segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Um cheirinho duma das provas mais espectaculares que já fizemos

Ontem fizemos a nossa primeira prova do ano.
E não podíamos ter começado melhor! Foram 37 km de paisagens lindas. Foram também dos 37 km mais brutais que já fizemos até hoje. Alentejo é plano? Vão ao Trail Centro Vicentino da Serra que a gente depois fala...
Subidas MUITO difíceis!!! A "Subida aos Céus Vicentinos" foi considerada por nós como a pior de todas que fizemos até hoje. Sim, no Alentejo, essa região do país tão plana....

Claramente esta prova passa a ser das nossas favoritas. Muito bem organizada, com coisas inéditas que nunca tínhamos visto noutras provas. O povo alentejano é dos mais simpáticos do país. E as paisagens desta prova batem largamente a maioria das provas que já fizemos.
Viemos de lá encantados.

Uma brutalidade que durou 7h36m!!! Sim!!!
Mas conseguimos! Mais uma vez.
Relato duma das mais belas provas do nosso país sai nos próximos dias.








sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

1º treino do ano, por trilhos de Monsanto e com direito a esquilo

No dia 2 de Janeiro de manhã fomos fazer o nosso primeiro treino. 
Visto que em 2015 vamos apostar em grande nos trilhos e visto que já estávamos cheios de saudades de um treininho em Monsanto, fomos correr 10 km pelos maravilhosos trilhos de Monsanto.

Foi um treino leve que teve o seu ponto alto quando o Vitor de repente soltou uma exclamação. Tinha dado de caras com um esquilo a beber água dum riachozinho. O esquilo logo se assustou e desatou a subir uma árvore acima, mas pelo caminho fez umas paragens para afiar as unhas (de uma forma bastante ameaçadora pareceu-me....já estava a imaginar aquele bicho fofinho agarrado ao meu cabelo...).  E, assim, ainda deu para tirar estas fotos onde se vê o nosso amiguinho felpudo.




Foi uma bela forma de começar o ano a correr. Temos grandes planos para este ano por isso há que dar corda aos sapatos. Mas sempre com descontracção e alegria. Sempre a desfrutar. 



Boas corridas a todos!

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Balanço de 2014

O ano de 2014 foi um ano muito especial.
Foi um ano de corridas ao lado do Vitor e foi o ano em que aprofundei os trilhos. Quase que se pode dizer que consolidámos as maratonas, visto que já vamos em 3. E foi a nossa estreia numa ultra. E logo qual! Serra d'Arga.
Fiz 1 total de 32 provas contra 34 do Vitor pois ele fez uma prova de estafetas pela equipa e a Corrida da Liberdade à qual tive que faltar.

Foi um ano de fortes emoções e de muitas aventuras a dois.
Inicialmente tinha pensado fazer um filme com alguns momentos do ano, mas não tenho tempo para isso :)
Segue uma selecção de algumas fotos que considero representarem muito bem o que foi o ano de 2014 em corridas.

A 23 de Fevereiro corremos a Maratona de Sevilha, a nossa segunda maratona, a primeira a dois e, por essa razão, tão especial. O meu recorde pessoal à maratona está aqui. Foram 4h39m de grande prazer e alegria. Não podia ter corrido melhor. A juntar a isso, tivemos um grande fim-de-semana entre amigos, onde todos fomos felizes a correr a maratona.



Em Março a minha afilhada Marta estreou-se na meia-maratona. Foi uma grande estreia e que deixou os padrinhos muito orgulhosos. Momento tão importante só podia ter lugar de destaque nos momentos deste ano :)



Em Abril consegui a proeza de cair em pleno treino no Estádio Universitário de Lisboa. Foi cá um esbardalhanço! Calças rasgadas, sangue, a cena fazia temer o pior. Falhei pela primeira vez uma corrida, a Corrida da Liberdade, e percebi que ter a liberdade para poder correr é do melhor que posso ter. Mas no domingo seguinte não quis perder a "minha" prova, a Meia-Maratona de Almada. E esta foto mostra bem a felicidade que foi apenas poder concluir esta minha amada corrida.
(E a marca no joelho cá continua....a lembrar-me todos os dias dessa queda.)



