26.02.2017
Desde que corro que não tenho falhado esta prova. Até aqui eram os 20 km de Cascais e que eu sempre adorei e pelo qual tinha um carinho especial devido à prova espectacular (para as minhas aptidões) que fiz da primeira vez que estive presente. Este ano a prova é outra, agora é uma meia-maratona. Se por um lado tenho pena que os 20 km de Cascais tenham acabado, por outro considero que esta meia é uma extensão da antiga, até porque o percurso é igual, mas com mais 1 km e picos.
Eu e o Vítor estamos na preparação da nossa 8ª maratona :)
Para já ainda não vou desvendar mais, mas fiquem atentos aos próximos artigos ;)
Ora, estando nós em preparação para uma maratona, toca de fazer longos :) Coisa que eu adoro!
Duas semanas antes da Meia de Cascais decidimos fazer um treino de 24 km. Começámos no Parque das Nações junto à Ponte Vasco da Gama e seguimos sempre junto ao rio na direcção de Lisboa. O objectivo seria voltarmos para trás por volta do km 12. Estávamos a fazer um treino muito bom e até planeámos tentar fazer a segunda parte mais rápida que a primeira mas quis o destino que a história fosse outra....Por volta do km 11, na zona do Cais do Sodré, não sei como fiz aquilo mas de repente tropecei e dei por mim numa queda em slow motion.
Já no ar ainda pensei que daria para evitar a queda, depois pensei que não ia mesmo dar para evitar a queda mas ao menos tinha que evitar uma queda feia que me pudesse magoar. Caí! Esbardalhei-me! Rasguei as calças, bati com o joelho e esfolei as mãos. (Onde é que eu já vi isto? Há 2 anos atrás no EUL, exactamente o mesmo joelho!!!) Apesar de tudo a coisa não foi tão má como poderia ter sido. Ainda esfolei um bocado a zona do joelho mas deitou pouco sangue, estava mais preocupada com o ter batido com ele no chão. Em alcatrão! O Vitor ajudou-me a levantar, pediu-me para mexer a perna e dobrá-la, coisa que eu conseguia. Comecei a caminhar, mas estava lá uma dorzita da queda, tentei correr e consegui mas sempre que pousava o pé no chão, aquele impacto no joelho...doía um bocadinho...Tive que avaliar a situação. Ok doía, era natural, bati com o joelho, devia estar inflamado, mas não parti nada, conseguia mexer, conseguia andar. Decidi arriscar e fazer os 11 km de volta até ao carro. Por precaução alternámos esta segunda parte do treino entre caminhada e corrida lenta. Acabámos com cerca de 23 km e assim que cheguei a casa pus gelo e desinfectei a ferida. Durante a semana treinei embora lentamente e sem abusos. No fim-de-semana seguinte (e anterior à Meia) por precaução não fizemos um treino longo. Preferi deixar passar um longo para poder estar a 100% na Meia de Cascais e assim foi :)
Chegados ao dia da prova reunimos com os restantes 4 ao km presentes: Eberhard, João Cravo, Aurélio e Conceição. E também com o João Lima que foi assistir à prova de todos :)
Andavam a distribuir uns cartazes para escrevermos mensagens de apoio, claro que os homens deixaram o trabalho de escrever a mensagem para a mulher... =P Ninguém tinha ideias e eu também não, por isso foi isto:
Mensagem simples mas eficaz :) |
E durante a prova o João descobriu que havia outra Isa a correr :)
Obrigada sra. desconhecida :) |
Antes da prova houve um minuto de silêncio em homenagem à Analice. Confesso que tive que engolir em seco para não deixar cair as lágrimas, pois foi um momento bonito, com todos em silêncio e só se ouviam as gaivotas. Arrepiante.
O nosso objectivo para esta prova era darmos o nosso melhor e ver o que saía.
Começámos fortes, demasiado fortes, mas íamos a sentir-nos bem...o que querem?
Passámos aos 10 km com 54 minutos, a aguentar aquele ritmo batia o meu recorde, mas eu sabia que não ia conseguir. Era um ritmo demasiado forte para aguentar durante 21 km. E assim foi, quebrei cá com uma pinta...A segunda parte da prova foi um suplicio e as fotos comprovam-no. Lá me aguentei mesmo assim a um ritmo bom, mas já não era o ritmo inicial como é natural. Só queria andar....eu queria andar...mas eu não podia andar, dizia para mim mesma. "Vais andar numa meia? E quando chegares à maratona Isa, como é que vai ser?"...Comecei a dizer palavrões e quem me conhece sabe que eu muito, mas mesmo muito raramente solto palavrões. Mas em corridas difíceis ou particularmente duras elas às vezes saem-me em turbilhão. E é assim que o Vitor sabe que eu vou a arrastar-me eheheh. Ao contrário dele que vai na boa... A sério...vejam-me as fotos seguintes e vejam o ar do Vitor, a sorrir e a posar para as câmaras...e agora comparem com o meu...dá para sentir o meu sofrimento?...
