quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Trail Centro Vicentino da Serra, beleza e dureza alentejana

No domingo dia 11 de Janeiro foi dia da nossa primeira prova do ano.
E não imagino melhor forma de começar o ano. Este não foi um trail qualquer, este foi bem especial. Lindíssimo e duríssimo. Tal como a gente gosta.
Foi também a minha primeira prova com 27 anos, feitos durante a semana :)

Aproveito para partilhar convosco aquele que foi o meu bolo de anos.

Obrigada pai :)

Fomos até Portalegre pela segunda vez para mais um trail. A primeira foi para o Trail de São Mamede, os 42 km que acabaram por ser 44 e que podem ler aqui. Na altura adorámos toda a prova e a excelente organização. Voltámos agora para outro trail igualmente bem organizado mas ainda mais belo e duro.

Já sabem que eu gosto sempre de relatar tudo, não só porque as peripécias que se vivem durante mais de 7h são muitas mas também porque gosto de poder um dia mais tarde reler o que escrevi e relembrar as aventuras vividas.
Por isso aqui vai mais um livro ;)

Atleta que é atleta não vai a Portalegre só para fazer a prova, aproveita e sobe os 270 degraus da escadaria da Pena. Sobe e desce claro! Já tinhamos descido esta escadaria após cerca de 40 km de prova do Trail de São Mamede, agora queriamos também subir e assim fizemos :)
Pelo caminho encontrámos estes amigos e vimos uma cena super ternurenta e que mostra a inteligência e ternura das ovelhas. O dono apareceu e elas foram logo todas ter com ele, ele a fazer-lhes festas e uma grandalhona estava toda contente a dar-lhe com a pata para ele lhe fazer mais festas. Haviam de ver!

Oh para esta ovelhinha tão amorosa!

Eu a fazer amigos.

E depois voltámos a concentrar-nos na tarefa de conquistar a Pena.
Um pequeno vídeo que fizemos:



Pronto não vos vou mais massacrar com o pré-prova.
Chegou o dia e como já tinhamos levantado os dorsais no dia anterior foi só fazer o controlo zero e esperarmos pela partida.
A partida atrasou um pouco, cerca de 15 minutos, mas nada que manche a espectacular prova que foi e a boa organização.
Houve muita animação na partida e assim partimos em clima de festa.

No mercado de Portalegre onde foi a partida e a chegada.


A partida foi dada dentro do mercado mas só cá fora é que seria dada a partida "a sério".
Corremos pelas ruas de Portalegre e não tarda nada estavam a doer-me os gémeos e as canelas...espectáculo....Não aqueci bem, mas realmente a logística também não permitia grandes aquecimentos.
Ora estas dores significam que depressa ficámos para trás e depressa ficámos para último...
O começo era logo a subir.
Não foi a primeira nem vai ser a última vez que eu começo logo a pensar que não tenho estofo para estas coisas. Mas isto passa sempre assim que os meus músculos aquecem bem e se soltam e nessa altura já penso no quanto adoro isto e em como posso não ser rápida mas tenho a resistência necessária para progredir sempre e terminar.
Fomos acompanhados pelo atleta vassoura, que segundo me lembro se chamava Miguel e que foi muito simpático conosco.
Cedo percebemos que esta prova era muito técnica e para ajudar à festa tinha bastantes subidas, algumas em escalada.

Toca a escalar malta!

