Na semana seguinte a ter batido o meu recorde pessoal à meia-maratona fomos até à Serra do Açor para celebrar uma data especial para nós =)
Já lá tínhamos ido há 2 anos como podem ler aqui e adorámos. Desta vez vimos as previsões meteorológicas e vimos que íamos apanhar bom tempo. Desta vez é que iriamos tentar fazer o famoso trilho da Benfeita. Existe uma prova de trail com o mesmo nome que passa nesta percurso pedestre.
Assim, aproveitando o fim-de-semana prolongado em Dezembro lá fomos nós até à lindíssima e ainda pouco explorada Serra do Açor.
Foi um fim-de-semana muito bom e a meio lá fomos nós dar um pulinho à Benfeita. Vêm conosco? ;)
Uns amigos que encontrámos pelo caminho. |
Apesar do sol, estava muito frio e um vento gelado, portanto fomos bem agasalhados e por precaução levámos as mantas térmicas na mochila e comida, águas, gorros etc... Por precaução também enviei sms's aos meus pais a dizer onde estávamos mas azar dos azares não havia rede na Benfeita e as sms's não entravam...A meio do percurso o Vitor lá apanhou rede no dele e liguei ao meu pai só a informar onde estávamos :)
O Trilho da Benfeita é um trilho circular marcado e sinalizado com 10 km e na página do trilho informava que era difícil e com a duração média para o percorrer de 5h. Calculámos que demoraríamos menos pois sempre que desse iríamos correr ou caminhar rápido.
Levámos também conosco a brochura PDF que tínhamos imprimido da net com uma breve descrição do percurso.
Começámos cedo na bonita aldeia da Benfeita, o plano era acabar pela hora de almoço.
Ligámos os relógios e lá vamos nós seguir as sinalizações.
O Sardal era o nosso primeiro destino sensivelmente a meio do percurso. Até lá seria quase sempre a subir, mas depois era maioritariamente a descer.
Começámos bem...logo ainda dentro da aldeia já íamos seguir pelo sítio errado, felizmente uns habitantes da aldeia vendo-nos equipados, perguntaram-nos logo se queríamos fazer o trilho e indicaram-nos o caminho correcto.
Agora sim, aí vamos nós! :)
Mais amigos =) |
O percurso começou fácil, junto a campos bonitos mas depressa inclinou e não tardámos a embrenhar-nos mais na floresta. A certa altura deparámo-nos com uma árvore tombada que semi-obstruía o caminho mas deu para passar. Continuámos a subir.
A meio da subida parámos para um picnic e para tentar apanhar rede...Está bem está...
De vez em quando apareciam ligeiras quedas de água e ouviam-se alguns sons não identificáveis....certamente de bichinhos fofinhos esperava eu...
Finalmente chegávamos ao "topo", pelo gráfico seguia-se uma zona plana e depois a aldeia do Cardal.
O "topo". Podia não ser o ponto mais alto, mas depois de embrenhadissimos na serra e praticamente sempre à sombra, avistar o sol soube mesmo a "topo". |
A zona plana, onde acabámos por aproveitar para correr um pouco. |
Lá em baixo a Benfeita, nosso local de partida. |
Chegávamos ao Cardal, sinal de vida...pensávamos nós...Mas antes toca de saltar por cima de mais uma árvore tombada.
Cardal. |
Chegada ao Cardal :) |
No Cardal lá conseguimos ligar ao meu pai.
Na aldeia não vimos ninguém, parecia uma aldeia fantasma. Na aldeia havia as sinalizações e continuámos no nosso caminho, mais à frente havia mais uma marca numa parede de xisto e depois não se via mais nenhuma mas como nesta altura o percurso era em alcatrão, achámos que íamos bem, mais à frente já devia aparecer outra marca...Chegados a um cruzamento nada....humm...aqui tinha que haver qualquer coisa...ainda fomos um pouco à frente mas não se viam marcas. Estávamos no caminho errado, felizmente em estrada, por isso era fácil voltar para trás. Regressámos à ultima marca avistada procurando outras e nada. Entrámos pela aldeia adentro mas tirando aquelas que já tínhamos passado, mais nenhuma.