A 17 de Maio tivemos 1 dos melhores dias do ano. Seriam 42 km por trilhos da Serra de São Mamede, acabaram por ser 44 km. Num dia de muito calor conseguimos não só terminar como até fazer um tempo bastante bom para o inicialmente apontado. Foram 44 km muito felizes e inesquecíveis! A surpresa feita pelos amigos João e Marta foi a cereja no topo do bolo.



A 28 de Setembro vivemos a nossa maior aventura até à data. 53 km na Serra d'Arga. Um dia igualmente inesquecível, que será sempre recordado como a nossa primeira ultra oficial e pelas paisagens bonitas com que fomos brindados.



Em Outubro trocámos palavras com o grande Luís Mota, um dos melhores atletas do trail nacional.
Este ano também trocámos palavras com a grande Jéssica Augusto e com o grande Carlos Sá.



A 2 de Novembro mais uma maratona. A nossa terceira foi no Porto. Maratona marcada pela surpresa feita pelo meu pai e por mais um grande fim-de-semana. E já vão 3!



Em Dezembro comemorámos 1 ano de namoro e passámos um fim-de-semana fabuloso em Casal Novo. Não há palavras suficientes que descrevam esse fim-de-semana. Ou melhor, até há. Duas palavras. Quero mais!



E agora a foto do ano. 
É preciso esclarecer aqui umas coisas. Houve para aí umas votações para fotos do ano e selfies do ano e afins. Mas houve um mal entendido qualquer, pois todos sabemos qual é a selfie do ano. Tirada pela especialista mundial em selfies, eu mesma, e com 11 pessoas a caminho de um fim-de-semana em Sevilha. Na altura em que foi tirada a foto tinhamos 5 maratonistas! Mas no dia seguinte a nossa Sandra tornava-se, também ela, numa maratonista. Por isso, não é qualquer selfie que fica assim tão gira e que ainda por cima tem 6 maratonistas! :)


segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

São Silvestre da Amadora, é sempre imperdível!

No último dia do ano é tradição ir à verdadeira São Silvestre, a da Amadora. Quem não conhece nem sonha o que está a perder. Quem conhece, volta lá todos os anos :)
Que melhor forma de terminar o ano para nós amantes de corrida?
A correr, pois claro!
Mas correr na São Silvestre da Amadora é ainda mais especial, um percurso sobe e desce e um público fantástico. Mas FANTÁSTICO mesmo! Incansável! E o público deste ano vou elegê-lo como o público mais espectacular que alguma vez apanhei!

No ano passado consegui bater o meu recorde pessoal dos 10 km aqui. Este não é de todo um sítio fácil para se bater recordes. Mas isso depende da perspectiva e depende se sabemos ou não aproveitar bem as descidas. E...sei lá....rolar a 4 km e tal...Já vos deixei com curiosidade? ;)

Já tinha definido que queria tentar bater o meu recorde pessoal dos 10 km aqui na Amadora. Se o ano passado consegui, porque não este ano também? É certo que este ano dediquei-me menos à estrada mas os treinos estão lá e a força de vontade também. Havia sempre a dúvida, e se me derem dores de canelas? E se me doerem os gémeos? E se eu não tiver recuperado o suficiente da São Silvestre dos Olivais?

Fui para me divertir e acabar o ano da melhor forma mas daria o meu melhor pois queria mesmo tentar o recorde. 
Para além disso é sempre bom rever os amigos das corridas.

