No último dia do ano é tradição ir à verdadeira São Silvestre, a da Amadora. Quem não conhece nem sonha o que está a perder. Quem conhece, volta lá todos os anos :)
Que melhor forma de terminar o ano para nós amantes de corrida?
A correr, pois claro!
Mas correr na São Silvestre da Amadora é ainda mais especial, um percurso sobe e desce e um público fantástico. Mas FANTÁSTICO mesmo! Incansável! E o público deste ano vou elegê-lo como o público mais espectacular que alguma vez apanhei!
No ano passado consegui bater o meu recorde pessoal dos 10 km aqui. Este não é de todo um sítio fácil para se bater recordes. Mas isso depende da perspectiva e depende se sabemos ou não aproveitar bem as descidas. E...sei lá....rolar a 4 km e tal...Já vos deixei com curiosidade? ;)
Já tinha definido que queria tentar bater o meu recorde pessoal dos 10 km aqui na Amadora. Se o ano passado consegui, porque não este ano também? É certo que este ano dediquei-me menos à estrada mas os treinos estão lá e a força de vontade também. Havia sempre a dúvida, e se me derem dores de canelas? E se me doerem os gémeos? E se eu não tiver recuperado o suficiente da São Silvestre dos Olivais?
Fui para me divertir e acabar o ano da melhor forma mas daria o meu melhor pois queria mesmo tentar o recorde.
Para além disso é sempre bom rever os amigos das corridas.
Os 4 ao km presentes, João, Eberhard, Vitor e eu, com o amigo Isaac. |
Com o namorado e um grande amigo :) |
Agradecer também o apoio de um leitor nosso, que passou por nós a aquecer e disse que era nosso fã e gostava de ler os nossos blogues. Fomos apanhados um pouco de surpresa mas agradecemos o apoio e deixa-nos muito contentes que gostem de ler as nossas aventuras.
Caro leitor, esperamos que tenha tido uma excelente São Silvestre :)
A São Silvestre tem duas partidas, uma para as mulheres, a outra para os homens mas há sempre mulheres a partirem com os homens, principalmente casais. Já o ano passado o fiz e foi assim que bati o meu recorde pessoal, com o Vitor a puxar por mim. Desta vez não seria excepção. Quero terminar o ano a correr ao lado do Vitor e não a correr no meio de mulheres que não conheço de lado nenhum.
Partimos junto do João Lima e do João Cravo, mas eles começaram a puxar um pouco mais que nós. Tenho sempre medo de acelerar demais e não ter aquecido o suficiente e darem-me as dores. Mas o meu corpo foi meu amigo e não apareceram dores nenhumas. Sinceramente acho mesmo que só me fez bem ter ido à S.S. dos Olivais, ajudou-me a soltar as pernas para a Amadora :)
O começo desta corrida é em plano mas cedo começamos a subir. Sabe-se lá como até me aguento mais ou menos bem nas subidas. Vou muito concentrada e muito focada no meu objectivo mas a desfrutar daquele ambiente.
Tanta gente nas ruas! É a minha terceira S.S. da Amadora e nunca vi tanta gente nas ruas a apoiar! É sempre fantástico mas este ano estava mesmo brutal!
O melhor deste público é que as pessoas são genuinamente simpáticas e apoiam de forma sincera. É mesmo fantástico e não há nenhuma prova assim! A S.S. dos Olivais foi muito agradável mas esta é que é a verdadeira São Silvestre! E a de Lisboa nunca fui mas não percebo como tem tanta gente. É que não há nada que se compare à S.S. da Amadora! Nem a famosa Corrida das Fogueiras.
As pessoas desejam bom ano, dizem "Força" e um sinal, ou não, muitas gritavam "Acredita!" que é uma coisa que o João me diz sempre que acha que vou bater um recorde e que me disse no inicio desta prova. Ter as pessoas a gritarem por nós e a gritarem "Acredita!" fez-me mesmo acreditar e fazer uma corrida brutal e correr a velocidades nunca antes corridas.
