Se o grande objectivo deste ano é obviamente os 100 km de São Mamede, até lá há um pequeno desvio pela estrada...a Maratona de Barcelona. Será a nossa sexta e mais uma vez aproveitamos para passarmos uns dias com os mesmos companheiros da viagem a Paris, o João, a Mafalda, o Orlando, a Nora e a Margarida. Significa isto que seremos 4 amarelinhos a correr pela bela cidade :)
Felizmente temos dedicado alguns treinos à estrada mas estava a faltar um importante, um de 30 km em estrada! Desde o inicio do ano que tem sido sempre a "longar" aos fins-de-semana e após os 30 por trilhos e os 24 km em estrada na semana passada, este domingo queríamos tentar ir aos 30 km.
Se o conseguíssemos daria-nos uma confiança extra.
E assim lá fomos nós no domingo de manhã até ao nosso ponto habitual de inicio de treinos, Algés. Desta vez disse ao Vitor que não me apetecia ir para o lado das praias, por isso seguimos em direcção a Lisboa. Objectivo: cumprir 15 km e só depois voltar para trás. Desta forma mesmo que não conseguíssemos fazer os 30 km sempre a correr, pelo menos teríamos que completá-los até chegar ao carro.
E lá fomos nós de mochila às costas. Sim porque todos os longos em estrada temos feito com mochila, evita paragens para beber água e ao mesmo tempo o corpo habitua-se pois em São Mamede terá mesmo que ser com a mochila. Por outro lado quando na maratona de Barcelona nos virmos a correr sem mochila até vamos sentir-nos mais leves ;)
O tempo estava bom, um tempo ameno, sem chuva e com algum sol.
Passámos na zona de Belém, Ponte 25 de Abril, docas, Cais do Sodré, Terreiro do Paço, Santa Apolónia e continuámos naquela zona meio abandonada de fábricas e contentores até praticamente ao Parque das Nações. Quando o relógio acusou os 15 km demos a volta.
Bela Lisboa, Terreiro do Paço e Castelo de São Jorge |
Ribeira das Naus com Ponte 25 de Abril ao fundo. |
O meu homem todo sorridente e já leva 25 km nas pernas. |
Oh pra ela também fresca que nem uma alface com mais de 25 km já feitos =P |
Pode-se dizer que aos 20 e poucos vínhamos cansadinhos e já tínhamos falado em a partir dos 25 km começarmos a alternar caminhada com corrida. Mas depois chegámos aos 25 km e eu estava a sentir-me bem, virei-me para o Vitor e perguntei-lhe se aguentava até aos 30 km sempre a correr, disse que sim. Não sei bem como mas aqueles últimos 5 km até foram relativamente fáceis, vínhamos animados e entusiasmados por estarmos prestes a fazer 30 km sempre a correr. Muito bom pronuncio para a maratona! Melhor! Os últimos 2 km foram os mais rápidos de todo o treino!!! Estávamos mesmo cheios da pica :)
Quando terminámos a sensação foi fantástica! Não só estávamos mesmo naquele estado pós-corrida com a adrenalina em alta, como ficámos muito mais confiantes para a maratona.
É que quando terminámos nem sequer estávamos esgotados, ainda dava para mais =)
VENHA A MARATONA!!!!
Fiquei mesmo entusiasmada com este treino! Claro que nunca sabemos o que nos reserva o dia. Em Paris desde o inicio que senti não estar nos meus dias. Desta vez quero acreditar que há aqui uma hipótese...Veremos se as coisas correm como sonhamos ;)
Que grande treino Isa!
ResponderEliminarEste treino de 30 km correu muito melhor do que o esperado, queres ver que estamos em grande forma e não sabíamos:)
Há muita esperança para Barcelona...e não só;)
Beijos gigantes
Em grande forma não direi...mas melhor do que pensávamos quero acreditar que sim!!! =)
EliminarVamos manter a esperança para tudo :)
Beijos gigantes
Treinos assim fazem muito bem à confiança e confiança é um factor de extrema importância numa distância longa.
ResponderEliminarEstão de parabéns!
Força para daqui a 10 dias, dia que, como já é habitual, vamos todos ser muito felizes e ficarmos com uma recordação para a vida ;)
Beijinhos
Obrigada João.
EliminarVão ser dias muito agradáveis :)
Beijinhos
O que é uma maratona para o Ultra Casal? Deixem-se de coisas que os 42,195 km nem dá para o aquecimento e 30 km em estrada são trocos!
ResponderEliminarBeijinhos e abraços.
Enfim...42 km nem dá para aquecimento...também não é bem assim ;)
EliminarMas acreditamos que tudo irá correr bem.
Beijinhos e abraços
Tudo é relativo Isa! Por exemplo se um sujeito está a treinar para uma prova de 100 km a partir de determinada altura da preparação tem que ter uma maratona nas pernas ou seja ser capaz de correr os 42,195 km sem problemas. Já alguém que está a treinar "apenas" para a maratona não pode ter problemas em correr 30 km. Já agora para aumentar a polémica nem sou muito adepto de 30 de km para a maratona, não há necessidade!... Nas minhas 4 maratonas apenas uma vez fiz um treino de 30 km e nem foi um treino foi uma prova o regional de fundo da AAL. Treinos de duas horas em jejum e a "seco" chegaram-me bem e eu até andava alguma coisa... Alias tanto quando me lembro nos dois centros de treino para a Maratona organizados pela revista Spiridon não fizemos treinos de 30 km! Beijinhos e Olé Barcelona!
EliminarSão opiniões Jorge. Todos somos diferentes, até porque corremos a ritmos diferentes =)
Eliminar"Apenas uma maratona" na minha opinião por vezes pode ser mais difícil que algumas ultras.
Quanto aos treinos de duas horas se calhar chegaram precisamente por correres bastante rápido :) Nós somos lentos, como tal os 12 km's finais serão feitos em mais tempo do que tu fazias, daí ser essencial correr mais tempo pois demoramos mais tempo a completar uma maratona (bastante mais tempo, se bem me lembro fizeste alguns tempos bem jeitosos ;)).
Beijinhos
Tá feito ... agora é esperar que chegue o dia :)
ResponderEliminarBeijinhos
E já não falta muito... ;)
EliminarBeijinhos Carlos
Não só terminaram bem, como terminaram com boa cara! Nem parece que fizeram um treino de 30km. :)
ResponderEliminarVão ficar bem nas fotos da Meta de Barcelona. ;)
Beijinhos
Obrigada pela força Rute.
EliminarBeijinhos e bons treinos
Grandes Máquinas! :-)
ResponderEliminarEspero que tenham uma grande Maratona.
Força :-)
Obrigada Tiago :)
EliminarBeijinhos e abraços