quarta-feira, 25 de junho de 2014

Corrida Jumbo Autódromo do Estoril

Após cerca de 2 meses voltámos a uma prova de estrada. E que saudades! Como eu dizia um dia destes, a estrada dá-me coisas que os trilhos não me dão assim como os trilhos me dão coisas que a estrada não me dá. Não consigo viver sem nenhum dos dois! 
A última prova de 10 km em estrada tinha sido na Páscoa em Constância! Tchiiiii....tanto tempo minha nossa! 
Confesso que estava um bocado nervosa. Correr 10 km continuamente não é assim tão fácil e com tantos trilhos desabituámo-nos um bocado de correr. Sim, porque todos sabemos que nos trilhos ora andamos, ora corremos, ora paramos um bocadinho para apreciar a paisagem ou para encher o bandulho nos abastecimentos ;) Correr, mas correr mesmo e sempre de seguida não é nada fácil! E eu já me tinha esquecido disso. Culpa nossa. Não voltará a acontecer.

E assim num dos dias mais quentes do ano (e todos sabemos como eu adoro calor....) voltámos à estrada, mais propriamente à pista para correr 10 km que foram bastante melhores do que eu estava à espera. Espero que isto seja um sinal de que finalmente estou a ficar mais resistente ao calor.

A experiência de correr num autódromo adivinhava-se única e não quisemos faltar. Juntamente com o Eberhard e o João completámos os 4 elementos dos 4 ao km presentes nesta prova. Não sei se já o disse aqui....mas é um orgulho fazer parte desta equipa. Uma equipa de amigos e que acaba por ter amigos noutras equipas. Estamos todos unidos por este amor à corrida. Também não sei se já o tinha dito aqui no blogue...mas eu estou irremediavelmente apaixonada pela corrida. Não tinha dito ainda, pois não? ;)

E assim no dia 15 de Junho dei por mim nervosa e ansiosa na partida de uma "mera" corrida de 10 km. Entre os amigos contavam-se o João, o Eberhard, a nossa Sandra, o Nuno e o João Cravo. E claro que o meu companheiro de todas as corridas também lá esteve ;)

João, Vitor, eu e Eberhard.

Quando foi dada a partida desejou-se uma boa corrida a todos. Seguimos os dois juntos. Objectivo: dar o nosso melhor. Entenda-se, eu dar o meu melhor. Porque o melhor do Vitor é melhor que o meu melhor, mas como ele é um querido e parece que gosta da minha companhia ;) lá vem sempre comigo. Obrigada meu Vitor.

A acenar à Mafalda.

Correr num autódromo é uma experiência bastante interessante, mas se estão a pensar que aquilo é plano estão muito enganados! Isso pensávamos nós e fomos tão bem enganados! Ainda tinha umas subidas bem jeitosas. Sabe-se lá como, até conseguimos manter um ritmo bastante aceitável, sempre abaixo dos 6min/km. Ainda houve ali alguma esperança de recorde (meu como é óbvio, que o do Vitor é muito melhor) mas com tanto calor e sobe e desce não estavam reunidas as melhores condições. Mas não faz mal, eu já tenho o dia do recorde bem planeado. Desta vez não me escapa! 

Lá vai o casal amarelinho.

O Vitor acena mas há quem vá a ajeitar os calções...

Só por volta do km 7 ou 8 é que conseguimos apanhar o João que logo de inicio arrancou bem, seguindo sempre umas centenas de metros à nossa frente. E eu que ia com esperança que ele fizesse o tempo que eu tinha previsto e que fosse eu a ganhar o carro! Mas o carro haveria de ser ganho pelo meu Vitor :)

Correr com aquele calor custou mas felizmente a organização esteve bem, não faltando abastecimento e vários pontos ao longo do percurso onde nos refrescavam com uma mangueira.
Acabámos a corrida com 56m53s, precisamente a 2 minutos do meu recorde. Não foi nada mau tendo em conta as condições e a nossa falta de treino em estrada. 