Os 4 ao km presentes, João, Eberhard, Vitor e eu, com o amigo Isaac.
Com o namorado e um grande amigo :)

Agradecer também o apoio de um leitor nosso, que passou por nós a aquecer e disse que era nosso fã e gostava de ler os nossos blogues. Fomos apanhados um pouco de surpresa mas agradecemos o apoio e deixa-nos muito contentes que gostem de ler as nossas aventuras.
Caro leitor, esperamos que tenha tido uma excelente São Silvestre :)

A São Silvestre tem duas partidas, uma para as mulheres, a outra para os homens mas há sempre mulheres a partirem com os homens, principalmente casais. Já o ano passado o fiz e foi assim que bati o meu recorde pessoal, com o Vitor a puxar por mim. Desta vez não seria excepção. Quero terminar o ano a correr ao lado do Vitor e não a correr no meio de mulheres que não conheço de lado nenhum.

Partimos junto do João Lima e do João Cravo, mas eles começaram a puxar um pouco mais que nós. Tenho sempre medo de acelerar demais e não ter aquecido o suficiente e darem-me as dores. Mas o meu corpo foi meu amigo e não apareceram dores nenhumas. Sinceramente acho mesmo que só me fez bem ter ido à S.S. dos Olivais, ajudou-me a soltar as pernas para a Amadora :)

O começo desta corrida é em plano mas cedo começamos a subir. Sabe-se lá como até me aguento mais ou menos bem nas subidas. Vou muito concentrada e muito focada no meu objectivo mas a desfrutar daquele ambiente. 

Tanta gente nas ruas! É a minha terceira S.S. da Amadora e nunca vi tanta gente nas ruas a apoiar! É sempre fantástico mas este ano estava mesmo brutal!
O melhor deste público é que as pessoas são genuinamente simpáticas e apoiam de forma sincera. É mesmo fantástico e não há nenhuma prova assim! A S.S. dos Olivais foi muito agradável mas esta é que é a verdadeira São Silvestre! E a de Lisboa nunca fui mas não percebo como tem tanta gente. É que não há nada que se compare à S.S. da Amadora! Nem a famosa Corrida das Fogueiras.
As pessoas desejam bom ano, dizem "Força" e um sinal, ou não, muitas gritavam "Acredita!" que é uma coisa que o João me diz sempre que acha que vou bater um recorde e que me disse no inicio desta prova. Ter as pessoas a gritarem por nós e a gritarem "Acredita!" fez-me mesmo acreditar e fazer uma corrida brutal e correr a velocidades nunca antes corridas.

Mas retomando o relato. O inicio desta São Silvestre é mais agreste mas depois somos recompensados com algumas descidas, principalmente nos km's finais.

Depois duma descida para o abastecimento onde ultrapassamos o João que diz, adivinhem..., ACREDITA! :) temos que voltar a subir mas calculamos que seja a última subida ou a penúltima. Vamos nós muito bem a subir quando sinto o pé direito estranho. Olho para baixo e PÂNICO! O atacador está desatado! Nunca se desatam e tinha que ser logo hoje!!!!! O João alcança-nos, digo que não vou parar mas ambos me convencem que é o melhor a fazer, pois a correr assim ainda me esbardalho toda, ou pior, faço esbardalhar alguém. Páro para atar o atacador!!! Numa corrida de 10 km em que estou a tentar bater o meu recorde pessoal. Isto só a mim. O João segue, o Vitor fica comigo e continua a apoiar-me. Ainda dá, diz ele. Eu acredito. Não vou desistir.

Subo com força. O João segue mais à frente, vai a puxar bem, percebi que ia também ele a puxar por mim.

O Vitor foi a melhor lebre que já tive. Estava também ele incansável no apoio, sempre a dizer que eu ia muito bem e que ia dar!

E então acabaram as subidas. Agora é sempre a descer ou em plano! Dou o máximo! Passamos por autênticos "corredores" de espectadores que gritam por nós e, como que a adivinhar, gritam ACREDITA! Isto dá-me ainda mais força, o Vitor diz que eu vou endiabrada eheheh. E vou mesmo! Corro a 4 e tal ao km, um dos km's é feito a 4.35!!!!Depois não venham dizer que não corremos a 4 ao km.... Apesar da velocidade estonteante (para mim) ainda consigo dar alguns hi-5's aos miúdos e até a uma senhora adulta que me estendeu a mão. O apoio é tanto, o Vitor puxa por mim e o João vai lá à frente com um grande andamento! Mas o melhor é que me vou a sentir bem, vou a puxar mas sinto-me bem. Sinto que vou conseguir. Nunca corri assim. O recorde tem que cair!

