quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

9/12/2012 - Maratona de Lisboa por Estafetas e sonhos realizados

Quero dizer tanta coisa que nem sei por onde começar, por isso vou começar pelo inicio...

E esta história começa ainda durante a semana. Uma semana de treinos muito fraca. Uma semana inteira e corri apenas na 3ªfeira e apenas 20 minutos! 
Quarta acordei muito mal disposta, com umas cólicas fortes e passei o dia a vomitar e com diarreira - treino de 4ª feira - cancelado.
Quinta-feira estava melhor, comecei a pensar que ainda poderia ir dar uma corridinha na sexta...Durante a noite voltei a vomitar - treino de 6ª feira - cancelado.
Só sábado é que comecei a sentir-me realmente melhor.
Como podem calcular no domingo eu não estava com a moral muito em cima. Tinha estado doente e não tinha corrido nada. O resultado não poderia ser grande coisa.

Mas voltando só um pouco atrás.
Sábado.
De manhã encontrei-me com as restantes companheiras de equipa para levantarmos os dorsais.
Rute -2ºpercurso, eu -1ºpercurso, Ana -4ºpercurso e Carla -3ºpercurso

Obrigada pelas fotos Ana!
Domingo - O grande dia!
Acordei bem cedo, eram 6h40, porque queria estar no estádio às 8h30 e para chegar de metreo até lá ainda tinha de mudar de linha várias vezes. Mas tive sorte e vi um autocarro a passar, que por sinal pára na Avenida de Roma. Mas tive de correr para apanhá-lo. Um sprint! Pensei para comigo "isto começa bem"...
Às 8h já lá estava.
Pouco depois de eu ter chegado, o Kayro reconhece-me, falamos um pouco, não me parece muito nervoso, mas conversamos um pouco e digo-lhe umas palavras de incentivo. Pouco depois chega a Rute, dou-lhe a minha mochila. Acho que não me mostrei muito confiante, mas disse-lhe que ia tentar fazer os 10 km do 1º percurso abaixo da hora.
Pouco depois chega o João Lima, família e amigos. Sou apresentada ao João Branco, que mais tarde viria a ser um grande apoio...
Algumas fotos antes da prova:
Obrigada pelas fotos Mafalda

João Branco, João Lima, Sandra, eu e Nuno
Estava cá um friozinho... Vai lá vai...
Antes da prova ainda fiz um breve aquecimento com o João Lima e com o João Branco, embora as mãos e os pés continuassem gelados.
O tempo passou num instante e de repente tinha começado a prova. Antes de atravessarmos a Partida desejei uma boa prova ao João Lima que se iria estrear na maratona.

O relógio não quis colaborar comigo, o cardiofrequencímetro não detectou os bpm's e naquela confusão toda nem liguei o cronómetro. Só tive tempo de olhar para o relógio e ver que quando cruzei a linha de Partida eram 9h01m e alguns segundos. 
Tinha comentado com o João Lima que iria tentar manter-me perto do marcador das 4h. O marcador já lá ia à frente e até chegar a ele ainda demorei um bocado, porque o começo foi a habitual confusão de pessoas. Quando cheguei ao pé do marcador ainda sentia os pés gelados. Fui-me mantendo perto do marcador mais coisa menos coisa, mas sinceramente ia-me a custar. Por volta dos 3km já ia quente e a transpirar. Acho que nunca tive tantos pensamentos negativos durante uma prova, a sério. Não vou conseguir. A Rute à minha espera em menos de 1h e eu vou demorar 1h05 ou mais a lá chegar. A minha equipa vai ficar desiludida comigo. E por aí fora. Achava que ia mais lenta do que na realidade ia.
E para complicar o esquema o meu percurso ainda tinha algumas subidas...
Pouco antes do abastecimento vi a Carla (3ª estafeta da minha equipa) que estava à espera de ver passar o Pedro. Gritei por ela e disse-lhe "Eu estou a tentar, eu estou-me a esforçar". Ao longo da Av. Roma haviam várias pessoas, principalmente estrangeiros, a apoiar os atletas. Lancei uns sorrisos a alguns, acenei a outros.
Por esta altura havia o abastecimento (km 5). Bem-vinda água!