Entretanto junto à ultima marca avistada no tal muro de xisto, talvez fosse para subir uns degraus que lá estavam e depois de facto havia um percurso em trilho a subir...mas isso seria estranho, visto que a descrição que tínhamos nos papeis dizia que a seguir ao Cardal era a descer por caminhos e levadas estreitas. Mesmo assim tentámos avançar umas dezenas de metros só para ver se haveriam marcas a sinalizar o percurso mas nada...Também não era por aqui...
Já começávamos a pensar em chamar um taxi ou em bater à porta de alguém...
Felizmente não era nada de grave, não estávamos perdidos, sabíamos bem onde estávamos (Cardal) e estávamos junto a estrada, simplesmente não encontrávamos era o caminho correcto para prosseguir. Voltámos ao caminho que seguia pela estrada, desta vez fomos quase 1 km à frente mas não haviam marcas. Não podia mesmo ser por aqui!
Começámos a pensar que a única hipótese era que devido aos fogos do Verão ou a algumas chuvadas ou temporais em Novembro o percurso pudesse estar oculto.
E voltámos à carga em buscar do trilho e lá encontrámos aquilo que parecia o mais plausível de todos. Meio escondido, do lado esquerdo da estrada. Era estreito e a descer. Começámos a descer mas continuávamos sem ver sinalização... Ca raio mas agora tínhamos que estar bem. Continuámos a descer e chegámos a uma levada. Porra, se não era aqui então não sei!!!
E mais à frente uma cascata, a famosa Fraga da Pena?!? Achamos que sim, mas certezas...
O que é certo é que sinalização zero! E depois o percurso até começou a ficar com muita vegetação e não se percebia por onde seguia o trilho.... Por nós chegava, era arriscado prosseguir apesar do bom tempo. Voltámos para trás, para o Cardal. E eu tive uma ideia fantástica =P eheheh. Num cruzamento já em estrada tinha placas com indicações e um deles dizia Benfeita!!! Para cima tinha sido por trilhos, para baixo íamos pela estrada. Não havia nada que enganar! E foi a melhor coisa que podíamos ter feito nesta situação.
Agora, com tantas tentativas de encontrar o percurso, escusado será dizer que já íamos com cerca de 10 km! E bem menos de 5 h.
Despeçam-se do Cardal :) |
Agora é só embalar para baixo =) |
A meio da descida vimos 3 carros parados encostados à berma...Hummm...que estariam ali a fazer??? Com a história do outro que tinha andado fugido da polícia no meio dos montes, a nossa imaginação agora fervilhava....Corre!!!! Ehehehe =P
Quando avistámos a Benfeita após curvas e contra-curvas respirámos de alívio :)
Satisfeitos com a nossa aventura. |
Foram cerca de 14 km em bem menos de 5h :)
Adorámos esta pequena aventura. Fomos aventureiros, mas quando tivemos que tomar decisões conscientes tomámos.
Até à próxima querida Serra do Açor!
Tal como já tinha sido à dois anos, foram uns dias espectaculares!
ResponderEliminarDesta vez, conseguimos fazer o trilho da Benfeita, pelo menos uma parte dele:)
Foi pena a falta de sinalização, mas mesmo assim, deu para conhecer trilhos muito bonitos.
E além de trilhos, também corremos em estrada, nós somos assim, gostamos das duas vertentes:)
Isa, adorei este fim de semana alargado!
Beijos gigantes
Sem planearmos acabámos mesmo por treinar as duas vertentes da corrida :)
EliminarFoi uma bela aventura, mais uns trilhos descobertos :)
Foi um grande fim-de-semana! Já tenho saudades daqueles pequenos-almoços ;)
Beijos gigantes
Uma bela aventura em plena natureza e uma esplêndida maneira de comemorarem a data :)
ResponderEliminarBeijinhos
Foi um grande fim-de-semana e uma pequena grande aventura :)
EliminarBeijinhos
Espectáculo. Adoro este tipo de aventuras.
ResponderEliminarBeijinhos
Foi uma óptima aventura =)
EliminarE é uma zona linda.
Beijinhos
Ir à aventura mas sempre com precaução, é isso mesmo! Confesso que nem sempre aviso a dizer o local exacto onde estou, mas é melhor prevenir...
ResponderEliminarConheço pouco essa zona e acho que nunca estive na Benfeita. Parece-me um bom motivo para lá voltar! ;)
Beijinhos e continuação de boas aventuras.
A zona é fantástica, ainda é uma serra pouco explorada e, cá para nós, ainda bem =)
EliminarObrigada e boas aventuras também para ti.
Beijinhos