quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Vamos ali a Barrancos correr 55 km e já voltamos :)

Alguns de vocês já sabem, outros já perceberam e entretanto com a falta de tempo nunca mais escrevi sobre a nossa próxima grande aventura, o Ultra Trail Transfronteiriço de Barrancos.
Mas porque acham que fomos correr um trail a Grândola? Fomos familiarizar-nos um pouco mais com as planícies do Alentejo... ;)

A culpa é do Vitor...uns dias depois da ultra dos Templários fez-me uma surpresa...ah e tal um convite para um passeio romântico em Barrancos, chamou-lhe ele...e eu fui na cantiga...o meu homem sabe que para mim não há passeio mais romântico do que ir para o meio dos montes respirar ar puro, a transpirar, a fazer um esforço danado para subir rampas intermináveis e a correr só por correr :)

E assim cá estamos nós a uns dias de mais uma grande aventura. Ansiosos por correr numa zona nova e ainda por cima será a primeira vez que iremos correr por trilhos estrangeiros. 

Agora a má notícia. No passado domingo fomos fazer o nosso último treino de trilhos, em Monsanto. O plano era fazer uma média de 6 km/h e correr cerca de 3h, completando assim uns 18 km. Estávamos a sentir-nos mesmo bem e a correr acima da média desejada, a 7 e tal km/h o que é excelente para trilhos. Mas aos poucos eu estava a ficar com cada vez mais comichão no corpo. E sabem que comichão era esta? Frieiras!!! Amigos, se nunca tiveram considerem-se pessoas de sorte. Eu já tive algumas vezes, é conforme os anos. Mas nunca tinha tido um ataque como o de domingo. Basicamente tinha comichão em praticamente todo o corpo (na farmácia acharam que eu era um caso raro...sorte a minha...) e tivemos que abortar o treino com 12 km. Cheguei a pensar que era alguma alergia mas não. Precisava urgentemente de um banho quente! O treino foi curto mas ao menos foi de qualidade, pois a média total foi 8,25km/h. Se corrêssemos assim em todas as provas de trilhos era um ritmo excelente!

Depois do banho quente e de espalhar creme por todo o corpo a coisa melhorou. Da parte da tarde mantinha-se apenas nalgumas zonas e uma comichão mais leve. Tenho estado assim toda a semana...volta e meia dá-me uma comichão em algumas zonas, sendo que as zonas mais sensíveis são os joelhos, os pés, as coxas e as mãos. É bastante incómodo e tenho tentado não pensar muito em como vai ser correr 55 km com temperaturas máximas de 18ºC mas mínimas de 5ºC...mas confesso que estou com algum receio. Só sei que estou a dar o meu melhor, tenho feito tudo para evitar que estas frieiras safadas me lixem, ando bem agasalhada e ponho um creme especial todos os dias. 

Só quero ter o prometido passeio romântico em Barrancos, com cansaço, suor, lágrimas se for preciso, mas sem frieiras! :)

terça-feira, 24 de novembro de 2015

Meia Maratona da Nazaré, e já lá vão 16 meias

No domingo, dia 15 de Novembro, fomos com o amigo João até à Nazaré para corrermos uma das meias mais emblemáticas do nosso país, aquela que é denominada de "Mãe". Ora, eu fui lá pelo 3ºano consecutivo, sendo que no ano passado fizemos a mini. Assim, esta era a primeira vez que o Vitor ia à Nazaré fazer mesmo a meia.

Infelizmente durante a viagem o tema de conversa foi muito triste. Os atentados em Paris na sexta-feira anterior deixaram-nos a todos em estado de choque. Como sabem ainda este ano lá estivemos para correr a belíssima Maratona de Paris. É triste ver o mundo assim. 
Esta Meia não nos correu muito bem. A nenhum dos três, mas todos sabemos como isso pouco importa. O facto de estarmos vivos e podermos celebrar a vida correndo é algo pelo qual estamos extremamente agradecidos e continuaremos a correr enquanto as nossas pernas o permitirem.

Chegados à Nazaré fomos levantar os nossos dorsais e vimos algumas caras conhecidas.
Depois de um breve aquecimento e dos habituais xixis =P, seguimos para a grelha da partida onde foi feita uma homenagem surpresa ao speaker, um senhor que muito tem feito por esta corrida ao longo dos anos.