Não sei dizer ao certo mas cedo fomos apanhados pelos primeiros atletas da prova mais curta, os 20 km. Isto causou algum transtorno para nós pois como haviam muitos single tracks, tinhamos que estar sempre a parar para nos desviarmos e deixarmos passar esta malta que não corria, voava!
O nosso companheiro conhecia muitos deles e ia dando força.
Fomos também ultrapassados por um atleta de quatro patas! E olhem que era bem minorca e no entanto era ele que ainda ia a puxar pelo dono. Comentámos entre os 3 que é uma boa opção para as subidas ;)
Mais ou menos na mesma altura também fomos ultrapassados por um atleta que perguntou se éramos a Isa e o Vitor. Mais um companheiro leitor dos nossos blogues. Não chegámos a perguntar o nome mas desejámos uma boa prova e olhem que com o andamento que ele ia...vai lá vai...
Por esta altura já me tinham passado quaisquer dores e já ia solta. O Vitor percebeu logo pois eu já ia mais faladora e a correr melhor.
Paragem para apreciar esta bela cascata em pleno Alentejo. E passaríamos por mais. Lindíssimo!




Esta prova esteve repleta de situações originais e engraçadas. Uma delas deu-se quando ainda íamos misturados com os atletas dos 20 km e começamos a ouvir um atleta a relatar a prova começando assim "E estou aqui em directo para a Rádio Portalegre..." e depois começa a relatar a prova. Ainda ficámos na dúvida se ia a brincar mas o nosso companheiro (relembro que íamos com o atleta vassoura) confirmou-nos que era mesmo a sério. Muito fixe! Relato em directo e com mais emoção que alguns relatos de jogos de futebol eheheh :)

Outra particularidade desta prova foram as diversas placas informativas ou motivadoras que encontrámos e que sempre nos faziam sorrir.


Do melhor!
Esta normalmente aparecia antes duma subida....
Podes descansar Vitor mas não te preocupes que...
"Tá quase compadreeeee" :)
Digam lá que estas placas não eram do melhor!

Nem tinhamos ainda chegado ao 2ºabastecimento, o dos 14 km onde se dava a separação dos atletas das duas provas e já tinhamos passado por vários trilhos técnicos e com muito verde e muita água.
Ah, já me esquecia mas dei uma queda. Mais uma para o historial....Haviam algumas zonas escorregadias e nomeadamente a descer era preciso muito jeitinho para a coisa. Lá dei uma queda que quase não merece o nome de queda visto que caí de lado e nem sequer cheguei a assentar o rabo todo no chão. E não me aleijei, só de raspão, por isso siga que o caminho é em frente!

Quase a chegar ao 2ºabastecimento.
Com o nosso companheiro e atleta vassoura.

Já cheira a boleimas!!!!
YUPI!

Chegávamos assim ao 2º abastecimento onde enfardámos boleimas, uns bolos típicos que eram uma delícia, mais laranjas, batatas fritas e por aí fora. Ia com alguma esperança no tomate com sal de São Mamede mas vou ter que esperar até Maio :(  Mas as boleimas encheram-me as medidas.
Este abastecimento era uma animação! Música, pessoas vestidas de palhaços e uma delas a oferecer-nos uma cabeça de peixe....não obrigada...estou bem com as minhas boleimas ihihihih :)
Aqui no abastecimento reparámos que tínhamos apanhado alguns atletas dos 37 km e comentámos com o nosso companheiro meio a brincar que ainda íamos ultrapassar alguns atletas. E de facto foi o que aconteceu e a partir daqui não mais seríamos os últimos e fomos ganhando posições :)

A partir daqui iríamos mais calmos, pois já não havia a pressão dos atletas da outra prova que tinham seguido por outro caminho. E já não éramos os últimos.
Sempre que dava para correr um bocadinho lá aproveitávamos pois já sabíamos que não tardaria a aparecerem zonas mais técnicas e subidas complicadas.




Cabras a pastarem nos montes.
Alentejo no seu estado puro.


Vistas espectaculares!


E de repente, como se até aí já não tivéssemos subido que se fartava damos de caras com uma subida daquelas que é sempre em frente mas sempre a subir e não se lhe vê o fim...
E a placa indica isto:



A minha primeira frase quando vi esta subida foi "As coisas onde uma pessoa se mete!" mas na realidade apetecia era soltar toda a espécie de impropérios.
Como todas as subidas manhosas, esta escondia mais subida. A subida não acabava onde a nossa vista alcançava, quando lá chegávamos descobríamos que afinal continuava a subir mais um bocadinho e mais um bocadinho e mais um bocadinho...