Ya ya...já percebi que para ti está a ser um passeio à beira mar... Que bom para ti....grrr |
Tipo...a sério Vitor? A sério? Eu para aqui a sofrer...e tu como se nada fosse... |
OUTRA VEZ??? |
Resumindo, fizemos uma primeira parte de prova fantástica e uma segunda que nem foi má de todo, mas em que sofri imenso! No retorno cruzámo-nos com muita gente conhecida, a todos eles tentei acenar porque para gritar tinha poucas forças, acho que só gritei pela Oriana, pois não estava à espera de a ver e porque ela gritou por mim ao mesmo tempo que se apresentava :) Obrigada pela força :)
E obrigada a todos os outros por quem passámos e que nos gritaram palavras de incentivo. Se só acenei e parecia extremamente mal humorada é porque estava estoirada.
Mesmo assim, no final ainda forcei um bocadinho pois percebi que ainda poderia dar para baixar das 2h. E deu :)
1h59m28s numa meia muito custosa parece-me bem. Em 23 meias foi o meu 4º melhor tempo e também a 4ª vez que consegui baixar das 2h. Nada mal tendo em conta o quanto me custaram os últimos km's.
Assim que acabei morri. Ou se não morri parecia que tinha morrido de tal estoirada e sem forças me sentia.
Vítor mega feliz, eu claramente a forçar o sorriso. |
Ainda falámos um bocadinho com a Sofia que fez um tempo mega brutal e que bateu o seu recorde pessoal. Muitos parabéns :)
E depois fomos ter com o João e conversámos um pouco enquanto não chegava mais pessoal da equipa.
Foto
final onde já consegui um sorriso menos cansado :) Cravo, Vitor, eu, Conceição (na caminhada) e Aurélio. Falta aqui o Eberhard que ainda não tinha chegado. |
Foi uma bela manhã, fizemos um belo tempo, porra mas aqueles km's finais foram mesmo muito sofridos!!!
Mas....
....
....
VENHA A PRÓXIMA! ;)
O importante, foi não te ressentires do esbardalhanço.
ResponderEliminarAcabámos por fazer um tempo bastante razoável, tendo em conta a quebra na segunda parte da prova.
Um percurso muito bonito, a merecer novas participações.
Geralmente, tu é que sorris para as fotos, desta vez fui eu:)
Na meia da ponte, os sorrisos estarão de volta;)
Beijos gigantes
Espero bem que tenhas razão e que na meia da ponte toda eu seja só sorrisos :)
EliminarFizemos uma grande prova, assim como ontem fizemos um grande treino!
Beijos gigantes
Hehehe ... gosto da pose do Victor para as fotos todo sorridente e tu ali a "sofrer". Treinasses!!! :P
ResponderEliminarParabéns por mais uma meia, se foi o 4º melhor tempo não foi nada mau.
Com que então uma Maratona? Será que nos vamos ver a 2 de Abril?
Beijinhos
A 2 de Abril estaremos a festejar o aniversário do João Lima na Corrida dos Sinos =) No entanto a nossa maratona também será em Abril...já estou a dar pistas ;)
EliminarBeijinhos e abraços nossos
Contem com mais um para a cantoria.
EliminarMadrid? Madrid? Madrid? Madrid? Madrid? Madrid? Madrid? Madrid? Madrid? Madrid? Madrid? Madrid? Madrid? Madrid? Madrid? Madrid? Madrid? Madrid?
Será? ;)
EliminarPois eu tenho a dizer que, para os meus padrões, estavas com um aspecto espectacular! ;)
ResponderEliminarJá aqui a nortenha foi desavisada (o plano de treino para Paris dizia para fazer uma meia maratona nesse dia, olhei para o calendário de provas e esta calhava no dia certo) e a segunda parte custou-me mesmo muito... Mas gostei da prova e é sempre giro correr em sítios novos!
Beijinhos
Eheheh =)
EliminarPois, então já fomos duas que sofreram na segunda parte da prova. Mas por experiência própria sei que isso não quer dizer nada, o dia da maratona é que conta e como esse dia é sempre mágico e especial de certeza que vais sentir-te com bem mais força =)
Beijinhos
Dois pontos muito importantes a reter:
ResponderEliminar1º O não teres ficado com mazelas do esbardalhanço (não deixa de ser curioso que tens andado por percursos tão complicados e é nos fáceis que cais :) )
2º Apesar de teres "morrido", aguentaste a pedalada para realizares um excelente tempo! Sinal do fortes que estão (e que se comprovou fantasticamente neste domingo num treino de sonho!