Com os meus companheiros de equipa, o amigo João e o meu Vitor :)

Alinhámos à linha da partida, cada um com os seus receios mas confiantes. 
O João seguiu sozinho e eu segui atrás da minha lebre. "Calma Vitor, vamos a 5 e pouco! Isto não são 10 km, é uma Meia!". Mas íamos a sentir-nos bem, com as pernas leves. Esquecemo-nos que já eram 11h da manhã e que estava um autêntico dia de Verão...
Este ano, devido a umas obras, a prova tinha uma ligeira alteração mas no geral estava semelhante aos anos anteriores.

Km's iniciais.
Ainda a correr com alegria.

A volta inicial à Nazaré foi feita a bom ritmo e a sentirmo-nos bem mas depois acabámos por acalmar um pouco. Já em direcção a Famalicão, numa subida, oiço de repente um som vindo de cima. Era uma ave de rapina a planar acima de nós. Uma imagem bonita. Seguimos em direcção a Famalicão já com muito calor a fazer-se sentir e fomos vendo a malta conhecida a passar já no retorno à Nazaré.
Havia ainda bastante malta nas ruas a apoiar, mas nesta altura já não íamos com a pica toda. Aliás, aos poucos estava a ver o meu objectivo de fazer 2h e pouco a ir por água abaixo. 
Ainda por cima percebemos logo que a prova não ia ter os 21 km mas sim à volta de 22 km pois por cada km que passávamos avançava mais uns 100 m. 
A quebra completa veio por volta do km 16, o calor estava a começar seriamente a afectar-me. Acho que o problema foi o facto de já estarmos em Novembro e o corpo ter-se desabituado de calor.
Tive que andar. Interessa é continuar em frente.
Daqui para a frente alternámos entre corrida e caminhada. Por várias vezes me lembrei das vítimas dos atentados em Paris. Ia a caminhar numa meia, ia estafada e só queria atravessar a linha da meta. O Vitor ia igual. Mas é algo a que damos imenso valor, o facto de simplesmente podermos correr, por muito que às vezes custe muito, por vezes que às vezes seja mais correr em sofrimento do que correr em alegria.

E assim continuámos em frente, até ao fim.

Quase a chegar à meta.
"Tchiiii Vitor...já viste isto? Vamos acabar com um tempo da treta!"
"E tu, tás a olhar pra onde?" =P

Foram 22 km feitos em 2h20m. Mesmo com o km a mais esperávamos um tempo melhorzito mas está-se bem. Terminámos mais uma meia e isso é algo de fantástico. O Vitor vai sei lá já com quantas (nem ele sabe...mas devem ser mais de 30) e eu já tenho 16 meias. Há 3 anos e pouco fiz a primeira :)
E o melhor de tudo é que terminámos mais uma meia pelas nossas próprias pernas e não pelas dos outros... mas enfim isso são histórias que não são para aqui chamadas. Apenas quero dizer que acho muito triste falcatruas no desporto. O desporto é alegria, é esforço, dedicação e por vezes sofrimento. 
Por isso tenho um grande orgulho nas nossas 2h20 e nas 2h07 do João. São tempos menos bons? Que sejam! Mas foram feitos com as nossas pernas e com o nosso suor.

Os 22 km são rapidamente perdoados quando vimos esta maravilhosa foto
do colorido na Nazaré.

Apesar de ter tido 1 km extra, nós sabemos que esta meia é fantástica na mesma. O percurso é bonito e variado e tem muita gente a apoiar junto às localidades. E na Meia mais antiga do país, não é por uma edição correr menos bem que isso nos fará esquecer tudo o que já foi feito para trás e todo o carinho que nos é transmitido nesta corrida

Sempre que possível voltaremos à "Mãe". 

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Trail de Grândola, um bom regresso aos trilhos mas planícies alentejanas nem vê-las ;)

No passado fim-de-semana fomos até Grândola para o nosso regresso oficial aos trilhos.
Na semana seguinte à maratona já tínhamos andado por Monsanto, até para eu estrear a minha nova mochila de trail. Mas até à ultra que temos no final deste mês queríamos uma prova assim entre os 20 e os 30 km por trilhos que ainda nos dessem algum trabalho.

À primeira vista a primeira edição de uma prova de trilhos em Grândola pode parecer pouco apelativa. Porque temos aquela ideia que de Lisboa para baixo não se fazem provas de trilhos e que no Alentejo é só planícies...nada mais errado. Mas quando vimos que os 25 km ainda tinham 1100m de desnível positivo percebemos que a coisa não seria fácil. Mas nada como ir experimentar e voltar de lá agradavelmente surpreendidos (e tão doridos que nem me lembro da última vez que ficámos assim...).