A começar a subida aos Céus Vicentinos.
Parece que acaba ali mas claro que não...
A vista para trás era esta e nem a meio íamos.

Claro que parámos a meio algumas vezes...
Apenas para tirar fotografias, ninguém precisava de descansar... =P
Mas quando é que isto acaba????? pensa ela.
Meto-me em cada uma... pensa ela.
Mas assim vale a pena!
Lá ao fundo Marvão, Espanha e Barragem da Apartadura.
Ele a pensar "Meto-me em cada uma..."
O casal Isa e Vitor conquista o topo dos céus vicentinhos.
E a vista compensa todo o esforço.

Depois desta subida brutal concordámos em elegê-la como a nº1 das subidas.
Aqui é preciso esclarecer os nosso critérios. Já fizemos subidas bem mais técnicas (inclusivé nesta prova) e outras bem mais longas mas qual é a diferença? É que normalmente esse género de subidas é aos esses. Vamos a subir sim. Mas viramos à esquerda, depois viramos à direita e não se dá tanto pela subida. Em Arga tivemos subidas que duraram mais tempo mas não eram tão inclinadas e não eram "sempre em frente". Por isso achámos esta a pior que fizemos até hoje. Portanto a da Rocha da Pena perdeu o título e passámos o título para esta do Centro Vicentino :) Que honra, han?

Chegámos então ao Trilho da Analice. Sim, essa atleta com 72 anos!!!! E que faz ultra-maratonas como quem corre de casa até à paragem do autocarro. A grande Analice (com 72 anos....) deu-nos cerca de 1h nesta prova...sem comentários...
Uma bonita homenagem a esta grande e conhecida atleta no mundo do trail. 
Também havia outro trilho em homenagem ao atleta Vitorino Coragem.



Subidas, descidas, zonas técnicas, zonas com água, escalada com cordas. Este trail teve tudo isso. Foi mesmo duro! Mas é esta dureza que dá sal à prova. E a dureza normalmente anda de mãos dadas com a beleza, como foi o caso. 
Os km's foram passando, os abastecimentos também. Os alentejanos são muito simpáticos e sempre nos animavam durante os abastecimentos. Num deles um senhor dizia-nos que só tinhamos mais uma subida e depois era sempre a descer. Um miúdo, que era filho do senhor, corrigiu logo dizendo que ainda tínhamos isto e aquilo. E o pai a tentar calá-lo, mas o puto muito engraçado e muito honesto ;) disse logo "Eu não vou enganar as senhoras." Ora muito obrigada! Eu e a outra senhora agradecemos a honestidade. E de facto seguia-se mais uma zona técnica com muitas rochas e muitos ribeiros.




Falámos com outros atletas sobre esta prova e alguns diziam que a prova ia ter mais km's, possivelmente 40...Todos concordavam que estava a ser uma bela prova e muito dura. Um disse que os Abutres são 50x pior. Preferi fingir que não tinha ouvido...

Mais um ribeiro para lavar as mãos.

Por esta altura o Vitor disse que já não ia muito bem. Precisava do abastecimento.
Vimos uma placa que dizia qualquer coisa como "Surpresa a 500 m". O Vitor começou a gozar a dizer que a surpresa seria que quando chegássemos ao abastecimento iam dizer-nos "Surpresa! A prova vai ter 40 km!" AHAHAHAH =)
Mas não. 
A surpresa era um cafézinho Delta.
O Vitor aceitou prontamente e a partir daí nunca mais foi o mesmo. Ganhou uma energia! E não me quero estar a queixar....mas ele não se calava!!! ;)
Aquele café foi mesmo uma injecção de energia para ele, ia todo cheio de genica e a falar pelos cotovelos.
E foi assim com o Vitor cheio de energia que entrámos no:



Basicamente havia um ribeiro e nós andávamos sempre a passá-lo para um lado e para o outro. Até já estava a ficar tonta no carrossel. Mas foi mais uma zona bem bonita e bem técnica. Um bom treino para os Abutres, aquela prova que é já no dia 31 e que é 50x pior que esta....

