quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Falta de motivação e susto

Por onde começar? Ah já sei! Por onde fiquei da última vez. 
O último treino relatado foi o de 4ª feira da semana passada. Seguiu-se o de 6ª.
Era suposto ter sido um treino mais longo, a rondar a hora e meia. Era suposto...Não foi...E desta vez não foi porque me entusiasmei e corri mais. Foi mesmo o contrário. Não estava muito motivada e corri menos.

Eu não tenho andado muito entusiasmada. E a culpa não é da corrida. A corrida ainda é das poucas coisas que me vai entusiasmando. Eu sei que ainda só acabei o curso há pouco mais de 2 meses. Eu sei que isto está complicado. Eu sei que tenho de ter paciência e não desistir. Eu tenho paciência. Eu não desisto. Mas é difícil estarmos sem fazer nada. Eu até sou uma pessoa activa. Eu corro, eu faço voluntariado, eu vou dar as minhas voltinhas sozinha ou com amigos. Mas há aquela necessidade de te algo mais para fazer, percebem?
Antes tinha a faculdade, depois tive a tese. Sim aquilo dá a volta à cabeça de uma pessoa. Mas ao menos estava mesmo ocupada. Agora passo muito mais tempo em casa. Envio currículos, respondo a ofertas de emprego, mas nada. As pessoas nem se dignam a responder-nos e isso é frustrante. Ainda é mais frustrante quando os poucos colegas e amigos que já conseguiram arranjar trabalho estão a receber ninharias (e quando digo ninharias é mesmo uma porcaria... se pensam que ter um curso superior serve de alguma coisa, não serve de muito, um colega meu está a ganhar pouco mais que o ordenado mínimo!) e a trabalhar em média 10 horas por dia. É um bocado revoltante saber que os nossos pais investiram na nossa educação e das duas uma:

  • ou não arranjamos emprego;
  • ou arranjamos e recebemos uma bela porcaria e somos explorados que é uma coisa "linda".
Eu quero arranjar trabalho, mas digam lá se isto não é de desmotivar completamente uma pessoa? E depois admiram-se que os jovens estão todos a emigrar. Eu não me admiro nada. 

De modos que o panorama não é bonito. Vou tentar continuar a ser a Isa optimista, mas não está fácil.

Depois desta introdução (preparem-se para ler muito...se não quiserem, o melhor é lerem na diagonal ou então saltarem à frente. Não se preocupem que isto vai ter uns momentos mais alegres ao longo do texto).

Voltando então a sexta-feira. Saí para correr e o meu espírito não era o melhor e isso prejudicou o treino. Segui pela Estrada de Benfica até Sete Rios, depois segui até à Praça de Espanha e como ia afilta para fazer xixi =P tive de fazer um desvio pela Gulbenkian. 
A minha linda figura toda transpirada a entrar no edifício onde sabia que havia um wc. O segurança estava à porta, ainda pensei que ele me dia dizer alguma coisa, mas só me deu as boas tardes. Retribui e corri para o wc. Não, não corri. Andei a passo apressado.
A minha ideia era seguir até Entrecampos, Campo Grande, Telheiras, Carnide, Benfica e casa. Mas....
A chegar a Entrecampos com quem é que me cruzo?
Nada mais nada menos que a minha mãe.Vinha a sair do trabalho.
Estão a ver o que aconteceu a seguir, não estão?
Parei de correr para falar com a minha mãe e aproveitei a desculpa para acabar por ali o treino e segui com a minha mãe para casa. 50 minutos de corrida. No comment.

Ainda tinha outra hipótese de fazer um treino longo no domingo, mas como fui almoçar com o meu pai e depois demorei-me mais um pouco e depois ainda estive quase 40 minutos à espera do autocarro!!!, quando cheguei a casa já era de noite e serviu-me de mais uma desculpa para não ir a correr...

Ah mas eu ia correr na segunda! Nunca corro às segundas e a razão é muito simples, é o dia que vou ao canil e isso chega para um dia. Mas agora vou mudar isso. Vou poupar dinheiro no autocarro, vou poupar o ambiente e vou correr. 
Fui logo de manhã. Mochila às costas com roupa para trocar no canil, almoço, chaves, documentos e telemóvel. A mochila ia a abarrotar, mas o peso não me fez muita confusão. O que me fez confusão foi o quanto me custou correr até ao canil. Andava, corria, andava, corria. Demorei cerca de meia hora, mas podia ter demorado menos se tivesse ido sempre a correr. Se fosse sempre a correr demoraria menos que o autocarro, por uma razão muito simples. Até à paragem ainda são uns 6 minutos a andar. Da paragem em Sete Rios até ao canil são mais uns 6, contando com o tempo que às vezes estou à espera do autocarro, podem ter a certeza que é mais rápido ir a correr, mas não vale batotas! Tem de ser sempre a correr. Coisa que eu não consegui fazer.
Doíam-me os gémeos, sentia-me cansada. Corria um bocadinho, andava, corria mais um bocadinho, andava. Frustrante! O que me valeu foram as beijocas dos cães quando cheguei =)
Como fui de manhã, tive tempo para fazer as coisas nas calmas e desfrutar um pouco da companhia dos cães. Ao almoço sentei-me numa cadeira no terraço a apanhar sol juntamente com a Jessie, uma ternura. Estava um solinho tão bom. "Isto é que é vida", disse eu para a Jessie.
Depois de tudo feito, ainda deu para ir dar uns passeios com alguns cães. 
E depois estava na hora de voltar para casa. A correr. Ou não. Foi a mesma lenga-lenga. Andava, corria...