A cereja no topo do bolo é que a prova estava inserida nas comemorações da Feira do Chocolate de Grândola. Oh amigos não é preciso dizer mais nada, pois não? ;)

A prova tinha uma ultra com 50 km que partiu às 8h, o trail longo partiu às 9h. E ainda tinha uma caminhada.

Pouco depois das 8h já estávamos a postos, houve tempo para a habitual ida à casa de banho e para algumas fotos.





O Verão de São Martinho este ano chegou um pouco mais cedo e no dia 8 e às 8 e tal da manhã já estava calor. Adivinhava-se uma prova dura e quente. 
Tudo bem organizado, um breve briefing (e este era daqueles que se ouviam bem! lembro-me por exemplo do briefing dos Abutres deste ano que lá para trás ninguém ouvia nada) e depois vamos lá correr pelas planícies alentejanas...ai ca porra que afinal não vi planícies nenhumas! =P

Já nos tinham avisado que os dois 1ºs km's eram em alcatrão, depois é que entrávamos pelos trilhos da serra. E quando entrámos, entrámos em grande. Começámos a subir, embora esta subida ainda tenha sido aceitável. Mesmo assim lá de cima já se avistava Grândola e as paisagens em redor. Mais acima até se avistava o rio Sado e a Serra da Arrábida!




Grândola lá em baixo.
Sobe!
Agora desce e vai a derrapar...

Depois descemos e embrenhámo-nos na serra. E ficámos agradavelmente surpreendidos com tanto verde e tanto riacho.

Depois de mais algum sobe e desce chegámos ao 1º abastecimento de líquidos. Água, coca-cola e siga caminho! Deste abastecimento já avistávamos a pior subida desta prova...mesmo ao estilo duma Rocha da Pena, com uma inclinação dos diabos...são as "planícies" alentejanas =P

Ah vamos subir aquilo...
Eheheheh....brincadeira com certeza...Isto não pode ser o Alentejo...
Cerca de 10 km percorridos e ca raio é isto???
Isto é Alentejo???
Lá subimos aquilo fazendo algumas paragens pelo meio mas quando estava quase no cimo pensei "Ah caraças Isa, agora vais fazer este último troço de seguida!" e arranjei força nas pernas e lá trepei aquele bocado restante.

Agora visto mais de perto...a tal subida...

Mas ca raio é isto???
Eheheheh =P
Tipo...meto-me em cada uma...

Depois disto voltámos a descer e a embrenhar-nos na serra, mas não faltaria nova subida puxada, desta feita mesmo no meio do arvoredo.

Sim, este sítio lindo é Alentejo!




Chegados lá acima nova vista espectacular sobre a serra, o rio Sado ao fundo e a Serra da Arrábida.
E pouco depois o segundo abastecimento, o único com sólidos. E este é o único ponto menos bom que tenho a apontar à organização, em 25 km bem duros poderiam haver dois abastecimentos sólidos. Mas de resto prova impecavelmente bem sinalizada com fitas ou a giz no chão. Percurso duro qb, paisagens bonitas e bom ambiente na prova.

Mas íamos no abastecimento...e que bom abastecimento. Laranjas, tostas com mel, bolos, mas uns bolos deliciosos!!!! E o pessoal que estava neste abastecimento 5*, malta alentejana animada que gosta de conversar :)


Lá ao fundo vê-se o rio Sado e a Arrábida.

Lá seguimos o caminho em novo sobe e desce mas as piores subidas já tinham passado. A certa altura o vassoura chama-nos a atenção e uns metros acima de nós estava um javali ainda jovem, mas ele apressou-se a esconder-se atrás da vegetação.
Fiquei logo toda contente de ver o javali pois como bem sabem, eu adoro animais :)




Íamos todos na conversa, nós, o vassoura e outro atleta que também ia conosco, quando vemos outro atleta mais à frente e alguém diz "Bora, vamos apanhar aquele." Lá chegámos ao pé desse senhor e mais à frente também apanhámos mais dois atletas. Acabámos por seguir todos juntos durante um bocado e o vassoura até chegou a dizer que iríamos acabar todos juntos num grande grupo. Mas chegados ao último abastecimento, de líquidos, a malta separou-se. Uns seguiram mais à frente e nós até ficámos para trás. E depois mais à frente quando já avistávamos Grândola e era já uma zona bastante corrível, nós e outros dois atletas acabámos por deixar definitivamente para trás os outros dois amigos que seguiam juntos.