Depois seguimos em direcção ao Campo Grande e por esta altura o marcador das 4h foi-se afastando, foi-se afastando e nunca mais o vi.... 
Junto ao estádio de Alvalade um senhor comenta comigo "devemos ir no km 6, não é?", digo que acho que sim, que vamos no km 6, mas não temos como ter a certeza. Eis que de repente oiço uma voz ao meu lado "eu conheço esta menina". Era o João Branco. Um anjo caído do céu! Comentei com ele que me estava a custar. Incentivou-me e disse-me que já estava quase, já só faltavam 2,5km. Eu disse "só?". Eu a pensar que faltavam uns 4km, pelo menos 3 e afinal só faltavam 2,5km! Por esta altura é que caí na realidade. Eu que pensava que ia devagar, afinal ia bem rápido! Olhei para o relógio e comecei a fazer contas mentalmente. Ia de certeza chegar ao pé da Rute antes dos 60 minutos. Menos mal. Relaxei um pouco. 

Ao meu lado o João Branco foi-me incentivando e estou-lhe muito grata por isso e por se ter mantido ao meu lado até aos 10km. A certa altura vemos a Analice. Tive o prazer de correr a seu lado uns breves minutos e de encorajá-la (não que ela precise de encorajamento, ela fez aquilo com uma facilidade e uma leveza admiráveis, mas todos nós gostamos que nos apoiem e incentivem. Grande Analice!).

Mais uma subida...Caramba, pensava eu, mas quantas subidas tem este percurso? O João disse-me que a subida acabava já ali à frente e que depois acabava. Lá arranjei forças e prestes a cruzar a "meta" olho para o relógio. Contra todas as probabilidades, depois de uma semana em que não treinei, estive adoentada e sem o cronómetro, quanto mais um relógio que me dê o ritmo, eu ia bater o meu tempo aos 10km! Numa prova em que senti sempre que ia lenta
Os 57.37 já eram! Não sei ao certo o novo recorde e sinceramente também não estou muito preocupada com isso. Só sei que claramente bati os 57 minutos. Como? Não faço a mínima ideia. 

Uma palavra de agradecimento ao João Branco, porque sem ele aqueles últimos km's teriam sido bem mais duros. Obrigada pela companhia e apoio!

Passei a pulseira/elástico que servia de testemunho à Rute e juntei-me à Mafalda Lima e ao filho que estavam à espera de ver passar o João Lima.
Vimos o Pedro Carvalho, que também se estava a estrear na maratona, gritámos-lhe umas palavras de incentivo. Pouco depois o João Lima. Força João! 

Dirigimo-nos para o metro os 3 mais a Sandra. Destino: Cais do Sodré.
No Cais do Sodré havia uma grande animação. Separei-me deles e dirigi-me para o local de passagem da 2ª estafeta para a 3ª, mas já não vi a Carla, vi foi a Rute que de tão rápida que foi, já tinha chegado lá e passado o testemunho.
Fiquei toda contente quando me disse que também tinha feito o seu melhor tempo aos 10km. Parece que estávamos inspiradas naquele dia.

Juntas ficámos no Cais do Sodré a aplaudir todos os atletas que passavam. Uma grande festa! Mas na zona onde estávamos havia muita gente e assistir, mas só nós as duas e outro senhor é que aplaudíamos e incentivávamos os atletas. É pena os portugueses não serem mais participativos.
Vimos algumas pessoas conhecidas a passarem, inclusive o Kayro, que passou bem cedo e parecia ir na boa. Impressionante! 
Também vimos o Pedro Carvalho e pouco depois vinha a nossa colega de equipa, Ana Pereira, a fazer o último percurso. Força Ana!

Apanhámos o metro até Roma e dirigimo-nos até ao Estádio do INATEL onde estava instalada a Meta. Juntámo-nos à Carla. Vimos a nossa colega de equipa Ana a passar a Meta e aplaudimos e gritámos por ela. Pouco depois vinha o Pedro. Completou a sua primeira maratona! Muitos parabéns Pedro!
Fomos ter com a Ana e com o Pedro. Demos os parabéns a ambos. Trocámos umas palavras e tirámos umas fotos.

A grande equipa!
Obrigada meninas pela experiência vivida!

Eu e a Rute ficamos à espera que o João Lima chegue. Entretanto vamos aplaudindo cada atleta que chega. Uma maratona não é brincadeira. É duro e isso vê-se nas caras dos atletas que vão chegando. Alguns vêm a andar, outros até vêm a coxear! Mas todos estão prestes a completar uma Maratona! Impressionante!

