domingo, 9 de fevereiro de 2014

Sevilha...

Faltam duas semanas para a minha segunda maratona. Isto é irreal! Há uns meses atrás nunca tinha corrido uma maratona e agora já vou correr outra...

Os sentimentos que vão dentro de mim são muitos e muito variados. Desde pensar que só posso ser doidinha para me meter noutra maratona quando só corri uma em Outubro até sentir que sou mesmo maluquinha por já estar inscrita para mais outra(s).
A minha primeira maratona como sabem foi um remoinho de emoções desde o dia em que o João me propôs que eu corresse a Maratona de Lisboa em Outubro de 2013 até ao dia em que a concluí. E no geral as emoções foram muito boas, eu sentia-me muito entusiasmada, imensamente entusiasmada! Andei feliz durante vários meses. Nem tudo foram rosas mas o sentimento geral era de alegria e felicidade. "Apenas" porque ia correr uma maratona. 

Sinto-me uma sortuda por ter descoberto esta paixão pela corrida ainda relativamente cedo e ainda mais sortuda por ter descoberto a paixão pela maratona tão cedo. Acho bonito e com algum significado emocional ter-me estreado na distância mítica com 25 anos e no ano de 2013. O 13, que muitos associam ao azar, para mim é um bom número. Coisas boas aconteceram em 2013, coisas muito boas aconteceram em 2013. Fui muito feliz em 2013, tive corridas em que fui muito feliz, conheci pessoas maravilhosas, as amizades cresceram e o amor surgiu. Praticamente só guardo boas recordações de 2013. Será um ano que nunca mais esquecerei.

2014 começou da melhor maneira. E adivinha-se um grande ano. Curiosamente sempre gostei do número 14, tal como do 13. Neste momento já estou inscrita para várias provas, algumas serão muito especiais. Esperam-me grandes aventuras, quer em distância, quer em dificuldade...

Mas concentremo-nos por enquanto em Sevilha. 
A preparação para esta maratona não foi tão rigorosa como foi para a minha primeira. Aliás, estou para ver no que é que isto vai dar. Sim , fiz longos e um deles até foi um espectáculo (o longo de 30 km). Sim, fiz treinos de séries e exercícios de skipping. Sim, fiz alguns treinos de natação (não tantos como gostaria). Mas fiz poucos treinos de manutenção, ou seja, os treinos semanais de 5 a 10 km foram poucos e algo irregulares. Sei que não me preparei tão bem para esta maratona como para a primeira. Mas também sei que darei o meu melhor e que a meu lado terei um reforço extra, o Vitor, e isso deixa-me mais descansada. 
Será um dia muito especial pois teremos 5 elementos dos 4 ao km a correr uma maratona, algo inédito nesta equipa de amigos! Também será especial por mais outra coisa, mas não posso revelar o que é, não tenho autorização ;) Não é _______? ;)
No fundo tem tudo para correr bem pois o tempo não terá nada a ver com o que se fez sentir na minha estreia, o público não terá mesmo nada a ver com o público presente na minha estreia e a paisagem não terá nada a ver com os últimos 10 km da Maratona de Lisboa...Esta maratona tem muitas coisas a favor, sem dúvida, mas sei que não me preparei tão bem como para a primeira. 

Sinto que....sinto que devo ter um parafuso a menos. Sinto que tenho mesmo uma grande paixão e um enorme fascínio pela maratona. 
Serei maluca por estar desejosa de chegar ao km 30? Aquele a partir do qual começamos a ficar muito cansados, aquele que todos dizem ser onde começa verdadeiramente a maratona. 
Serei alucinada por desejar chegar a esse momento em que as coisas começam a ser mesmo difíceis?
Serei esgroviada por estar desejosa que chegue o momento em que pensarei para mim mesma "Mas que raio fui eu escrever naquele artigo no blogue há duas semanas atrás?"?
Serei doida por ansiar pelo momento em que me passará pela cabeça "Onde raio me vim eu meter?"? 
Ou estarei apenas para todo o sempre e irremediavelmente apaixonada pela maratona?