Mas retomando o relato. O inicio desta São Silvestre é mais agreste mas depois somos recompensados com algumas descidas, principalmente nos km's finais.
Depois duma descida para o abastecimento onde ultrapassamos o João que diz, adivinhem..., ACREDITA! :) temos que voltar a subir mas calculamos que seja a última subida ou a penúltima. Vamos nós muito bem a subir quando sinto o pé direito estranho. Olho para baixo e PÂNICO! O atacador está desatado! Nunca se desatam e tinha que ser logo hoje!!!!! O João alcança-nos, digo que não vou parar mas ambos me convencem que é o melhor a fazer, pois a correr assim ainda me esbardalho toda, ou pior, faço esbardalhar alguém. Páro para atar o atacador!!! Numa corrida de 10 km em que estou a tentar bater o meu recorde pessoal. Isto só a mim. O João segue, o Vitor fica comigo e continua a apoiar-me. Ainda dá, diz ele. Eu acredito. Não vou desistir.
Subo com força. O João segue mais à frente, vai a puxar bem, percebi que ia também ele a puxar por mim.
O Vitor foi a melhor lebre que já tive. Estava também ele incansável no apoio, sempre a dizer que eu ia muito bem e que ia dar!
E então acabaram as subidas. Agora é sempre a descer ou em plano! Dou o máximo! Passamos por autênticos "corredores" de espectadores que gritam por nós e, como que a adivinhar, gritam ACREDITA! Isto dá-me ainda mais força, o Vitor diz que eu vou endiabrada eheheh. E vou mesmo! Corro a 4 e tal ao km, um dos km's é feito a 4.35!!!!Depois não venham dizer que não corremos a 4 ao km.... Apesar da velocidade estonteante (para mim) ainda consigo dar alguns hi-5's aos miúdos e até a uma senhora adulta que me estendeu a mão. O apoio é tanto, o Vitor puxa por mim e o João vai lá à frente com um grande andamento! Mas o melhor é que me vou a sentir bem, vou a puxar mas sinto-me bem. Sinto que vou conseguir. Nunca corri assim. O recorde tem que cair!
Passamos pela Mafalda que também nos apoia e é mais ou menos nesta altura que passamos novamente o João.
Acredita!!!
Falta 1 km e o Vitor diz-me que é só manter que conseguimos bater o recorde na boa. Temos cerca de 6 minutos e meio para o fazer, mas nós vamos a correr a 4 e tal, 5 e pouco, Vai dar, diz o meu Vitor.
Bip, 10 km feitos mas ainda não chegámos à meta. O Vitor grita "É já ali, depois da curva, vais conseguir, até por minutos!"
Só agora me atrevo a ver com que tempo vamos. O meu recorde aos 10 km conseguido aqui mas em 2013 era de 54m53s. Neste momento já fiz 10 km e vou com 53 minutos e muitos segundos. A meta é já ali.
VOU MESMO CONSEGUIR!
Só um último sprint para tentar abaixo dos 54 minutos e consigo!!!!
Novo recorde: 53m59s.
Tirei quase 1 minuto ao meu anterior recorde! E parei para atar os atacadores! :)
De braços bem levantados e sorriso na cara. |
Oh yeah!!! |
Isa pensa "Yupi, consegui!!!!" Vitor pensa "Vai lá vai, a minha Isa está uma máquina!" ;) |
Que grande maneira de terminar o ano! Bato o meu recorde mesmo tendo parado alguns segundos durante a corrida. Mas aquele público foi sensacional! E definitivamente uma grande ajuda para eu ter corrido da maneira que corri. Pela primeira vez, consegui fazer 4 quilómetros abaixo dos 5min/km. Não foi 1 nem 2, foram 4!
Consegui também bater o meu recorde aos 5 km que estava em 26 segundos e picos. Agora está em 25.12.
O João também foi uma boa lebre nos últimos km's pois vinha a puxar bem e nós íamos atrás dele a acelerar bem. E fez um tempo espectacular! Obrigada e parabéns João.