Terça-feira, o susto.
Na 3ª passei o dia com umas dores estranhas na zona das canelas. Canela direita e canela esquerda. Achei aquilo muito estranho. A seguir ao almoço fui andar um bocado, pouco mais de meia hora.

Quarta-feira, mais assustada.
Ontem estava claramente pior. Nem era preciso correr ou andar. Mesmo estando parada, sem fazer força nas pernas, eu sentia as dores nas zonas das canelas. Não eram dores muito fortes, mas eram incomodativas e estavam sempre lá, estivesse eu a fazer fosse o que fosse.
Não é assim por nada, mas domingo tenho a prova dos 20km de Cascais...não é uma boa altura para lesões, ouviram senhoras donas pernas da Isa????
Coloquei gelo e estou a colocar 3x/dia um spray anti-infamatório não esteróide próprio para dores musculares. 
À tarde ainda saí só para andar um pouco, mas não quis forçar muito e 30 minutos depois estava em casa.

Hoje, ligeiramente melhor.
O gelo e também o spray, mas penso que mais o gelo, fizeram-me bem. Hoje já acordei melhor. Ainda está cá qualquer coisa, mas noto claramente uma melhoria. 
Tenho algumas suspeitas, mas zero certezas. 
Na 2ª como ia para o canil levei os ténis velhos. Nunca se sabe quando um cão, digamos sei lá, chamado Spike, nos pode roer os ténis, por isso por uma questão de segurança levei os velhos. Mas se já mesmo antes do "Fim da Europa" eu já notava que eles já não me estavam a propicionar um bom amortecimento, então agora é que não estão mesmo. Para além disso, para chegar ao canil tenho de ir pelo passeio, pela bonita, mas "agressiva" calçada portuguesa. Talvez tudo isso tenha contribuído para estas dores. Espero que não seja nada mais do que isso.
Como não quero abusar, só amanhã tentarei ir correr e qualquer dor, páro logo. Até domingo veremos o que mais acontece, mas se melhorar, como parece ser essa a tendência vou à prova. Durante a prova logo veremos. São 20 km e eu não me vou meter em aventuras. Se tiver com dores páro. 

Hoje fui fazer uma boa caminhada. E senti-me bem =)
Fui a pé de casa até ao Campo Pequeno. 1 horinha. Fez-se bem.
Depois de almoçar com a minha mãe, fui estender-me na relva dos jardins da Gulbenkian a ler e a tirar fotografias. Soube-me mesmo bem.
Tirei mesmo muitas fotos, porque andava por lá uma família muito simpática ;)
Vejam lá se não são uma família super amorosa e fotogénica.
A família completa
Um dos filhotes.
Apesar de eles não terem medo e até aproximarem-se das pessoas,
eu não quis estar a entrar no espaço deles e tirei quase todas as fotos com zoom.


Olha para ela toda vaidosa! 

Sinto-me melhor, mas não vou facilitar e durante mais uns dias vou pôr gelo e o spray. 
Amanhã vou tentar ir correr, mas pouquinho e devagarinho. Se tiver com dores páro.
Depois digo-vos como correu. Don't worry.

14 comentários:

  1. É mesmo complicado... Entendo-te bem, porque também andei uns tempos assim depois de terminar o curso. O pior, é que agora, uns anos depois, a situação não melhorou, pelo contrário! Anda tudo muito instável e isso desmotiva... tento não pensar muito nisso, mas custa. O que vale é que sempre vamos tendo umas corridinhas para nos animar, não é verdade! :)
    Essas dores que tu falas, na zona da tíbia, também já tive algumas vezes. Melhora com gelo e descanso, é melhor não forçares. Pode ser mesmo dos ténis ou do tipo de piso também. Se calhar é melhor descansares estes 3 dias que faltam, para fazeres os 20km de Cascais bem. Não vamos tirar o prazer da corrida, não é?? ;)

    Beijinhos e força!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo desmotivante. Também tento não pensar muito nisto e distrair-me com outras coisas, mas há fases em que uma pessoa por alguma razão se vai mais abaixo.

      É mesmo na zona da tíbia e é nas duas pernas. Sim, não quero forçar, porque tenho medo de piorar, mas queria só tentar dar uma corridinha amanhã nem que sejam só 10 minutos, só para ver se tenho ou não as dores.
      20km são muitos kms e se não melhorar não vou à prova. Sou maluca, mas não tanto!

      Beijinhos e obrigada pela força.

