terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Obrigada portugueses!

Aproveitando o excelente e muito bem apanhado artigo publicado pelo Jorge Branco no Último Km, aproveito para referir aqui uma coisa que me tem andado entalada. 
Com todo o respeito que tenho pelo Garrett McNamara que com certeza já entrou para a história e é sempre bom sabermos que o que ele fez na Nazaré contribui não só para espalhar o nome de Portugal pelos 4 cantos do mundo, mas também para atrair turistas ao nosso país e em especial à Nazaré. Mas aquele "Obrigada Garret" no final de um anúncio que anda por aí a passar na televisão fez-me ficar um bocadinho irritada. Então e os portugueses? Sim, e os atletas, artistas, jornalistas, actores, etc, portugueses que levam o nome de Portugal por esse mundo fora e que nos deixam tão orgulhosos? E um obrigada a esses portugueses? E porque eu estou mais ligada às corridas, deixo apenas a título de exemplo um "Obrigada Carlos Sá", que "só" bateu o recorde do mundo na ascensão e descida ao Aconcágua. Para quem ainda não viu pode ver aqui
Mas na verdade temos imensos portugueses a quem poderíamos agradecer. E ligados às mais variadas áreas. 
Nos tempos que correm, onde só se fala de crise, seria um gesto bonito e faria bem ao ego dos portugueses se se divulgasse mais os feitos dos portugueses por esse mundo fora.

16 comentários:

  1. Não poderia estar mais de acordo contigo Isa!
    Tantos e tantos Portuguesas a fazer coisas espectaculares e ninguém fala deles.
    Se o Carlos Sá tivesse corrido uma maratona a dar chutos numa bola se calhar já era falado nos jornais ditos desportivos!
    E mesmo essa “cena” da Nazaré também andou por lá um Português que surfou uma onda gigante. Li algures uma entrevista como esse Português que e, lá está, não sendo eu da área do Surf (embora goste muito de ver e ache um desporto lindo) não fixei o nome desse atleta Luso porque é muito pouco falado
    Obrigado pela menção que fazes ao Último Quilómetro. Conforme te respondi lá estou convencido que tu e a Rute em breve podem acabar uma maratona daquela forma com bandeira e tudo!
    Pensem nisso, sonhem e treinem.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também já li essa entrevista(enviaram-me um mail) a esse português que surfou uma onda gigante na Nazaré. E no entanto só se fala é do estrangeiro e não do português.

      Ainda não tinha lido a tua resposta ao meu comentário, mas já fui ver. Obrigada pela força. A ideia da bandeira é muito boa :)

      Beijinhos

      Eliminar
  2. Concordo. Já chega de noticias sobre a crise, deprimindo ainda mais a população.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exactamente. É sempre as mesmas notícias, sempre as mesmas desgraças. E as coisas boas? Felizmente ainda há notícias boas, mas são pouco ou nada divulgadas.

      Eliminar
  3. Muito bem observado.

    O surfista contratado pela Zon (esse Mac Coiso) não fez mais (por acaso até fez menos) do que um surfista português, de nome António Silva, que por lá andava no mesmo dia a meter-se com ondas daquele calibre na Nazaré.

    Faz parte da nossa natureza de país complexado aplaudir tudo o que se faça cá dentro por gente de fora. "Os estrangeiros gostam tanto de nós, que patuscos que somos".

    O ego do português é assim para o retorcido. Quando se vangloria um feito de um português lá fora, o pensamneto do português é "ah, devve ter páis ricos que o meteram lá fora. Eu se pudesse, também fazia o que ele faz, não estou é para isso", etc.. Acho que o ego só tem que ser puxado a partir de dentro... heróis há-os em cada um de nós, nas pequenas coisas do dia a dia. E é isso que tem que ser salientado nos media. E também fazer ver às pessoas que o Carlos Sá é o que é hoje pelo muito trabalho, dedicação e disciplina durante uns bons 3 / 4 anos.

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lá está. Mas como o António Silva é um "simples" português quase não se fala nele.
      Acho que é preciso agradecer aos estrangeiros que levam o bom nome de Portugal aos vários cantos do planeta, mas infelizmente parece que nos esquecemos dos portugueses que também o fazem.
      Beijinhos e bons treinos

      Eliminar
  4. Bom dia. Não se trata de ego mas de economia. "Obrigada Garret" por ter posto Portugal nas bocas do mundo e, ao surfar aquela onda, ter sido mais eficaz que muitas campanhas de publicidade de muitos milhões de euros. Obrigado por isso. E qual o problema de agradecer a um americano, que até casou na Nazaré?
    Obrigado ao Carlos Sá e a todos os outros portugueses que dignificam Portugal? Claro que sim. Sempre!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tal como escrevi, para mim não está em causa o que o Garrett fez. A mim o que me faz confusão é raramente agradecerem aos portugueses por fazerem o mesmo que o Garrett fez, ou seja, levar o nome de Portugal aos vários cantos do mundo. Parece que os estrangeiros é que são um espectáculo e os portugueses são uns coitados cujos feitos não contam para nada. É isso que a mim me faz confusão. Celebrar os feitos dos estrangeiros em Portugal? Sim. Só é pena que não se celebre com tanto entusiasmo os feitos dos portugueses em Portugal e no estrangeiro.

      Eliminar
  5. Estou completamente de acordo contigo, Isa.

    Temos tantas e tão boas coisas mas a ditadura dos órgãos de comunicação social está restringida a hipotéticos interesses gerais que não passam de particulares.

    Além disso, há uma tendência do povo português para idolatrar o que vem de fora e denegrir o que é nacional. Tantos e tantos exemplos se poderiam dar mas, pegando no nosso desporto, basta referir o que numa determinada altura do seu apogeu, andaram a fazer à nossa Rosa Mota.

    A maioria das pessoas se vê algo feito lá fora, logo elogia dizendo espectacular. Mas quantas vezes ao verem o mesmo cá limitam-se a um "não está nada mau..."

    E a tendência depressiva das notícias actuais? Já há muito tempo que me recuso a ver os telejornais, poderosos depressivos, sei lá com que intenção.

    E tanto poderia dizer mas, como tenho tendência a alongar-me imenso quando começo a escrever, paro por aqui resumindo tudo num Viva Portugal e os Portugueses! (cujo fado é serem tão mal governados!)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é isso. Parece que quando é um português a maioria das pessoas limita-se a dizer "não está mau". Se for alguém de fora a fazer o mesmo as pessoas já acham espectacular.
      As notícias de abertura são sempre depressivas. Na melhor das hipóteses, lá para o final dos telejornais é que dão alguma notícia mais agradável para desanuviar um pouco.
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Olá Isa, não podia estar mais de acordo contigo. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :)
      Beijinhos e boa preparação para Paris! Que inveja....já estou cheia de saudades de lá!

      Eliminar
  7. Isa, concordo totalmente contigo.
    Dá-se mais valor ao que é estrangeiro do que ao que é Português. Ainda para mais nos tempos que correm, o que é nosso tem de ser valorizado. E não é por favor mas sim porque é verdade.

    Beijinhos

    ResponderEliminar