Por último e mais importante, agradecer ao meu Vitor. Foste a melhor lebre de sempre, sempre a acreditar, sempre a apoiar, a puxar por mim qb. Espectáculo!
Dar também os parabéns ao João Cravo que está imparável e que também ele conseguiu novo recorde pessoal aos 10 km.
Selfie do Nuno Sentieiro Marques. É só gente feliz =) O Nuno, o Lima, o Cravo, o meu Vitor com o seu melhor sorriso e a Isa feliz da vida. |
Foi um grande final de ano! Esta São Silvestre é das corridas mais especiais do ano, à qual não tenho faltado desde que comecei a correr.
Um excelente 2015 para todos!
Muita saúde e alegria para continuarmos todos a fazer aquilo que mais gostamos, correr.
Espectáculo Isa....não havia melhor forma de acabar um ano que foi espectacular para ti...muitos parabéns por isso e pelo emocionante relato (embora eu já desconfiasse do resultado, pelos comentários na "posta" do João sobre esta prova) :)...uma dia destes baixas dos 50 minutos, quando quiseres claro ... :)
ResponderEliminarBeijinhos
Obrigada Carlos!
EliminarEu? Baixar dos 50 min? Um dia quem sabe mas esse não é o meu objectivo principal. Para já gostava de chegar à casa dos 52 minutos mas não será fácil, 2015 será um ano maioritariamente de provas longas.
Beijinhos e boas corridas!
É uma felicidade ler um artigo assim que transmite tanta felicidade! :)
ResponderEliminarEstiveram muito bem e focados no objectivo. Tinha que dar record!!!
Foi um acabar em grande um ano, para iniciar outro que será ainda maior!
Que cumpram todos os muito objectivos, é o meu desejo, pois bem o merecem, por tudo o que são! :)))
Beijinhos e força!
Foi uma corrida espectacular e uma boa forma de terminar o ano.
EliminarEsta prova estará sempre no nosso calendário :)
Tudo de bom para ti em 2015!
Beijinhos
Brutal! eheheh Parabéns!! Tenho mesmo que participar nesta corrida, o pior é não ser assim tão perto e haver sempre planos para a passagem de ano.. mas uma vez tem que ser! Muitos parabéns Isa, grande tempo e grande relato! ACREDITA!! :D
ResponderEliminarObrigada Filipe :)
EliminarTens mesmo de fazer esta prova, o apoio do público é espectacular!
Bons treinos!
Esta prova é mesmo espectacular, o público quase que nos leva ao colo. Fizeste uma grande corrida e ainda por cima com a paragem para tratar do atacador.
ResponderEliminarBom 2015, beijinhos
É mesmo!
EliminarObrigada Cravo! E que dizer de ti? Fizeste um tempo brutal!
Um bom ano!
Beijinhos
Parabéns Isa!
ResponderEliminarÉs a minha Campeã!
Eu posso ter sido a lebre, mas não corri por ti, tu é que conseguiste este record. E ainda deste a abébia do atacador:)
Esta prova é a melhor em relação ao público.
Acabámos o ano a correr em força, espero que seja um bom pronúncio para 2015.
Beijos ultra gigantes
Obrigada ;)
EliminarAcredita que foste uma grande ajuda! O atacador só deu mais "pica" à coisa :)
Claro que foi um bom pronúncio para 2015! Vai ser 1 ano simplesmente brutal! Vão ser aventuras atrás de aventuras sempre na tua companhia.
Beijos ultra gigantescos ;)
Boa! Excelente corrida, concordo em pleno com o que tu dizes. Para o ano vou tentar bater o meu record nesta prova. Mas o melhor, o fantástico é o apoio na ruas. Fazem-nos sentir no topo do mundo.
ResponderEliminarIsso e passar o ano a correr.
Parabéns pelo tempo e pelo texto.
Bom 2015
Obrigada Zémi :)
EliminarFazem mesmo sentir-nos especiais e até parece que ganhamos asas.
Boas corridas e um bom ano!