Passamos pela Mafalda que também nos apoia e é mais ou menos nesta altura que passamos novamente o João. 

Acredita!!! 

Falta 1 km e o Vitor diz-me que é só manter que conseguimos bater o recorde na boa. Temos cerca de 6 minutos e meio para o fazer, mas nós vamos a correr a 4 e tal, 5 e pouco, Vai dar, diz o meu Vitor.

Bip, 10 km feitos mas ainda não chegámos à meta. O Vitor grita "É já ali, depois da curva, vais conseguir, até por minutos!"
Só agora me atrevo a ver com que tempo vamos. O meu recorde aos 10 km conseguido aqui mas em 2013 era de 54m53s. Neste momento já fiz 10 km e vou com 53 minutos e muitos segundos. A meta é já ali. 

VOU MESMO CONSEGUIR! 

Só um último sprint para tentar abaixo dos 54 minutos e consigo!!!! 
Novo recorde: 53m59s. 
Tirei quase 1 minuto ao meu anterior recorde! E parei para atar os atacadores! :)

De braços bem levantados e sorriso na cara.
Oh yeah!!!
Isa pensa "Yupi, consegui!!!!"
Vitor pensa "Vai lá vai, a minha Isa está uma máquina!" ;)

Que grande maneira de terminar o ano! Bato o meu recorde mesmo tendo parado alguns segundos durante a corrida. Mas aquele público foi sensacional! E definitivamente uma grande ajuda para eu ter corrido da maneira que corri. Pela primeira vez, consegui fazer 4 quilómetros abaixo dos 5min/km. Não foi 1 nem 2, foram 4!
Consegui também bater o meu recorde aos 5 km que estava em 26 segundos e picos. Agora está em 25.12.

O João também foi uma boa lebre nos últimos km's pois vinha a puxar bem e nós íamos atrás dele a acelerar bem. E fez um tempo espectacular! Obrigada e parabéns João.

Por último e mais importante, agradecer ao meu Vitor. Foste a melhor lebre de sempre, sempre a acreditar, sempre a apoiar, a puxar por mim qb. Espectáculo!

Dar também os parabéns ao João Cravo que está imparável e que também ele conseguiu novo recorde pessoal aos 10 km.

Selfie do Nuno Sentieiro Marques.
É só gente feliz =)
O Nuno, o Lima, o Cravo, o meu Vitor com o seu melhor sorriso e a Isa feliz da vida.
Foi um grande final de ano! Esta São Silvestre é das corridas mais especiais do ano, à qual não tenho faltado desde que comecei a correr.

Um excelente 2015 para todos! 
Muita saúde e alegria para continuarmos todos a fazer aquilo que mais gostamos, correr.

sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

25 km em estrada e São Silvestre dos Olivais

Depois do Natal e com mais alguns kilos em cima eheheh ;) optámos por fazer um longo em estrada no sábado a seguir ao Natal.
Queríamos fazer pelo menos 22 km, se desse íamos aos 25.
O percurso escolhido foi começar em Algés e seguir na direcção de Oeiras e Carcavelos até completarmos 11 km, assim teríamos sempre que voltar para trás e fazer os restantes 11. Se depois apetecesse inventávamos mais 3 km pela zona de Belém. E assim foi.

A manhã estava um pouco fresca (ok...estava muito fria...) e os km's iniciais foram mais lentos. Apesar de ser treino em estrada decidimos levar a mochila o que também simula os trilhos.
Só com cerca de 7 km é que comecei a sentir as pernas a descomprimir e a soltarem-se. Finalmente!
A partir daí seria um treino mais agradável na companhia, claro está, do Vitor :)

A chegar a Paço d'Arcos.
No Passeio Marítimo entre Paço d'Arcos e Oeiras, a minha terra Natal.
Na Marina de Oeiras, umas árvores de Natal muito originais.