23 comentários:

  1. Eu vou pela parte em que "estás irremediavelmente apaixonada pela maratona" :)
    Tb te digo, que embora não tenhas treinado tão especificamente para esta de Sevilha, tens muitos outros pontos a favor...tens mais experiência (além da primeira Maratona e de já saberes como é, tb alinhastes em alguns trails longos), mais alguns meses de corrida (para quem corre à pouco tempo como é o teu caso, isso conta e muito), não tiveste lesões nem grandes paragens e acima de tudo nota-se que estás muito confiante. Por isso...tá tudo em cima e vai correr bem, se se respeitar a Srª Dª Maratona convenientemente.
    Beijinhos e força nisso

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também tenho sempre olhar para os pontos positivos desta preparação mas às vezes não é fácil porque sinto mesmo que não estou tão preparada para esta como para a outra. Mas com respeitinho a coisa faz-se.
      Beijinhos e obrigada pela força.

      Eliminar
  2. Gostos estranhos semelhantes aos meus... Força aí! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há pessoas com gostos mesmo estranhos! =P
      Obrigada Sílvio.
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Estás irremediavelmente apaixonada pela maratona por enquanto.
    Mas tu vais subir a fasquia e mostrar ao João que os 42,195 não são o limite, o céu é o limite!
    Até eu próprio, com o esqueleto preso por arames, ainda vou ter que demonstrar isso ao João o que vai ser uma carga de trabalhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se tudo correr bem a fasquia irá subir já este ano... ;)
      Mas quanto a mostrar ao João...não me parece que ele vá na conversa...
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Olá maluquinha! Quer dizer...Olá Isa!
    A corrida deu-me muito, conheci lugares lindos e fiz muitos amigos. O ano de 2013 também foi muito importante para mim, foi o ano em que a nossa amizade passou a amor. Não há dúvida que foi um grande ano!
    Quanto a Sevilha, lá estaremos para vencer todas as dificuldades que apareçam.

    Beijos grandes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso são maneiras de se tratar a namorada? ;)

      É isso mesmo, iremos vencer todas as dificuldades que apareçam! Venham elas!

      Beijos grandes

      Eliminar
  5. "...irremediavelmente apaixonada pela maratona?..." - isso é que é fundamental! Com Paixão move-se montanhas!

    De resto, muito raramente o atleta de pelotão fez o treino todo direitinho, é ouvi-los falar em cada linha de Partida "oh...não corri nada esta semana..."; "...oh...apareceu-me aqui uma dor...oh..tenho tido imenso trabalho...." enfim, é o "normal".

    Pelo que te acompanhei e pelo que dizes....Sevilha vai ser mais uma Maratona de sucesso para ti Isa! Muita força, beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Ana. É muito importante toda a vossa força.
      E é como dizes, com paixão move-se montanhas!
      Beijinhos e bons treinos.

      Eliminar
  6. Olha que o 13 foi bom... mas algo me diz que o 14 ui ui ui!!! ehhehhehe
    E menina Isa eu tenho que ter uma conversinha consigo ai ai ai... tenho que saber essas provas todas ehehehehe :D

    E sabes o que dá gosto?!

    Dá gosto ver que tu estás cada vez melhor!! Estás Feliz!!! Tens um brilho dentro de ti!!! E isso nao existem palavras que expliquem!! :)

    É uma enorme alegria ver-te assim tão bem e tu claramente mereces tudo!!!

    :)

    Sevilha?! Paixão por Maratonas?! Qual doida qual quê!!!! SIGA!!! Se te faz feliz é assim mesmo.... o caminho é sempre em frente e não devemos deixar nada por fazer nem dizer!!! A vida é para aproveitar o mais possível!!

    :)

    Um beijino enorme e ALLEZ ALLEZ!!!!!!!

    eheehh

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O 13 já está na história. O 14 está agora a ser escrito e as perspectivas são muito boas ;)

      Obrigada querida afilhada. A tua força dá-me ainda mais motivação.

      Beijinho grande



      Eliminar
  7. Oh Isa... há coisas que só quem anda lá dentro é que percebe ;)
    E o enfrentares desafios com esta dimensão, não te faz ter um parafuso a menos, muito pelo contrário. Significa que és alguém que gosta de saborear a vida e que não anda cá por ver andar os outros.

