terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Treino solidário Padaria Portuguesa/Run4Fun

No passado domingo passei uma manhã diferente. Juntei-me à Sandra e à Lúcia para um treino solidário a favor da Casa Mão Amiga.

A manhã amanheceu chuvosa e a vontade para sair da cama não era muita. Mas lá me convenci sabendo que assim que começasse a correr não me iria arrepender.
Neste treino tudo era aliciante, o percurso que passava por algumas zonas e bairros turísticos de Lisboa, a distância (cerca de 15,7 km), a companhia e, claro, a vertente solidária.
Chegadas ao ponto de encontro fomos levantar os dorsais ou antes, as pulseiras/fitas que serviriam de "dorsais".

Por esta altura encontrei a Carla, que iria participar na Caminhada. E pouco depois foi tempo para o primeiro agrupamento, para a organização dos Run4Fun nos informar sobre como iria funcionar o treino.
Tenho já a dizer que o treino decorreu de forma impecável. Para um simples treino não se exigia muito, mas a verdade é que tivemos direito a acompanhamento policial e de uma ambulância ao longo de todo o percurso. Dois abastecimentos de água e no final um sumo e um pão de Deus da Padaria Portuguesa. Sinceramente não consigo imaginar melhor organização.

Partimos em ambiente de festa. Todos estavam animados com o treino.
O percurso seria o seguinte: Partida da loja da Padaria Portuguesa que fica entre o Saldanha e o Arco do Cego, seguimos até à Praça de Londres, Avenida de Roma, Campo Grande, Entrecampos e em direcção ao Parque Eduardo VII. Depois seguimos em direcção a Campolide, Amoreiras e Campo de Ourique e começamos a descer até à Estrela, S.Bento e Baixa. Depois sempre a subir até à Graça, continuámos a subir pela Almirante Reis, virámos para a Estefânia e 15,7 km depois estávamos a chegar ao local de partida.


Por esta altura os acontecimentos já estão um pouco confusos, mas vou relatando aquilo que me lembro.
Partimos as três nas calmas e seguimos na conversa até ao primeiro ponto de reagrupamento. Em cada loja da Padaria Portuguesa que passámos os atletas da frente esperavam sempre pelos de trás. Ninguém ficava para trás. Quando parámos neste primeiro ponto encontrei o Pedro, falámos um pouco e acabámos por correr um pouco juntos. Na paragem seguinte encontrei outro Pedro (penso que é Pedro, mas a memória às vezes pode estar a falhar-me) que já tinha conhecido nos 20 km de Cascais. Depois desta paragem segui caminho com a Sandra e a Lúcia e a certa altura encontrei a Lígia. Corri um bocadinho ao lado dela, depois, se não estou em erro, juntou-se-nos o Pedro e depois eles seguiram e eu segui com as meninas.

Fizemos outra paragem no cimo do Parque Eduardo VII, não sei bem porquê, pois aqui não havia nenhuma Padaria Portuguesa, mas serviu para ter uma bela vista de Lisboa. Depois descemos em direcção à Estrela, entrámos no Jardim da Estrela onde uns patos empoleirados em cima de um gradeamento olhavam para nós com o mesmo ar que as pessoas que vão na rua fazem quando vêem gente maluca a correr =P
Descemos, descemos, descemos muito e grande parte em empedrado. Íamos todos com cuidado redobrado e a tentar seguir pela linha do eléctrico que não era empedrado. 
Descemos tanto que depois só poderia vir uma bela subida...parece que a "belíssima" se chama Calçada Combro. E era mesmo muito inclinada. Como estou mesmo a ficar "apanhadinha" pelas subidas, principalmente pelo desafio que elas consistem, segui sempre a correr, o mais depressa que consegui (que neste caso foi muito muito devagar). A subida nunca mais acabava, mas eu estou mesmo a começar a adorar estas subidas e deu-me uma "coisa" e gritei para baixo para apoiar o pessoal que ainda vinha atrás. Já não me lembro o que gritei, mas foi qualquer coisa como "Vamos lá pessoal! Está quase a acabar!". Como devia estar num estado de delírio (adrenalina no máximo), já não sei se foi mesmo isto que gritei, mas que gritei qualquer coisa lá isso gritei. A subida lá terminou e foi tempo para uma pequena pausa no Largo de Camões. 
Aqui fomos informados que daí para a frente é que ia ser mesmo duro e sempre a subir até à Graça. Ora, para quem acabou de fazer uma subida daquelas, dizerem-nos que agora é que vinha a parte pior...estão a ver como ficámos? Assustadas? Não....

