segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

20 km Cascais ou quando estamos inspirados

Sem querer estar a entrar em exageros, penso que posso dizer que foi uma das minhas melhores provas até hoje. Senti-me a voar. Nem sequer consigo descrever por palavras aquilo que senti a partir sensivelmente do km 9. A palavra que eu utilizei enquanto corria foi "inspiração". 

Mas vamos por partes.
Como sabem a semana não foi fácil, quer física, quer psicologicamente. Como tal, eu não tinha grandes esperanças para esta prova. Pelo contrário, eu estava era cheia de receios, por causa das minhas belas canelas.

Andei a poupá-las a semana toda, por isso não sabia o que iria acontecer quando eu fosse tentar correr 20 km, a 2ª maior distância por mim já percorrida.

Antes da prova encontrei-me com os restantes companheiros de equipa, mais o Nuno, a Sandra e fui encontrando pessoal conhecido dos blogues. O tempo passou num instante, tirámos umas fotos antes do ínicio da prova e dirigimo-nos para a partida.
Falta pessoal, mas em compensação temos a Kali =)
A prova começou e a estratégia adoptada foi a de ir nas calmas. Eu ia cheia de medo que as canelas dessem sinal. E por volta do km 2, a canela esquerda deu sinal. Muito ligeiramente. Não queria estar a assustar ninguém. Na altura ainda ia a correr com o João (que se manteve comigo durante toda a corrida), Sandra e Lúcia. Decidi continuar a correr, porque a dor quase não se notava, mas se continuasse assim teria de parar mais tarde ou mais cedo. Felizmente a minha querida e amorosa e fofa, e todos os adjectivos positivos que hajam, canela portou-se lindamente e pouco depois deixei de sentir dores. Continuei cautelosa, até porque no ínicio ainda haviam algumas subidas. A Lúcia e a Sandra acabaram por seguir caminho e eu e o João lá fomos no nosso ritmo, quase sempre acima de 6min/km. Mantive-me cautelosa até ao km 9. O João até comentou que eu não estava nos meus dias, eu confirmei. 
Mas isto foi antes do km 9. O km da "viragem", o km da inspiração. 
As canelas iam bem, não voltaram a dar sinal e a partir sensivelmente do km 9 deu-me uma "coisa". Não sei mesmo explicar. Comecei a acelerar. Começámos a ultrapassar muitas pessoas. Eu sentia-me mesmo bem. O João notou que eu me ia a sentir melhor. Eu disse que me estava a sentir inspirada e que era melhor aproveitar enquanto durasse. Há que aproveitar os bons momentos e enquanto nos sentimos bem, não é? Por isso deixei-me ir, pensando que provavelmente não iria aguentar aquele ritmo até ao final, mas ao menos aproveitava enquanto me sentisse bem. Se eu sonhei sequer que ia mesmo aguentar aquele ritmo até ao final...

Passámos por várias pessoas conhecidas. O Vitor tirou-nos uma foto:
Obrigada Vitor
Continuámos a ultrapassar outros atletas. Eu sentia-me a voar. O vento era algum, mas nada de especial. Até soube bem.
A minha ideia inicial era, se tudo corresse bem e eu não tivesse dores, tentar acabar por volta das 2h10/2h15. Mas ao ritmo a que íamos permiti-me sonhar um bocadinho mais alto. Os quilómetros iam passando (ou voando?) e continuávamos sempre abaixo de 6min/km. A paisagem era bem bonita, o vento até sabia bem e continuámos a correr. A uns dois quilometros da meta já sonhávamos com as 2h00. Um número muito bonito e um tempo bem melhor do que estava à espera, mas no marco do km 19 acho que ambos percebemos que era possível fazer abaixo das 2h. Só tinhamos que continuar a acelerar. E continuámos. Entre o km 9 e o 20, só o km 10 foi ligeiramente acima dos 6min/km, os restantes foram todos abaixo de 6min/km. Para mim isto é mesmo muito rápido. 
Estávamos tão perto...será que iriamos conseguir fazer abaixo das 2h? Havia ainda uma subida...Se ao menos não houvesse aquela subida...Aguentámo-nos bem e pouco depois era a descida para a meta. Entrámos na 1h59... A meta era já ali à frente, acelerámos bem e corremos os últimos metros a 4.11min/km! (Já posso dizer que já corri a 4 ao km com a camisola dos 4 ao km =) ). Cortámos a meta com 1h59m25s! Eu soltei um "YES".
Foto da AMMA
Acho que o meu sorriso depois de ter corrido 20km diz tudo.

