sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

O segundo treino com o Spike

E o treino pelo qual todos têm esperado.... o segundo treino com o Spike! (o 1ª aqui)
Sim, porque já há pessoas a virem ter comigo nas provas e a perguntarem-me pelo Spike ou a comentarem qualquer coisa relacionada com o Spike. Está a ficar famoso.

Fui a correr até à F&B, mas desta vez fui por Monsanto. Depois passei a passagem pedonal aérea para o outro lado e fui ao canil buscar o cão mais chato de todos.
O chato rosnava enquanto eu tentava colocar-lhe a coleira. Mas rosnava a sério! Tive que fazer as coisas com jeitinho, não fosse dar-lhe na vinheta e morder-me. Eu bem que fui falando com ele e dizendo para ele se calar, que já íamos correr, mas ele rosnava como se eu estivesse a tentar enforcá-lo. Não vale a pena tentar perceber a mente do Spike...
Lá saímos em direcção a Monsanto, ao Parque do Calhau. Sim, fui novamente arrastada a maior parte do tempo, mas desta vez corremos um pouco mais e para o fim ele já não puxava tanto. Aliás ele chegou a correr ao meu lado, pasmem-se com esta!

Havia mais algumas pessoas a correrem e outras a passearem cães. Por segurança, porque sinceramente não sei como o Spike poderá reagir, não o deixei aproximar-se de ninguém. Ele é meio chanfrado da cabeça, por isso mais vale jogar pelo seguro. Mas pela expressão na cara das pessoas acho que acharam piada ao verem uma rapariga a correr com um cão. E o melhor de tudo, o Spike devia ir com uma expressão feliz e no fundo é isso que me interessa.

Desta vez  cansei o Spike. Logo à chegada do Parque do Calhau, do lado de quem vem da tal passagem pedonal aérea, há uma rampa algo inclinada. 
O Spike ia a "arrastar-me", mas desta vez eu subi a fasquia e disse "ah, queres acelerar?então vamos acelerar", e acelerei por ali acima. Por breves instantes apanhei-o desprevenido e ultrapassei-o, mas ele não se deixou atrapalhar e correu lado a lado comigo. Claramente devíamos parecer doidos a correr por ali acima. Obviamente chegámos ao topo super cansados (sim, os dois!) e tivemos de andar um bocadinho para recuperar. 
Corremos um bocadinho e fomos beber água, corremos mais um bocado e fomos beber mais água. Parámos para petiscar e iniciámos o caminho de volta.
Enquanto petiscávamos tivemos um momento ternurento em que ele estava sentado a olhar para mim com um ar tão amoroso. Fiz-lhe umas festas e ele muito sossegado e amoroso. Claro que se calhar foi porque eu tinha acabado de lhe dar os petiscos...mas naquele momento lembrei-me do Atticus. O Spike parecia tão calmo e sereno. Foi um momento especial.

Foi um treino bem melhor que o primeiro. O Spike puxou menos, em certos momentos eu até levei a trela "relaxada" no meu pulso, corremos mais e de um modo geral foi uma corrida muito agradável.

O Spike correu cerca de 35 minutos, eu corri 1h30. Na volta para casa vim pela Estrada de Benfica porque já era de noite. 

Mais corridas com o Spike se seguirão. Porque o chato no fundo no fundo merece.

Desta vez não há tantas fotos e não há vídeos, porque concentrei-me mais na corrida em si, mas aqui vai uma foto tirada durante o momento dos petiscos.
Ambos cansados, mas satisfeitos com a corridinha


19 comentários:

  1. Alguém anda a ver o Dog Whisperer ;)

    Bom treino!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso nem sou grande fã do "Dog Whisperer", embora o Cesar Millan tenha algumas ideias bem boas, como correr ou andar de patins com os cães :)
      Obrigada e bons treinos também para ti.

      Eliminar
  2. Parece-me que a corrida está a fazer do Spike um outro cão. Um cão de bem com a vida.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não te deixes enganar Vitor. Assim que ele volta ao canil, volta a o Spike resmungão e de mal com a vida.
      Mas quero acreditar que sim, que pelo menos enquanto está na rua a correr, o Spike é um cão diferente.
      Beijinhos e bom fim de semana!

      Eliminar
  3. Eu acho que o Spike merecia um treino assim todas as semanas!! Talvez assim até andásse mais calmo (não custa nada tentar... :p). E assim puxam um pelo outro, à vez.
    Bom treino no domingo, acho que não vou estar em condições de ir, com pena minha... :(

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Merecia um treino assim todos os dias. Mas é difícil arranjar tempo suficiente, para além que eu nem corro todos os dias. E, seja como for, a minha prioridade no canil é sempre o meu afilhado Nilo, que infelizmente não pode correr.
      Mas vou tentar arranjar mais tempo para treinar com alguns cães do canil, Spike incluído :)

      Obrigada e boa prova para ti amanhã :)

      Beijinhos e bom fim de semana.