A passar pela praia em Carcavelos, prestes a fazer o retorno.


Depois do retorno feito já só faltavam 11 km. Canja! E fez-se bem, ao chegar aos 20 íamos cansados mas bem, por isso decidimos que iríamos continuar até aos 25 km. 
Quando fizemos os 22 km continuámos em direcção a Belém até fazermos 23,5 km, nessa altura voltámos para trás, já bastante cansados, mas persistimos até aos 25!

E acabámos assim =)

No dia anterior tínhamos também feito 8 km logo pela manhã e também tínhamos acabado assim:



Vamos agora ao relato da penúltima prova de 2014, a São Silvestre dos Olivais.
O Vitor tinha ido em 2013 e fez um grande tempo apesar do sobe e desce constante de que todos os atletas se queixaram. Sobe e desce? Humm...assim é que eu gosto! Tinha que conhecer esta corrida!

Já depois de inscritos é que ficamos a saber que só teria 9 km e que o percurso seria diferente mas tudo bem, eu já tinha pensado em dar o meu melhor na São Silvestre da Amadora que seria no dia seguinte, por isso faríamos a São Silvestre dos Olivais apenas em ritmo de treino.

Eu, o Vitor, o João, o João Branco e o Eberhard.

Acabámos por fazer a prova toda em ritmo de treino acelerado junto com os amigos João Lima e João Branco.
Começámos mais calmamente mas a um ritmo aceitável, fomos sempre descontraídos e a desfrutar do "treino". A corrida tem mesmo poderes incríveis, à medida que eu ia correndo sentia-me cada vez melhor, mais feliz e alegre. Estava a adorar a nossa corrida agradável pela zona dos Olivais e à noite.
Por volta do km 6 havia uma subida que nunca mais acabava, tinha uns 2 km mas até nos aguentámos bem e ainda ultrapassámos vários atletas. Quando finalmente a subida acabou (aleluia!) foi sempre a descer ou em plano até à meta onde acabámos o nosso treino com 53.21. Nada mau para um "ligeiro treino".
Foram 9 km bem agradáveis em excelente companhia e que me souberam muito bem. 

Só esperava sentir-me assim tão bem na São Silvestre da Amadora...

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Trail do Cabo Espichel, valeu pelo treino

No sábado dia 20 fomos até à Azoia para fazer o Trail do Cabo Espichel com 30 km e um trail com o nome da revista SportLife associado.
Fazia cá um friozinho! Se já estava frio em Lisboa, no Capo Espichel nem vos conto...vai lá vai!

Esta prova tem o chip mais estranho que eu já tive que usar. Basicamente parece que levamos um anel no dedo, mas um anel daqueles mesmo grandes. Não dá muito jeito mas com a corrida acabamos por quase não dar por ele.

A vermos o nascer do sol dentro do carro.
E quem é que nos tirava de dentro do quentinho do carro?

O habitual...Eu a fazer amigos :)

E quando por fim ganhámos coragem para despir os fatos treino íamos congelando. Ai ca frio!
Luvas check.
Fita tapa orelhas check.
Bandana para o pescoço check (oferecida pela organização e que jeitaço que deu).
Pés gelados check.
Nariz a enregelar check.

Para ajudar à festa tinha passado a noite na casa de banho. Algo me caiu mal e a noite não foi das mais agradáveis. Antes da prova voltei a ir à casa de banho. Claro que isto fez com que eu me sentisse com pouca energia. Mas não foi motivo para faltar!
E custou mas consegui! A correr, a andar, a gente chega lá. E chegámos :)

A partida foi dada às 9h e demorámos a aquecer. Os meus pés, apesar do movimento, mantiveram-se bem gelados durante alguns km's. Foi um começo lento e assim que começámos a descer, comecei a ficar para trás. Sou mais fraca a descer do que a subir.
Mas menos conversa e mais fotografias.