E entretanto completámos...25 km! Surpresa!!!! Um trail com mais distância que a anunciada! Que grande, enorme, surpresa.... Acabaram por ser praticamente 28 km :)

E entretanto novas paragens para fotos :)



"Olá! Eu sou a Isa! Tudo bem?
Humm...importas-te de sair da frente para nós passarmos...
é que eu não queria estar a passar por trás de ti e sujeita a levar um coice...
És um cavalinho lindo, és."


Já em Grândola haviam alguns voluntários a indicar o caminho e a animar a malta. E alguém gritou para um dos atletas que seguia conosco que a filha já o aguardava junto à meta.
Pouco à frente testemunhámos uma cena emocionante que quase me levava às lágrimas.
A filha do tal atleta, já crescida, adolescente, quando vê o pai a chegar grita por ele e começa a chorar emocionada. Foi tal a emoção da rapariga que até me vieram as lágrimas aos olhos mas lá me aguentei para não desatar a chorar que nem uma madalena.

A rapariga juntou-se mais o cão (que mais tarde soubemos chamar-se Benfica :) eheheh) ao pai para correrem os últimos metros e decidimos deixar passar o senhor e dar-lhe algum espaço para cruzar a meta sozinho e ter aquele momento só para si pois percebemos que era da terra.
Depois de cruzarmos nós a meta com 5h e uns pozinhos, tivemos direito a uma coca-cola que nos soube super bem. E depois do banho tomado siga almoçar à Feira do Chocolate para a qual tinhamos entrada gratuita por termos participado na prova.

Pensam que é só o Carlos Cardoso a comer bem? ;)



Ai que era mesmo isto tudo que eu precisava para repor as energias perdidas
depois de 5h nos montes :)

E estão com sorte de não termos fotos dos chocolates... =P

Gostámos mais desta prova do que estávamos à espera. E estava bastante bem organizada.
5*!
E claramente, mais uma vez, ficou provado que o Alentejo não é só planícies. O Alentejo tem serras e bem bonitas, com muito verde e riachos.
Uma prova que foi do agrado deste casalito :)
Venha o próximo trail! Ao que parece é uma ultra... ;)

domingo, 8 de novembro de 2015

Há 4 anos...

Se olharem para o sub-título deste blogue podem ver que hoje é um dia histórico.
Faz hoje 4 anos que descobri que adoro correr!!!

E neste preciso momento estou a correr para o celebrar. Que melhor forma de celebrar esta data? :)

É o nosso regresso aos trilhos e estamos a "galopar" 25 km pela Serra de Grândola.

Ao mesmo tempo há malta amiga a correr a Maratona do Porto, a todos FORÇA!

Todos a fazer aquilo porque me apaixonei há 4 anos atrás, correr!
E em boa hora me apaixonei perdidamente por esta modalidade que me trouxe tanto.

Agora vou ali subir um monte e já venho ;)


quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Corrida Luzia Dias ou como inesperadamente bati um recorde pessoal

Antes da maratona andámos a olhar para o calendário para ver quais seriam as corridas que faríamos a seguir. E assim a primeira que fiz questão de fazer foi a Corrida Luzia Dias.
Vocês provavelmente não se lembram mas há mais de 2 anos, ainda nem namorava com o Vitor, fui à Corrida Luzia Dias fazer uma prova espectacular que daria para recorde e que seria o meu recorde pessoal aos 10 km até hoje! Infelizmente como a prova em 2013 foi em Janeiro e na noite anterior tinha estado um grande temporal, a organização teve que encurtar o caminho e a prova só teve uns 9 km e meio. 
Aquilo ficou-me até hoje. Fiz várias provas de 10 km desde esse dia e até hoje o meu RP na S.Silvestre da Amadora não superava esse que não chegou a acontecer...

Com uma prova de 10 km duas semanas após a maratona claro que não tinha esse pensamento de bater recordes, queria sim dar o máximo pois até ao fim do ano tenho alguns objectivos e um deles é melhorar o meu tempo aos 10 km. Para além disso sentia que tinha umas contas a ajustar com esta prova.