Não podemos queixar-nos de falta de placas preventivas ;)
Mais um ribeiro a atravessar.

Já não me lembro bem em que km estava o último abastecimento mas lembro-me que perguntámos quantos km's faltavam para o fim e disseram-nos 5 ou 6 se não me engano. Neste abastecimento era só malta animada a contar histórias de anteriores atletas e a perguntarem-nos se estávamos a gostar. CLARO QUE SIM!!! A ADORAR!
Pouco depois deste abastecimento fiquei aflitinha e aproveitei um sítio junto a uma casa abandonada (espero eu....) e ali fiz o meu xixi. É assim mesmo! 7h no meio dos montes a beber montes de água não dá hipóteses. E logo a seguir foi a vez do Vitor :)
Bexigas aliviadas e seguimos rumo à meta que entretanto segundo dois miúdos, mais uma vez honestos, eram só mais 2 ou 3 km, 200 m a subir e depois sempre a descer até à meta. E isto veio de facto a verificar-se!

Yes sir!
A parar, a escutar e a apreciar a paisagem.
Portalegre à vista.
A meta está já ali.

Acabámos bem, foram 7h36m para fazer 37 km. O tempo-limite eram 8h.
Para quem começou em último, não foi mau de todo pois ainda ultrapassámos uns quantos atletas.
Claro que acabámos cansados mas também felizes e satisfeitos por mais um desafio superado a dois.
Esta foi a primeira prova do ano e a última antes dos 50 km dos Ultra Trilhos dos Abutres.

No final ainda tivemos direito a banho bem quente e refeição.
Reencontrámos o nosso companheiro dos primeiros 14 km e agradecemos a sua companhia.
Depois da refeição foi tempo de atacar a taça de chocolate que os amigos João e Mafalda Lima deram. Obrigada, a taça estava muito saborosa ;)

Há quem conquiste taças de metal.
Este casal prefere conquistar esta :)

Foi uma bela maneira de começar o ano, foi também uma excelente forma de comemorar o meu aniversário. Como sempre na companhia do meu Vitor.
Um fim-de-semana fantástico, passeámos muito, comemos boa comida. A cereja no topo do bolo foi esta prova organizada de forma excelente e por boas gentes.
A organização está de parabéns pelo excelente trail e por todos os pormenores que deram ainda mais espectacularidade à prova!
Claramente dos melhores trails que já fizemos. Em termos de dureza vs beleza não sei se não será mesmo a melhor. Cada vez mais acho que quanto mais difícil for uma prova, mais gosto temos em fazê-la, mais satisfação sentimos por conseguirmos superar as dificuldades e terminar felizes e contentes.
Para o ano lá queremos estar outra vez!

26 comentários:

  1. Dá gosto ler um artigo destes, por todo o prazer que tiraram deste fim-de-semana e que salta à vista através das palavras que formam esta bela descrição.

    Só através da viagem pelo teu artigo, sinto que já conheço o percurso (quer dizer... sem sentir na pele a subida aos céus!!!)

    As placas são muito originais e dão outro sabor a quem está em prova. Deveriam ser utilizadas assim mais vezes. Inclusive em estrada como já sucedeu (ler aqui: http://joaolimanet.blogspot.pt/2013/03/18-kms-odivelas-loures-odivelas-e-as.html)

    Parabéns pela prova e por todo o fim-de-semana. E força para os Abutres!