Conseguir fazer menos de 2h é algo que estava completamente longe dos meus pensamentos. Nem em sonhos. Só foi possível porque as dores nas canelas parecem ter desaparecido. E só foi possível porque me senti mesmo inspirada. Senti-me mesmo bem. Estão a ver aqueles treinos especiais em que sentimos que voamos, mas que infelizmente são poucos? Ontem foi uma dessas corridas, a partir do km 9 deu-me qualquer coisa e a partir daí senti-me sempre a voar. Não sei se foi dos ares da maresia, ou o que raio foi, mas agradeço profundamente por aqueles momentos inesquecíveis. E claro, ao João Lima, por mais uma vez correr ao meu lado, sempre com conversas super agradáveis.

Quero mais provas "longas"! Quero uma Meia já a seguir! Estou super entusiasmada com a corrida de ontem. Quero correr mais e mais e mais. Não sei se é a adrenalina a falar, mas depois desta corrida sinto-me novamente motivada. A corrida tem estes "poderes". 

Boa semana e sejam tão felizes a correr como eu fui ontem.

14 comentários:

  1. Lindo, lindo, lindo texto!

    Parabéns pois foste (d)uma grande inspiração.

    Beijinhos e continues sempre tão feliz a correr como ontem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada João.
      Foi daquelas corridas inesquecíveis.
      Beijinhos e obrigada pela companhia.

      Eliminar
  2. Aiii, essas corridas são tão boas!!
    Parabéns, foi espectacular! Com início mais nas calmas e segunda parte a voar, como deve ser! :) E se calhar os teus ténis novos também deram uma ajudinha... Sim, reparei. ;)

    Beijinhos e muitas corridas felizes!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São mesmo muito boas! :)
      Obrigada. Sim, se calhar os ténis ajudaram. Não sei, deve ter sido uma combinação de coisas.
      Beijinhos e boa semana.

      Eliminar
  3. Uma pessoa quando entra em estado de fluxo, é espectacular! Parabéns! Agora, que venha a Meia :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada. É verdade, foi mesmo espectacular.
      Boas corridas!

      Eliminar
  4. Que excelente resultado Isa. Para quem tinha tido uma semana "complicada" e com todos os receios das canelas, parece que tudo correu na perfeição e o sorriso na chegada espelha isso mesmo. Muitos parabéns.
    Beijinhos e boas corridas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Tiago. Espero que a tua prova também tenha corrido bem.
      Beijinhos e bons treinos.

      Eliminar
  5. Isa, o teu entusiasmo é contagiante.
    Espera só mais um bocadinho, a meia da ponte está quase a chegar e com ela a tua melhor marca.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. =)
      Cada dia é um dia. Mas espero que tenhas razão. Se eu estiver tão inspirada na Meia como estava no domingo, então será óptimo.
      Beijinhos e uma boa semana.

      Eliminar
  6. Parabéns pelo bom tempo! Foi uma corrida de trás para a frente! Tentei tirar-vos uma foto, mas iam a grande velocidade e só apanhei os teus pés.... Cuida dessas canelas que essa dor é matreira! Bons treinos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Sílvio. Não te cheguei a ver, devias ir num excelente ritmo.
      Ainda estou a colocar gelo, pelo sim pelo não.
      Beijinhos e boas corridas!

      Eliminar
  7. Essa "coisa" que te deu foi o chamado segundo folgo! Algo que não acontece a todos e que prova que te estás a tornar-te numa excelente corredora de fundo.
    E não foi inspiração! Foi treino e inteligência na forma de abordar a prova!
    Parabéns Isa! Vais fazer coisas lindas na corrida com as quais tua ainda nem sonhas!
    Beijinho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Jorge. Muito obrigada :)
      Beijinhos e boas corridas.

      Eliminar