Até que chega o GRANDE João Lima! Puxamos por ele e batemos muitas palmas porque ele bem merece.
Foi emocionante!
Grande João! És MARATONISTA!

Eu e Rute damos os parabéns ao João

Uma claque como não há igual.

Muitas emoções vividas
Deste dia tiro sobretudo a alegria e emoções vividas. A maratona é uma grande festa. E ver aqueles atletas a terminarem uma maratona. O esforço e dedicação necessárias. Fiquei muito impressionada. Ganhei ainda mais respeito pela distância.
E agora vou aqui fazer uma confissão.
Depois de ter completado a meia-maratona em Setembro comecei a sonhar com a maratona. Até já tinha uma data em mente... Dezembro de 2013, na Maratona de Lisboa. Mas, entretanto soube que a data e a própria prova foram alteradas e que em 2013 o percurso será diferente e a data será em Outubro, quando muitas vezes ainda está calor. Na minha cabeça desisti dessa ideia. Em Outubro ainda é cedo. Depois soube que em 2013 a Maratona do porto será em Novembro. Pareceu-me mais aceitável e essa data tem-me andado na cabeça, embora tudo dependa da evolução até lá. Se eu continuar aos poucos a aumentar o tempo que corro nos treinos...Quem sabe?
Só que a verdade é que estar presente na Maratona de Lisboa de 2012 em vez de me deixar com mais vontade de correr uma maratona já no próximo ano, deixou-me foi com mais juizinho. 
Fiquei com ainda mais respeito pela distância ao ver o esforço empreendido pelos atletas e ao ver o estado em que os atletas chegavam à meta.

Um dia eu vou correr uma maratona! Mas quando só o tempo dirá. Depende da minha evolução, depende dos próximos treinos, das próximas provas, do que irá acontecer na minha vida nos próximos meses. Se não for em 2013, será em 2014.Se não for em 2014, será em 2015. Um dia... Sem pressas, que eu ainda sou nova. Era giro correr uma maratona com 25 anos e isso teria de ser já no próximo ano, visto que faço anos logo em Janeiro, mas se for com 26 ou 27 também não me parece uma má ideia. Só o tempo o dirá.

Quero acabar por agradecer a todos os presentes nesse dia tão especial que nunca irei esquecer. 
Agradecimentos especiais às 3 meninas da minha equipa de estafetas e ao João Branco.
João e Mafalda Lima, obrigada pelas fotografias.

E....

MUITOS PARABÉNS AOS RECENTES MARATONISTAS!


20 comentários:

  1. CLAP CLAP CLAP (ainda estou embalada de domingo! ihih :p)
    Foi um dia espectacular, parabéns a todos!
    Olha, eu não sei se quero fazer já a Maratona para o ano, eu gosto de prolongar a expectativa das coisas (isso e também ainda não ter pernas para :p), mas quero ir fazer pelo menos a Meia do Porto, por isso se lá estiveres junto-me a ti! :)

    Beijinhos grandes companheira, e até à próxima!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, batemos tantas palmas!
      Como escrevi, ganhei AINDA mais respeito pela maratona e em princípio também não será ainda para o ano que me irei estrear nessa distância. Mas a tua ideia não é má, fazer a Meia do Porto :)
      Beijocas e até à próxima.

      Eliminar
  2. Estive pela 1ª vez "dentro" da maratona, fazendo apenas o primeiro 1/4 do percurso e é realmente uma coisa incrível. Nem consigo sequer imaginar um dia que seja eu a percorrer os 42,195km. Eu que me quer o estrear em Março na 1/2, tinha pensado em fazer a maratona também no final de 2013. Depois de domingo fiquei exatamente assim "...estar presente na Maratona de Lisboa de 2012 em vez de me deixar com mais vontade de correr uma maratona já no próximo ano, deixou-me foi com mais juizinho."
    Muitos parabéns pelo teu recorde dos 10km e pela excelente prestação de toda a equipa.
    Bjs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, acho que presenciarmos tudo aquilo deixa-nos com mais respeito ainda pela distância.
      Obrigada e parabéns também pelo teu. Foi espectacular!
      Beijinhos e boa semana.

      Eliminar
  3. Um dia descobri que adoro ler este blogue!

    E desde então, cada texto é sempre bem saboreado, pela maneira como o confeccionas, como este.

    Muitos parabéns pela tua prestação (record) e um obrigado muito especial :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada João :)
      E obrigada por me teres dito o meu recorde certinho :) Fiquei muito contente.