    Beijinhos, amiga

    ps - Que ovelhas tão giras! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu descrevo tudo ao pormenores, já sabes :)
      As placas foram uma de muitas coisas originais desta prova.
      Bem vamos precisar de força para os Abutres...nem me digas nada...parece que escolhemos as piores...ou melhores, depende da perspectiva :)

      Beijinhos amigo

      Eliminar
  2. Foi um óptimo fds! Fds que englobam novas paisagens, passeios e provas são do melhor! (E memés fofinhos, claro... :P)
    Temos de ver o que será isto das dores nos gémeos! Tornei a tê-las no TRSA e é horrível... :( Leva uma boa meia hora até passarem, não é? Nem se consegue caminhar como deve de ser.
    Essa surpresa do cafézinho gostei! Mais provas deviam adoptar. :P
    Beijinhos e boa sorte para os Abutres. Olha que é capaz de superar esta prova em termos de beleza, vais ver. ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi mesmo do melhor.
      É isso mesmo, meia hora para passar, mas no meu caso estão relacionadas com as dores nas canelas. Outro dia o Urbano disse que se os gémeos estiverem pouco soltos e muito tensos é natural que isso afecte também as canelas. O segredo são muitas massagens na zona e aquecer bem.

      Os Abutres deve ser uma das provas mais bonitas do nosso país, mas também das mais duras. Mas uma vez o que preocupa são os tempos limite intermédios e não propriamente os finais. Vamos ver como corre :)

      Beijinhos e obrigada pela força

      Eliminar
  3. Antes de mais os meus parabéns atrasados...27 anos??? Meu Deus, ninguém tem 27 anos :).....que gozes muitos e bons, com muitos km felizes como estes que tão bem descreves. Fiquei cá com uma vontade de ter estado aí...mas Portaleger fica para Maio :) ...ando cá com umas saudades de um bom trail (o último foi em Julho do ano passado, acreditas?) ...e muitos parabéns por mais uma no currículo, sem dúvida uma boa preparação para os Abutres...não conheço este, mas conheço os Abutres...se é 50x pior? Não sei...mas preparem-se para a luta...vai ser épico e valer muito a pena cruzar aquela meta :) foooorçaaaa....
    Beijinhos

    P.S. O Vitor que mande uma mail à Salomon a pedir para eles incorporarem uma Nespresso na mochila dele (a funcionar)...sempre que faltar a energia., toma um café....o Sá que se cuide :) ...pelo menos enquanto o café não for considerado doping :) ...e se calhar ainda faz negócio por caminho :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A cafeína é doping;) Lembras-te do Boavista, Sánchez?;)
      Bom, mas acho, dizem, quer era equivalente a 368953 expressos servidos pelo Clooney ou pelo Dujardin:).
      Mas pode levar, sei lá, numa garrafa térmica.
      PS: NINGUÉM FAZ 27 ANOS!

      Eliminar
    2. Antes de mais, Parabéns!
      Pelos 27 aninhos e pela primeira prova do ano!
      Alentejo é lindo, né?
      Durinha mas foram aguentando, motivando e fizeram uma bela prova.
      Quanto à dor nos gémeos, podes adicionar magnésio à dieta ou pores um creme ativador da circulação antes da prova ou...tcharammmmmm, aqueceres;) melhor.
      Bjs

      Eliminar
    3. Carlos - EU faço 27 anos, ok? =P
      Ai Portalegre e São Mamede! FORÇA!!!
      Quanto a nós e aos Abutres só tenho uma coisa a dizer...metemo-nos em cada uma....

      Essa ideia é muito boa! O Vitor diz que a dele é da Quechua :) mas vai pensar no assunto ;)

      Beijinhos

      jnr - EU faço 27 anos! =P
      Essa do creme activador parece-me interessante, vou experimentar e, claro, aquecer melhor....
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Força aí para os Abutres que vão precisar... Gostava de ter estado nesta prova... Que sorte que vocês tiveram...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem que vamos precisar Sílvio!
      Vais para a próxima, esta prova bem merece :)
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Isa, está bem escrito o livro:)
    Gostei muito do relato!
    Prova muito bonita, mas também muito difícil, não me venham falar das planícies Alentejanas:)
    Foi mais um bom treino para os Abutres.
    Adorei mais este fim de semana em Portalegre!
    Foi a primeira prova do ano na tua companhia, a primeira de muitas!