      Eliminar
  4. Viva! O bem aguardado treino do Spike! :)

    Estou a imaginar a cena da subida. Gostei de ler "acelerei por ali acima". Foi de tal maneira que nem ele te ultrapassou.
    Estás cada vez melhor a subir (e a gostar, confessa!)

    A fotografia está muito bonita pois estão os dois com um ar feliz e esses momentos valem por tudo.
    E olhando para o ar dele, custa a acreditar que seja assim tão resmungão! :)

    Beijinhos e já estou a aguardar para ler o treino nº3 do Spike
    (não só ele merece como tu também)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Confesso, confesso :)
      Acaba por ser bom treinar com ele porque, sem o saber, ele desafia-me.

      Um dia quando o conheceres vais ver como ele é mesmo muito resmungão. Quando sai do canil é que acalma porque está demasiado ocupado a cheirar tudo e a correr.

      Beijinhos e bom fim-de-semana!

      Eliminar
  5. Os animais adoram estas corridas. A minha quando pressente que eu a vou levar fica louquinha

    ResponderEliminar
  6. Cansar o cão é excelente mas fico apreensivo por a Isa ter receio em relação à reacção dele com outras pessoas. Todo e qualquer cão pode e deve ficar submisso. Se a Isa tem esse receio é porque ainda não teve oportunidade de fazer o trabalho de submissão do seu amigo e deve dar atenção urgente ao assunto (submissão nos cães não tem o mesmo sentido pejorativo que tem nos humanos - todo o cão pode e deve ser submisso e não constituir qualquer perigo para terceiros). Sugiro que a Isa, na impossibilidade de falar com um treinador de cães, pelo menos veja na net uns episódios do Encantador de Cães. Por vezes é mais fácil do que se pensa e irá permitir-lhe desfrutar muito mais das corridas com ele, sem qualquer tipo de receios. Boas corridas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Anónimo,

      O Spike não é o meu cão, é um cão de canil, canil no qual eu sou voluntária. Como tal não lhe ( a ele e a todos os outros) é dedicado o tempo necessário para poder estar perfeitamente educado e sociabilizado. Somos todos voluntários e fazemos o que podemos dentro das nossas possibilidades.
      Não sou grande fã do "Encantador de cães". Sugiro-lhe que pesquise na net sobre o Dr. Ian Dunbar ou sobre a treinadora portuguesa Claudia Estanislau. Na minha opinião bem melhores treinadores do que o Cesar Millan.
      Cumprimentos

      Eliminar
  7. Ah, OK, pensei que o cão fosse seu Isa. Obrigado pela dica em relação aos outros treinadores. Não conhecia e parecem interessantes. Embora não tenha cães gosto bastante de ver como se pode transformar o comportamento dos animais, de forma natural. Já vi que não é o caso da Isa mas irrita-me bastante a quantidade de inconscientes que andam por aí com os cães e que colocam em risco a segurança de nós corredores. E quem diz corredores, diz ciclistas ou mesmo quem anda em caminhadas. Eu hoje já evito determinadas matas precisamente por causa disso. Há pessoas que não têm noção que um cão não treinado pode facilmente colocar em risco a integridade física de terceiros, por não 'perceber' que apenas vamos a correr e que não queremos fazer mal nenhum, nem a eles, nem aos donos.
    Boas corridas para si e para o Spike :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Percebo o seu lado. Há pessoas que são mesmo inconscientes. Há outros cães no canil com os quais nunca correrei pois tenho perfeita noção que poderão constituir um perigo para as outras pessoas ou cães.
      Não acredito que o Spike mordesse em alguém, mas prefiro jogar sempre pelo seguro e não arriscar. Enquanto correr ou passear comigo irá sempre de trela e perto de mim.
      Boas corridas e bom fim-de-semana.

      Eliminar
  8. Bom dia Isa, grande treino esse, a todos os niveis. Que estás a melhorar a corrida está mais do que à vista, parabéns por isso mas mais ainda por teres essa faceta solidária e de amor por animais em geral, e neste caso pelo Spike em particular. Não é qualquer um...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Carlos.
      E é um prazer correr com o Spike e ele acaba por puxar por mim.
      Beijinhos e óptimas corridas!

      Eliminar
  9. ...muitos parabéns , bela acção , a felicidade do animal deve compensar tudo ! ;D

    Respect !! :)


    ajb

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada. Sim, a felicidade dele compensa tudo :)
      Boas corridas!

      Eliminar
  10. Os animais, especialmente os cães (com os quais tenho alguma experiência) são peritos em nos presentear com esses momentos mágicos, através de um olhar, uma expressão (sim, mesmo que seja porque lhe acabamos de dar um petisco) e nesses momentos somos felizes.

    ResponderEliminar