E aí vêm eles a cortar a meta.
YEAH!

O João acabaria um pouco depois de nós, acabando por fazer um tempo muito próximo ao que o Vitor tinha previsto. E assim soubemos logo que ele tinha sido o vencedor do concurso e ficámos todos contentes.

No final tivemos direito a várias peças de fruta, águas e iogurte líquido bem fresquinho. Soube muito bem depois do esforço.

Orgulhosos de uma excelente corrida e
de fazermos parte da melhor equipa do mundo :)
Na cerimónia oficial da entrega do prémio.
O famoso carro! Ao famoso Vitor Gonçalves ;)

Mais tarde viria a saber que fui 9ª no meu escalão de entre 60. Só posso depreender que estou mesmo a ficar mais resistente ao calor para conseguir ficar no top 10 do escalão.

O dia terminou em grande após um excelente almoço de convívio. Obrigada a todos pelo dia maravilhoso.

A próxima corrida será a espectacular Corrida das Fogueiras em Peniche! E a tradição mantém-se....mais uma vez fico adoentada em vésperas duma prova de 15 km. É a minha sexta participação numa prova de 15 km e a quarta vez que fico adoentada na semana antes. Será que tenho alguma alergia a provas de 15 km?

12 comentários:

  1. Olha...já somos dois a não conseguir viver sem trilhos e estrada :)...quando ando muito nos trilhos fico com saudades de uma bela coça na estrada, e quando ando na estrada, fico com saudades de uns belos empenos nos trilhos :)
    Muitos parabéns pela boa prova e pelo 9º lugar...Top 10 não é para qualquer um.
    Beijinhos de boas corridas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo isso Carlos! :)
      Obrigada, beijinhos e boas corridas!

      Eliminar
  2. É uma grande experiência correr um circuito histórico como o do Estoril!
    E estiveram muito bem, com a 2ª parte a darem-lhe bem :)

    Ficamos então à espera desse dia em que o record não te vai escapar. Então se estiveres nos teus dias, vai ser dizimado! :)

    Beijinhos e as tuas melhoras (começo mesmo a acreditar que tenhas alguma espécie de alergia a 15 kms!). Força!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma experiência a repetir :)

      Esperemos que esse dia não esteja longe...desde que não me ponham melancia à frente está tudo controlado ;)

      Beijinhos e obrigada amigo.

      Eliminar
  3. Parabéns pelo top 10! Por acaso também já ando há muito tempo afastado das provas de estrada, desde a Meia Maratona em Março e ando com saudades... Portanto este fim de semana vou voltar à estrada! Pode ser que nós encontremos... Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vais às Fogueiras então? É uma prova espectacular! E muito boa para matar saudades da estrada :)
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Então desabituada de correr?? Não se arranja uma maratonazinha por aí???
    Para que já não se lembrava até parece que tê recordaste depressa :).
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só em Novembro, no Porto.Ainda falta tanto :(
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Também vai ser a primeira vez que vou às Fogueiras, confesso que estou curioso com a prova, não tanto pela relativamente curta distancia, mas sim porque dizem que é um aprova muito gira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sérgio, as Fogueiras são mesmo uma prova muito gira, há muito apoio e as fogueiras dão-lhe um toque muito giro e diferente. E mais não digo, é preciso experimentar :)
      Boa corrida!

      Eliminar
  6. Grande prestação dos 4 ao km!
    Isa, apesar de algum tempo sem correres em estrada, e do calor, estiveste muito bem, como a tua classificação no escalão demonstra. Parabéns!
    Se a pista fosse plana, tenho a certeza que o teu record caía. Lá estarei na tal prova, para te ajudar nesse objectivo
    Não é parece, eu gosto mesmo muito da tua companhia;)

    Beijos grandes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O recorde acabará por cair um dia destes. Espero que estejas lá ao meu lado para partilharmos esse momento :)
      Beijos grandes

      Eliminar