Lá descemos tudo até à Baixa e depois começámos a subir escadas. Muitas escadas. Uma escadaria interminável até lá acima. Tive mesmo de andar. Nalgumas zonas era muito estreito e passámos mesmo naqueles bairros típicos. Adorei! 
Ao passar à porta de casa de uma senhora que devia estar a fazer o almoço e se encontrava à porta, um atleta comentou alto que cheirava bem. A senhora de imediato respondeu "Cheira bem, mas não é para ti!" e depois começou a rir-se. Hehehe.

Depois de termos subido a escadaria, havia o segundo abastecimento que serviu para recuperar algumas forças. Só que depois ainda continuávamos a subir pela Almirante Reis e por mais outra rua e aqui começou a custar-me. Os quase 15 km nesta altura começaram a fazer mossa. Eu já ia cansada, mas lá me arrastei até ao fim pensando no pão de Deus =)

Foi um treino muito positivo. Boa companhia, percurso super interessante e variado, organização 5* e tudo por uma boa causa. Haja mais treinos assim!

12 comentários:

  1. Sim senhor, deve ter sido uma manhã bem agradável que valeu a pena :)

    Claro que tenho aqui que referir, uma vez mais, o quanto gostei de ler o que escreveste sobre estares "apanhadinha" por subidas! :)

    Beijinhos e bons treinos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas é que estou mesmo a ficar "apanhada" ;)
      Beijos e bons treinos

      Eliminar
  2. Olá Isa, é o que se pode chamar de uma manhã bem passada - correr, amigos, uma causa nobre e um pão de Deus....não há nada melhor.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo, não se podia pedir mais :)
      Beijos e bons treinos

      Eliminar
  3. Estas iniciativas são de louvar e dão experiências muito divertidas. A chuva ajudou à festa! E os bolinhos... ;)
    Foi um treino diferente e parece que te divertiste, que é o que interessa!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A chuva incomodou um bocadinho, mas ao mesmo tempo até soube bem para refrescar.
      Foi um treino diferente e divertido.
      Beijos e bons treinos

      Eliminar
  4. Fiquei com a impressão que parámos no topo do Parque Eduardo VII para se decidir quem é que ficava por ali e apanhava o metro e quem seguia. Acho que seguiu toda a gente :)

    E sim, era a Calçada do Combro. Faço essa subida muitas vezes a andar, mas fiz também pela primeira vez a correr. Impõe a sua quota parte de respeito! :D

    E venham mais treinos desses, sim! É uma forma diferente de andar por Lisboa :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah ok, na altura não percebi :)
      Venham mesmo mais treinos destes. Acho que não há ninguém que não tenha gostado deste treino.
      Beijos e bons treinos!

      Eliminar
  5. Grande treino/convivio.
    Acabou por ser um treino bem puxado, um treino de qualidade.
    Juntando o treino, a parte solidária e o pão de Deus, de certeza que todos ficaram satisfeitos.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi mesmo um treino muito agradável. E o pão de Deus foi a "cereja no topo do bolo" ;)
      Beijos e bons treinos.

      Eliminar
  6. Olá Isa,

    Foi um prazer enorme poder fazer esta corrida acompanhada da tua pessoa e da Lucinha ; )

    Gostei muito do que fizeste... dos brinquedos todos que levaste... Esta corrida, era bem aplicada a ti - Solidária : )

    Quanto ás subidas... Eu sou uma testemunha de que a subida para ti foi algo que te desafiou e que bem gritaste pela minha pessoa :)

    Tens "pernas para andar", miúda :)

    Muitos Parabéns...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sandra! :)
      Também adorei correr com vocês.

      Não fazia sentido continuar a guardá-los. Só estavam a encher, assim sempre alegram as crianças :)

      Ahah, eu sabia que tinha gritado qualquer coisa =P

      Beijinhos e bons treinos.

      Eliminar