O Vitor tinha ido a esta prova no ano passado e tinha-me dito que a prova era corrível. Mas claro que este ano a coisa tinha que se alterar. Ao que parece o percurso foi o inverso ao do ano  passado, o que fez com que a prova fosse um pouco menos corrível. Mesmo assim não teve grandes subidas e dentro do género até foi mais ou menos fácil. Foi pena realmente eu estar enfraquecida e não ter podido dar o meu melhor. O Vitor, como de costume, manteve-se comigo.


Não gostei muito desta prova. Gosto de trilhos mais técnicos. E em termos de beleza não se pode dizer que seja dos trails mais belos. As zonas junto ao mar safavam a coisa mas tirando isso não foi espectacular. Gosto mais de provas na montanha, no meio do arvoredo.


A passagem pelo Cabo Espichel é um dos pontos altos da prova. Serviu para mais um abastecimento. 
Os abastecimentos eram suficientes mas comparando com outras provas e tendo em conta que é uma prova associada a uma revista de desporto acho que deixaram um bocado a desejar. 
Tinham fruta e uns doces tipo barras que eram espectaculares!!! Mas não tinham mais nada, nem sequer batatas fritas ou alguma coisa com sal. 





Depois da passagem pelo Cabo Espichel já não faltaria muito, já íamos com 20 e tal km. Mas claro que ainda faltava um bocado, a prova acabaria por ter 32 km, se bem que nós também nos enganámos por duas vezes no caminho mas esses enganos não chegaram a dois km. Já perto do fim é que chegaríamos à parte mais bonita da prova, mais verde, mais azul do mar e um pouco mais de dureza.
Já se sabe que em trail as surpresas ficam sempre para o final...


Agora tiro eu uma foto.
Agora tiras tu.

Uma parte de rochas junto ao mar.





E depois desta zona bem bonita e onde parámos umas quantas vezes para tirar fotos chegámos a novo controlo. O controlo era um miúdo novo com uma maquineta onde nós colocávamos o chip. Perguntámos-lhe por onde era o caminho pois não víamos fitas. Ele respondeu que era para cima. Mas para cima onde? Olhávamos e só víamos rochas....uma parede de rochas.... É para subir por aí...
Por aqui?!? Mas como? Já tinhamos apanhado coisas do género noutras provas mas normalmente há cordas, há bombeiros por precaução, ali só havia um miúdo a dizer-nos por onde seguir. Não achámos muito seguro, claro que conseguimos escalar aquilo mas pelo sítio onde ficava merecia no mínimo avisos e uma corda para auxiliar na subida.

Depois desta escalada bem técnica, continuámos a subir, na subida mais difícil de toda a prova (guardar sempre o melhor para o fim, não é verdade?) e depois pensámos que já não faltava muito mas quando o relógio deu 30 km ainda não avistávamos nada parecido com a meta. Ainda iriamos descer e depois novamente subir e só depois chegar à meta com umas 5h40!!! Imenso tempo para fazer 32 km, mas tendo em conta o meu estado mais debilitado foi o que se arranjou. 

Depois, mas antes do merecido banho, comprámos uns bolinhos e os tais bolos tipo barras bastante bons e energéticos. É uma senhora que os faz e ficámos contentes por ajudar no seu projecto "A Horta".

Podemos dizer que foi um bom treino para os Abutres, sempre foram 32 km e 5 horas e tal em movimento, mas como prova não posso dizer que tenha ficado fã. O percurso estava bem sinalizado, haviam muitos voluntários, os abastecimentos eram suficientes, haviam banhos no final, o básico funcionou. Mas aqueles extras e aqueles cuidados que nos fazem adorar uma prova e querer voltar, na minha opinião não tiveram presentes.
Valeu pelo treino na companhia do Vitor.