      Eliminar
  2. Pela descrição, parece-me canelites. Já tive varias vezes os mesmos sintomas, e passou com descanso. Tive dores horríveis, quase como se estivessem a espetar facas nos ossos. E uma inflação do periósseo, uma membrana que cobre o osso da tíbia. Tratamento: Fase aguda- repouso total de 2 a 3 semanas, analgésicos, anti-inflamatórios, elevação do membro inferior afectado. Fase convalescença- treino progressivo em relva ou terrenos moles, uso de calcado desportivo adequado, uso de meia elástica. Fonte: Lesões típicas do desportista, Leandro Massada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As minhas dores não foram nem são horríveis. Pelo menos por enquanto, mas espero que não piorem. Principalmente agora que pareço estar melhor.
      Pode ser que não seja algo assim tão grave.
      Obrigada pelos conselhos.
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Pois “Dona Isa” se eu entendo essa desmotivação.
    Imagina eu com 52 anos (53 em Maio) desempregado de longa duração (mais de 4 anos) e sem perspectivas nenhumas de sair disto, E o subsídio de desemprego acaba-se em Julho!
    Mas tu tens a vantagem de ter seres jovem e teres a vida pela frente (um frase muito linda mas seio como a vida é “tramada” também para ti).
    Acredito que essas dores vão passar e podem ter sido mesmo causadas pela conjugação de sapatos velhos e correr nos passeios.
    Eu não li o texto em diagonal! É uma delícia ler as tuas “aventuras”!
    Beijinhos
    (Nota adorei as fotos!)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não há perspectivas nenhumas para ninguém. O povo está a pagar por anos e anos de má governação.
      E ainda por cima pagamos por maus serviços. Maus transportes, maus serviços de saúde...
      Eu já decidi e já estou a aplicar que só vou andar de transportes mesmo quando me for impossível ir a pé. Isso vai-me permitir poupar dinheiro, poupar o ambiente e ao mesmo tempo só me faz é bem à saúde.

      Espero que tenhas razão e que isto não seja nada de especial.

      Ainda bem que gostaste de ler as minhas aventuras e de ver as fotos =)

      Beijinhos

      Eliminar
  4. Ler na diagonal um texto da Isa?!? Nunca! Tudo muito bem lido!!!

    Compreendo perfeitamente o teu estado, ampliado por diversos factores que em nada ajudam e que em certas alturas fazem crer que "o mundo uniu-se para nos tramar".

    Não vou dizer para teres calma nem paciência pois tu saberás bem que há frases feitas para o vento levar.
    Tenta é aplicar o chamado pensamento lateral, lutando para ver a parte do copo que está cheia e não a metade vazia.

    Mesmo que não estejas a 100%, aconselho-te a ires a Cascais e adequares o teu ritmo às circunstâncias pois uma das melhores facetas duma corrida, ainda por cima bonita como esta, é lavar-nos a alma enquanto respiramos o ambiente tão característico das provas, fazendo-nos esquecer do que nos rodeia.

    Força Isa, tudo a correr pelo melhor!

    Beijinhos

    PS - Que família tão querida!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com essa parecias o Rui Veloso :)
      Eu tento ver sempre o lado positivo das coisas, mas às vezes não é fácil.

      Eu quero muito ir a Cascais, porque adoro aquela zona. Há uns anos (poucos) costumava alugar umas bicicletas em Cascais com uns amigos e íamos até ao Guincho. Sempre adorei aqueles passeios. Aquela zona é linda.
      A zona aliada à distância é o que me atrai nesta prova. Espero sentir-me bem no domingo.

      Beijinhos e obrigada pela força.

      Eliminar
  5. Também já tive canelites. É uma inflamação bastante dolorosa, mas não é muito grave.
    Vais ver que no domingo vai tudo correr bem.
    Desejo também que tenhas sorte na tua vida profissional.
    beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela força.
      Um bom fim-de-semana para ti.
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Isto está mau. Muita corrupção e ganância deram nesta crise mundial. Para os jovens em início de carreira é bastante complicado.
    Não podes é desistir. E a corrida ajuda bastante.
    Espero que estejas melhor da tua lesão.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podes crer. Não vou desistir, embora às vezes me vá mais abaixo. A corrida ajuda e muito.
      Já estou melhor, embora ainda não a 100%.
      Beijinhos

      Eliminar
  7. Olá Isa, os teus post são para ler de principio ao fim, e mais nada. Quanto à situação deste país a coisa não está nada fácil,e pior é que não se vê a luz ao fundo do túnel. Como lutadora que és, não te vais deixar desmotivar - desejo sinceramente que consigas arranjar rapidamente uma saída para a tua vida profissional. Quanto às tuas dores, à medida que ia lendo os sintomas tb me pareceu canelites...nunca tive, mas tenho um amigo corredor que todos os anos tem umas crises de canelites com sintomas parecidos com os que descreves, e trata-as com uns anti-inflamatórios e umas massagens - mas consegue continuar a correr. Espero que no teu caso não seja nada de grave e aproveito tb para te desejar uma boa corrida no domingo.
    Beijinhos e não percas a esperança

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelas tuas palavras Carlos.
      Já estou melhor, embora não saiba como vai ser amanhã. 20 km ainda são 20 km...
      Beijinhos

      Eliminar