E assim no passado domingo fomos até à zona do Lumiar numa manhã bastante chuvosa.
Dos 4 ao km éramos nós e o Eberhard mas com esta chuva nem tirámos fotos. Encontrámos também vários amigos da Açoreana.
Antes da prova chamaram as senhoras para cima de um palco para tirarmos todas uma foto com a Luzia Dias. Muito giro :)

Ficámos na dúvida se corríamos com alguma coisa por cima mas optámos, felizmente, por ir só de manga curta e calções.
A prova começou e o Vitor logo a acelerar a 5 e pouco, esquecendo-se que eu não gosto de começar tão depressa. Disse-lhe para ter calma mas mesmo assim continuámos a um bom ritmo.
Sabia que o percurso não era igual aquele que fiz há 2 anos e não sabia o que nos esperava.
Mas acelerei o quanto pude pois queria apesar de tudo fazer um bom tempo, talvez na casa dos 55 minutos, que não é um tempo que faça todos os dias.
Basicamente o percurso era sobe e desce com zonas planas pelo meio, exactamente o tipo de percurso que gosto em provas de 10 km, pois normalmente acelero bem nas descidas e mesmo que perca algum gás nas subidas, nunca perco muito pois são subidas geralmente curtas.

Passagem aos 5 km.

E assim foi. O percurso era circular, aos 5 km passávamos pela meta e depois dávamos outra volta exactamente igual. 
Normalmente não adoro uma prova que dá duas voltas iguais mas desta vez até gostei pois assim sabia aquilo que me esperava na segunda parte da prova e podia gerir a coisa sabendo essas informações. Estava-me a sentir bem, aliás sentia as pernas impecáveis, mas nunca pensei que fosse tão bem....por volta do km 8 o Vitor diz-me qualquer coisa dando-me a entender que a continuarmos assim dará para recorde. Não ia a olhar para o relógio e pensei para comigo "Mas será que?...", quando chegámos ao cimo da última subida e estabilizámos lá em cima prontos a lançar-nos numa grande descida boa para acelerar. Entretanto aos 8 e qualquer coisa olhei para o relógio e vi que marcava 46 minutos de prova! Aí fiquei boquiaberta. Se calhar ia conseguir bater o meu recorde pessoal aos 10 km! Aí acreditei e decidi lutar por isso. Lancei-me a acelerar descida abaixo a 4 e tal, embora com algum cuidado pois a estrada estava muito escorregadia.
Estava um pouco estupefacta mas depois de ver o relógio não havia dúvidas, o Vítor tinha razão, era possível! Hoje! Ali! Na Luzia Dias!

Km final, recta final. Dei tudo o que tinha, até porque sentia as pernas impecáveis. Último km abaixo de 5min/km novamente.
E avistámos a meta! Ia dar!

53m09s!!!! NOVO RECORDE!!!





Tirei 50 segundos ao anterior recorde.
Como raio consegui não faço a mínima ideia! 
Tenho andado a sentir-me bastante motivada com as próximas corridas e aventuras. Desde a maratona também ficámos mais confiantes. E depois temos feito uns treinos de 10 km com umas acelerações pelo meio, quem sabe isso também não ajudou?

O que sei é que fizemos uma prova de 10 km a média de 5.16. Choveu do inicio ao fim da prova, corremos todos encharcados, a estrada até estava escorregadia mas mesmo assim consegui bater o meu recorde pessoal. Esperava batê-lo lá mais para Dezembro, mas nunca aqui! Mas foi o destino, eu tinha contas a ajustar com a Corrida Luzia Dias :)

No final ainda estava um pouco abananada. Cansada mas ao mesmo tempo com as pernas frescas. 
Um objectivo já está tratado, agora vamos ver os outros que tenho até ao final do ano ;)

A prova foi impecável. Entrega dos dorsais bem organizada e rápida. Águas ao km 5 e no final. T-shirt técnica. E percurso variado.
Depois de ver as classificações vi que tinha sido 9ª no meu escalão. E entretanto actualizaram e já sou 7ª :)
Seja como for fiquei nas 10 primeiras do escalão e claro que fiquei ainda mais contente :)

Claro que tudo isto não seria possível sem o Vitor, que foi uma excelente lebre e foi sempre a puxar por mim e a acreditar que eu conseguia.

Agora a próxima prova é...UM TRAIL!!!! Ai que saudades!!! Depois teremos uma prova de estrada, depois um fim-de-semana sem nada e no final do mês vamos a mais uma ultra ;)

Mais novidades daqui a uns dias.