passar ao mesmo tempo após conclusão da prova.
    Muita saúde para voce!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo,é uma prova com muita energia e muita animação.
      O funil no final da prova é que continua por resolver.
      Obrigada e boas corridas!

      Eliminar
  9. Isa
    Já tenho saudades de te encontrar por ai.
    As melhoras rápidas.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens andado desaparecida Inês.
      A ver se um dia destes nos vemos por aí.
      Já estou melhor obrigada :)
      Beijinhos

      Eliminar
  10. Mais uma parabéns!
    Estive na primeira edição a tirar dorsais aos atletas num funil!
    Estou velho!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada padrinho Jorge.
      Não estás nada velho, ainda tens muito que correr!
      Beijinhos

      Eliminar