    Dizes que não estás tão preparada. Eu discordo. Estás bem fisicamente e tens mais a vantagem de já ter feito uma Maratona, o que te dá outra experiência para encarares os 42.195

    Eu vi como estavas antes de Outubro e agora. Podes não ter treinado tanto mas o treino anterior está aí, e ampliado, e estou convencido que vais fazer algo de muito espectacular e inesquecível :)

    Fiquei foi imensamente curioso com a tal que coisa que não podes revelar! Olha que já pensei em mil e uma coisas. Não se faz, deixar uma pessoa assim tão na expectativa, eh eh :)))

    Beijinhos e sobre a tua última pergunta, SIM! Estás! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela tua força João. É muito importante para mim.
      Já viste a afilhada que foste arranjar? Maluquinha...mete-se numas maratonas atrás das outras... :)

      E a ti é que não posso revelar mesmo! Serás o último a saber! Ahahahahahah =P

      Beijinhos e boa semana.

      Eliminar
  8. Como te percebo..estou deserto para passar pela placa dos 32km e tal como nas outras que fiz pensar "pronto, metade já está!". Não há nada que se compare àqueles 42km... E quanto a ser diferente de Lisboa, acredita, não tem nada a ver! Fiz a de Barcelona há dois anos e os espanhois são incriveis! Mas isso já tu deves ter reparado em Lisboa, são sempre eles os mais animados.. Não te preocupes muito com esses treinos mais pequenos, servem mais para descansar dos técnicos que outra coisa. Vai correr bem! Ah, vou procurar lá as vossas camisolas para meter conversa ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ufa...que alívio! Não sou a única maluca por estas bandas :)

      Obrigada pela força. Mete conversa à vontade. Seremos fáceis de encontrar de amarelinho ;)

      Beijinhos e bons treinos até Sevilha!

      Eliminar
  9. É possível que seja amor, mesmo. ;)
    Beijinhos e continuação de bons treinos, está quase!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É possível, não é? Eu também acho que sim.
      Beijinhos e obrigada.

      Eliminar
  10. Olá Isa,
    Adorei - "Irremediavelmente apaixonada pela maratona" :)

    Muito Bom...

    Sei que tens muitas capacidades e agora é só acreditares nelas, e aproveitar a tua cara metade... e conversarem muito... mesmo que já não saiam palavras... durante esses 42 Kms, que vais ver como o tempo vai "correr" :)

    É muito bom ver essa equipa de amigos tão querida a fazer a maratona de Sevilha... e aguardo ansiosa por esse dia especial :)
    E pela noticia que não podes revelar, que tal como João... eu devo ser mesmo a ultima a saber :)

    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Conversarmos muito só se for nos primeiro km's, depois provavelmente já só me vão sair grunhidos...e tu bem sabes pois ias comigo nos últimos km's da maratona de Lisboa :)

      Lamento Sandra mas serás das ultimas pessoas a saber aquilo que não posso revelar ;)

      Beijinho grande

      Eliminar
  11. ...antes demais , dizer que sem "muitos treinos específicos" , mas com essa energia positiva e tudo de bom que te rodeia , de certeza que vais fazer uma grande Maratona !! :D

    ...eu só fiz a minha primeira já cota , e tu já vais para a segunda ????
    ... não á duvidas que tens algo de "especial" com a maratona ! ehehheh

    eu ainda estou meio "traumatizado" da minha primeira e única até agora ! eheheh


    Muita força Isa ... , e tás á vontade...vai ser brutal !!! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Artur.
      Vamos ver se terei ou se isto não é só conversa...é que pelo menos por enquanto ainda só tenho uma maratona nas pernas. Sou é maluca por já estar inscrita em mais não sei quantas... ;)

      Estás traumatizado mas vais fazer não sei quantas ultras este ano...Ganda maluco! =P

      Eliminar
  12. Dito por quem se vai estrear nas meias ( ahahah) a sério daqui a 3 semanas e em 2014 só treinou ... A menina ( não confundir ) com menos uns anos que eu já tem bem mais experiencia e conhecimento de como o corpo e a mente se comportam em longos voos e como tal a preparação, embora fundamental pode nem ser o principal, pois os km, os ouvir o corpo e em especial a alegria e a vontade de fazer uma coisa que se gosta e muito mais importante e forte.
    Acredito que o nervosismo pré - prova nunca desapareça mas tambem acredito, até pela minha ( vasta. ;-)) experiência que a cabeça e que manda!
    E se essa, juntamente com o coração, está apaixanada, tudo corre melhor.
    PS: o titulo do post poderia ser:
    SEVILHA, AINDA faltam 2 semanas!
    Bjs

    ResponderEliminar