    Beijos gigantes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece que não sabes a excelente escritora que sou ;)
      E não preciso de cafés para me lembrar de todas estas coisas ahahahah =P

      Planícies alentejanas...se elas existem nós não as vimos...
      Foi uma maneira de começarmos o ano em grande, um ano que será mesmo memorável! :)

      Ai os Abutres!!!

      Beijos gigantes

      Eliminar
  6. Visto assim é de facto um bom teste para os Abutres, mas atenção que os limites de tempos de passagem pelos postos de controlo são muito apertados tendo em conta as más condições do terreno, Parabéns pela bonita aventura em Portalegre e pelo relato, talvez para o ano lá vá também, por agora espero encontrá-los nos Abutres, uma prova das mais difíceis que por cá se organiza, um abraço para vocês

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Joaquim.
      Temos noção que será bastante complicado e que os tempos limite são muito apertados. Vamos dar o nosso melhor mas também estamos preparados mentalmente caso não consigamos passar os controlos. É desfrutar e dar o melhor.
      Beijinhos e até para a semana

      Eliminar
  7. Excelente relato, deve ter sido uma prova fantástica e bem bonita de se apreciar também! O trail é fantástico nesse aspecto

    ResponderEliminar
  8. Respostas
    1. Obrigada Sérgio :)
      Um prova bem dura e bastante bonita.
      Beijinhos e bons treinos!

      Eliminar
    2. Adorei, Adorei, adorei, adorei!
      Descobri uma forma excelente de "fazer" provas de trail aqui sentadinho sem me cansar nada!
      Podes começar a pensar em começar a escrever um livro: AS AVENTURAS DO CASAL MARAVILHA NO MUNDO DO TRAIL! (Tenho ideia que o Victor trabalhar no ramo livreiro ele que meta um cunha :) )
      Beijinhos.

      Eliminar
    3. Ahahah :)
      Ainda bem que gostaste de ler padrinho Jorge.
      A ideia é boa e sim ele trabalha no ramo ;), só uma coisa, não podemos ser o casal maravilha porque a Carla e o Jaime já o são, mas ficamos o ultra casal como o João nos costuma chamar :)
      Beijinhos

      Eliminar
  9. Parei num dado do texto e bloqueei!!!!
    Epahhhh mas que raio de afilhada sou eu que não dá os parabéns á Madrinha!?!?!?! DIZ-ME!!!!!

    PARABÉNS minha querida MADRINHA!!!!!!!!!!!!!!!
    ISto realmente não tem perdão!!!!

    Adorei o video ahahahaahh fartei-me de rir!!!! É que realmente o vitor mostrava um desgaste enorme ahahahaah
    :D

    Fantásticos vocês dois!! :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahah, não faz mal minha adorada afilhada. A madrinha perdoa-te ;)
      O vídeo está engraçado, não está?
      Beijinhos grandes

      Eliminar
  10. Parabéns atrasados Isa. Quanto a prova parecem ter passado por sitios bastantes bonitos. Adorei a ovelha. Tão fofinha. Mais uma concluída com sucesso rumo aos Abutres :) Beijinhossssss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Inês :)
      Foi uma prova lindíssima!
      Ai os Abutres, nem me digas nada!
      Beijinhos grandes

      Eliminar
  11. Amanhã vou lá estar na Partida dos 42... Ansiosa, nervosa...enfim...será o maior desafio até agora. Superado ou não...amanhã ao fim do dia saberei...

    ResponderEliminar