      Beijinhos e uma boa recuperação.

      Eliminar
  4. Upa upa, as meninas estão a andar cada vez mais e com objectivos ambiciosos, daqueles bons que nos levam a sair da cama quando ainda todos dormem. ;)
    Parabéns pelo teu tempo e agradeço as tuas palavras.
    Venham mais festas destas que a malta gosta.

    Beijos!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. =D Obrigada.
      E parabéns é para ti! És maratonista!
      Foi um grande dia.
      Beijinhos e boa recuperação.

      Eliminar
  5. Olá Isa.
    Gostei de saber que tudo CORREU bem.
    São estas coisas que perduram na memória.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo um daqueles dias que irão ficar para sempre na memória.
      Beijinhos e boa semana.

      Eliminar
  6. Muitos parabéns pela corrida/recorde e por mais um excelente post. Uma Maratona mete respeito, mas é tb por isso que o desafio é tão cativante e quando o conseguimos atingir não há palavras para descrever o que se sente. Não sou muito experiente, mas na minha opinião devias fazer mais 2 ou 3 meias-maratonas e quando o teu corpo estiver habituado a esta distância passas à próxima. É uma questão de treino.....não te esqueças de um pormenor - uma preparação para a Maratona são 3 ou 4 meses, se a vais fazer em Setembro/Outubro apanhas os meses de Verão para os treinos. É como dizes, se não for em 2013 é em 2014. Mas queria lembrar-te que a "Maria sem frio nem casa" (Carla não é?)vai correr a Maratona do Porto em 2013 - é motivante entrar num desafio assim com amigos - puxamos uns pelos outros para treinar, e fazemos os treinos longos juntos - é uma boa oportunidade.
    Recupera bem e bons treinos!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Carlos.
      Sim, a ideia é fazer mais algumas Meias, antes de me aventurar na maratona. Em Setembro/Outubro não irei fazer de certeza, pelo menos não no próximo ano. No máximo faria a do Porto que já é em Novembro, mas como escrevi, ganhei ainda mais respeito pela maratona e é possível que ainda não seja para o ano.

      É Ana. Ela vai fazer a Maratona do Porto para o ano, mas ela também já anda nisto há vários anos e inclusive não será a primeira maratona dela.

      Não sei...não tenho pressa. Depende muito da minha evolução.

      Obrigada pelos conselhos.
      Beijinhos e boas corridas

      Eliminar
  7. Eu acredito que para o ano podes fazer a tua estreia na Maratona no Porto!
    Só tenho é pena de não poder assistir mas fico a torcer por ti mesmo de longe!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Jorge.
      Eu preferia que a minha estreia fosse na maratona de Lisboa, mas em Dezembro... Porque se por acaso for fazer a minha estreia no Porto não terei quase ninguém lá a apoiar-me.

      Não sei, ainda estamos em 2012 e ainda tenho muitas provas de 10km e algumas Meias à minha frente. E provas em trilhos :)
      Não há pressa. Se correr uma maratona em 2014 ou 2015 já será muito bom.
      Beijinhos

      Eliminar
  8. Parabéns Isa, foi um dia muito bem preenchido, cheguei a andar perto da vossa equipa mas a Ana no último percurso acompanhou-me um pouco mas tive de a deixar ir embora. Sim, creio que um dia alcançara a satisfação de fazer uma Maratona, é das coisa mais bonitas que existem na corrida, tem tanto de belo como de sofrimento, é único e por isso é tão mágico e mesterioso. Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Joaquim.
      Foi um dia mesmo muito agradável.
      Um dia quero mesmo correr uma maratona, mas não tenho pressa. Quando esse dia chegar, chegou. É preciso estar muito bem preparada e já com muitos km's nas pernas.
      Beijinhos

      Eliminar
  9. Olá Isa!!
    Como sempre fantástico relato! :)
    Parabéns pela tua prova e pela vossa prestação como Estafetas! Fantástico!
    Tens muito potencial e estás numa excelente idade para aproveitar ao máximo o teu corpo.
    Beijinho grande :)

    ResponderEliminar
  10. Parabéns pela excelente prova que fizeste!!!
    Aqui a tartaruga também gostou muito de fazer parte da grande equipa, pena não haver mais provas deste género…
    Beijinhos e continua em grande!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :)
      Temos de estar atentas. Eu cá acho uma excelente ideia voltarmos a participar todas numas estafetas.
      Beijinhos

      Eliminar