Parece que foi ontem que fiz a minha primeira maratona. Parece que foi ontem que me inscrevi para a minha quarta maratona. E agora faltam menos de duas semanas para correr a Maratona de Paris!!!
AI CA MEDO!!!! ;)
No passado sábado fomos fazer o último longo para Paris. O mínimo admitido eram 20 km, na melhor das hipóteses queríamos chegar aos 30 km.
O meu pé está curado e a gripe também. Mas por muito optimista que eu queira ser, sei perfeitamente que não treinámos o suficiente para fazer esta maratona de forma mais ou menos confortável. Treinar em trilhos não dá para estrada. Ajuda mas não chega. Corrida contínua é fundamental e todos sabemos que nos trilhos não há cá disso.
Quando no sábado começámos o treino mais tarde do que o inicialmente previsto e ainda por cima com o calor que estava....já se estava a ver que a coisa não ia correr espectacularmente bem, mesmo assim não foi tão mau como pensei.
Começámos em Algés e seguimos na direcção de Carcavelos. Com o decorrer do treino decidimos ir mesmo até ao fim do passeio de Carcavelos e quando lá chegássemos voltávamos para trás. Ora isso foi por volta do km 11,5, o que quer dizer que ida e volta dava 23 km, o que nos pareceu bastante aceitável para último treino longo para Paris. E contam-se pelos dedos de uma mão os treinos longos que fizemos para Paris, todos abaixo dos 26 km....Mas pode ser que esse seja o segredo...treinar pouco para poupar todas as forças para o grande dia...
Com o dia que estava, a praia estava cheia de pessoas a fazer surf, a passear ou simplesmente a apanhar sol. E aqui o casalito a correr um longo, é preciso força de vontade não hajam dúvidas! :)
Por volta do km 16 a coisa começou a custar e por volta do 18 tive que andar um bocado. Estava muito calor e já não estávamos habituados a correr com este calor, ainda por cima sem sombras. Entre os 18 e os 20,5 ora andávamos ora corríamos. E aos 20,5 o Vitor propôs que andássemos o resto do caminho. Ele até estava mais ou menos bem, mas vendo-me já bem cansada achou que não valia a pena forçar. E acho que fizemos bem. Fomos o resto do caminho a andar e assim acabámos com 23 km feitos.
Naturalmente que em Paris não estará este calor, por isso e apesar dos poucos treinos em estrada temos esperança de fazer a maratona sem grande sofrimento.
Porque acabar sabemos que conseguimos!!! :)
E sinceramente já estou a precisar de férias, a maratona vai ser espectacular claro que vai! Mas estar de férias vai ser ainda melhor :)
Força Isa! E quando te apanhares naquele ambiente... :)
ResponderEliminarEstá quase, amiga!
Beijinhos
Obrigada João!
EliminarAquele ambiente vai com certeza ser espectacular :)
Beijinhos
Ai Paris.....fui tão feliz em Paris!!! ....que inveja..da boa claro :)
ResponderEliminarBeijinhos
Tenho que ir reler o teu relato de Paris :)
EliminarBeijinhos
Perante esse cenário de praia, apetecia era estender na areia não era?
ResponderEliminarDeixa lá que isso tornou-vos ainda mais fortes!
Força!
Ah pois apetecia! :)
EliminarMas não o trocava pelo treino.
Obrigada e beijinhos
Não há corrida continua mas há gestão do esforço, ainda com mais importância que na maratona! Acredita que isso te vai ajudar. Força Isa!
ResponderEliminarTens razão Filipe mas tu sabes que são duas "modalidades" diferentes. Mas sei que o treino de ambas são bons e complementares.
EliminarObrigada pela força.
Beijinhos
Vão chegar ao fim e certamente que vão chegar bem, podem não ter muitos treinos longos de corrida continua mas têm uma forma de vontade enorme, ou não fossem uns Ultra Atletas.
ResponderEliminarBeijinhos
Vamos todos chegar ao fim :)
EliminarBeijinhos pré-maratonista!!!
Levem no pulso lenços de Portugal porque terão apoio de muitos potrugueses
ResponderEliminarClaro que sim pai :)
EliminarBeijinhos
Posso discordar totalmente com está afirmação: "Treinar em trilhos não dá para estrada. Ajuda mas não chega. " ?! Treinar em trilhos pode não dar para fazer uma maratona a tentar bater o nosso recorde pessoal mas chega, perfeitamente, para fazer uma maratona nas calmas! Os trilhos dão uma tremenda capacidade ao nível da endurance e da resistência muscular e ainda por cima és ultra! Olha o que não dá é o contrario ou seja treinar para uma maratona em estrada e ir fazer um trail. Sim porque num trail vais descobrir músculos que quem só treina em estrada nem sabe que existem! :)
ResponderEliminarVai nas calmas e diverte-te em Paris e deixa cá de coisas! :)
Beijinhos.
Sim, tens razão, mas a experiência que tenho e que vejo outras pessoas a ter é que a resistência dos trilhos não é igual depois na estrada. Claro que no trail há outro tipo de esforço e muitos mais músculos implicados mas não há o esforço da corrida contínua que há numa maratona.
EliminarEu vou-me divertir em Paris e sei que vai ser espectacular! E claro que vou nas calmas :) Só gostava de ter treinado mais em estrada para me sentir mais confiante.
Beijinhos
Eu sei que é difícil acreditar (eu também sou assim), mas acredita que não há-de ser pelos treinos que falhaste que a coisa não vai correr bem em Paris! Tens a base, e há dias felizes. ;)
ResponderEliminarForça!
Beijinhos
Claro Rute! Isso é bem verdade, há dias felizes. Em Sevilha aconteceu-me isso, também não treinei muito e fui muito feliz :)
EliminarBeijinhos e obrigada pela força.
Isa, as coisas são como são, não deu para treinar como querias, mas não estás assim tão mal. E em Paris, com as pessoas a puxar pelos atletas, a falta de treino não se vai notar.
ResponderEliminarE depois...vamos estar em Paris! Vai ser brutal!
Beijos gigantes
Aquele ambiente e as vistas de certeza que nem vou notar pelos km's a passar...espero eu :)
EliminarE com a tua ajuda de certeza que vai correr tudo bem.
Já está quase....VENHA PARIS!
Beijos gigantes
Não tenho quaisquer dúvidas de que em Paris, pernas não te irão faltar!!! :)
ResponderEliminarE calor não será coisa que irá existir, por isso Vais BRILHAR!!!
:)
E venham de lá essas férias e aproveita bem!!! :D FORÇA minha Madrinha linda !!!
Grande Orgulho!!!
Lindo! Até rimou! Andas inspirada, deve ser dos ares do Piodão ;)
EliminarObrigada pela força minha Martinha.
Beijinhos grandes