Como curiosidade, tiraram cerca de minuto e meio ao tempo do ano passado... com o "pequeno" pormenor de terem feito mais 1.097 metros :)
Beijinhos e FORÇA para o que aí vem!!!
É sempre nos fáceis que me esbardalho. Andamos por trilhos tão complicados e nada e depois em zona plana é isto =P
EliminarQuanto ao treino deste domingo ainda nem sei bem como conseguimos...se bem que os 5 km finais também foram a morrer eheheh
O que aí vem? O que é que aí vem???... ;)
Beijinhos e obrigada
Adoro a palavra esbardalhanço. Ainda bem que não ficaste com mazelas. Gosto muito do percurso da prova, mas continua a ser uma que me está atravessada por nunca ter tido sorte nas edições dos 20kms em que participei. E este ano não fiz a estreia da Meia por lesão.
ResponderEliminarNota-se mesmo que estavas cansada!
Boa sorte para a Ponte!
A sério? Nota-se muito que eu estava cansada? =P
EliminarPara o ano tens que fazer esta.
Recuperação rápida Nuno.
Beijinhos e obrigada
Ainda bem que recuperasre do esbardalhanço sem mazelas, é o mais importante.
ResponderEliminarAgora...bem...acho uma falta de sensibilidade do Vitor ir para ali fresco e tu assim em esforço, tstststs. ;)
beijinhos e abraços
É não é? Também achei uma falta de sensibilidade da parte dele! =P
EliminarBeijinhos e abraços
Ahahah! Desculpa, mas tive de me rir! :) Da história do esbardalhanço (também já tive um igual: "ai que vou cair, espera talvez não, olha pronto vou mesmo" :D) e da sequência de fotos, que está genial. :)
ResponderEliminarSão histórias que fazem parte. Foi um óptimo resultado na mesma, e na próxima já há-de correr melhor.
Beijinhos
Eu na altura não ia a achar piada nenhuma mas depois quando vi as fotos também me fartei de rir com o contraste :)
EliminarE são mesmo histórias como estas que tornam as coisas mais especiais e inesquecíveis :)
Beijinhos
Olá Isa! Foi muito bom ter-vos visto no final e podermos falar um bocadinho. Confirmo, estavas 'ligeiramente' ofegante mas é natural!!! :)
ResponderEliminarTambém reparei no cartaz que dizia 'Isa' e lembrei-me de ti ...
Ainda bem que o esbardalhanço não passou de um episódio que, por não deixar marcas, acabou por ser engraçado de ler :)
Beijinhos e tudo de bom!
Sofia
Ligeiramente...estás a ser simpática :)
EliminarTambém gostámos de falar aquele bocadinho contigo.
Beijinhos e até à próxima corrida!
Olá Isa! Também fiz esta e tive oportunidade de te dizer "Força Isa" quando nos cruzámos. Respondeste, mas notei o teu cansaço. Há dias melhores e dias piores... Se a próxima é a Maratona de Madrid, lá estarei também... mas na Meia!
ResponderEliminarLuís
Olá Luís!
EliminarLembro-me de termos passado duas vezes por alguém que gritou "Força Isa". Calculo que fosses tu :)
Espero que a ti te tenha corrido melhor :)
Então quem sabe não nos cruzamos por lá ;)
Bons treinos!
Se mais ninguém gritou, era eu...! Sim, correu-me bem e fiz RP. Espero poder trocar algumas palavras contigo em Madrid. Bjs
ResponderEliminarXiça...tá um gajo um bocado distraido , e isto avança umas 5 corridas!! :P
ResponderEliminarO importante foi não te teres lesionado e não teres mazelas. Força.
...já fiz esta prova á uns 10 anos , mas já não é para mim...correr por alcatrão a direito dá-me cabo da cabeça (e joelhos e tudo o resto) , é a porra da idade! ;) ...só quero maratonas! ;)
Parabens aos dois , mais um belo resultado , e mais uma no curriculo dos kms.
Vós só em provas já devem ter uma kilometragem de ir á lua e voltar !! :D
Força para os proximos desafios.
bjs e abraço
ajb
Andas mesmo distraído =P
EliminarSe só queres maratonas também é bom sinal eheheh.
Obrigada e força também para os próximos desafios.
Beijinhos e abraços