terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Trail do Cabo Espichel, valeu pelo treino

No sábado dia 20 fomos até à Azoia para fazer o Trail do Cabo Espichel com 30 km e um trail com o nome da revista SportLife associado.
Fazia cá um friozinho! Se já estava frio em Lisboa, no Capo Espichel nem vos conto...vai lá vai!

Esta prova tem o chip mais estranho que eu já tive que usar. Basicamente parece que levamos um anel no dedo, mas um anel daqueles mesmo grandes. Não dá muito jeito mas com a corrida acabamos por quase não dar por ele.

A vermos o nascer do sol dentro do carro.
E quem é que nos tirava de dentro do quentinho do carro?

O habitual...Eu a fazer amigos :)

E quando por fim ganhámos coragem para despir os fatos treino íamos congelando. Ai ca frio!
Luvas check.
Fita tapa orelhas check.
Bandana para o pescoço check (oferecida pela organização e que jeitaço que deu).
Pés gelados check.
Nariz a enregelar check.

Para ajudar à festa tinha passado a noite na casa de banho. Algo me caiu mal e a noite não foi das mais agradáveis. Antes da prova voltei a ir à casa de banho. Claro que isto fez com que eu me sentisse com pouca energia. Mas não foi motivo para faltar!
E custou mas consegui! A correr, a andar, a gente chega lá. E chegámos :)

A partida foi dada às 9h e demorámos a aquecer. Os meus pés, apesar do movimento, mantiveram-se bem gelados durante alguns km's. Foi um começo lento e assim que começámos a descer, comecei a ficar para trás. Sou mais fraca a descer do que a subir.
Mas menos conversa e mais fotografias.





O Vitor tinha ido a esta prova no ano passado e tinha-me dito que a prova era corrível. Mas claro que este ano a coisa tinha que se alterar. Ao que parece o percurso foi o inverso ao do ano  passado, o que fez com que a prova fosse um pouco menos corrível. Mesmo assim não teve grandes subidas e dentro do género até foi mais ou menos fácil. Foi pena realmente eu estar enfraquecida e não ter podido dar o meu melhor. O Vitor, como de costume, manteve-se comigo.


Não gostei muito desta prova. Gosto de trilhos mais técnicos. E em termos de beleza não se pode dizer que seja dos trails mais belos. As zonas junto ao mar safavam a coisa mas tirando isso não foi espectacular. Gosto mais de provas na montanha, no meio do arvoredo.


A passagem pelo Cabo Espichel é um dos pontos altos da prova. Serviu para mais um abastecimento. 
Os abastecimentos eram suficientes mas comparando com outras provas e tendo em conta que é uma prova associada a uma revista de desporto acho que deixaram um bocado a desejar. 
Tinham fruta e uns doces tipo barras que eram espectaculares!!! Mas não tinham mais nada, nem sequer batatas fritas ou alguma coisa com sal. 





Depois da passagem pelo Cabo Espichel já não faltaria muito, já íamos com 20 e tal km. Mas claro que ainda faltava um bocado, a prova acabaria por ter 32 km, se bem que nós também nos enganámos por duas vezes no caminho mas esses enganos não chegaram a dois km. Já perto do fim é que chegaríamos à parte mais bonita da prova, mais verde, mais azul do mar e um pouco mais de dureza.
Já se sabe que em trail as surpresas ficam sempre para o final...


Agora tiro eu uma foto.
Agora tiras tu.

Uma parte de rochas junto ao mar.





E depois desta zona bem bonita e onde parámos umas quantas vezes para tirar fotos chegámos a novo controlo. O controlo era um miúdo novo com uma maquineta onde nós colocávamos o chip. Perguntámos-lhe por onde era o caminho pois não víamos fitas. Ele respondeu que era para cima. Mas para cima onde? Olhávamos e só víamos rochas....uma parede de rochas.... É para subir por aí...
Por aqui?!? Mas como? Já tinhamos apanhado coisas do género noutras provas mas normalmente há cordas, há bombeiros por precaução, ali só havia um miúdo a dizer-nos por onde seguir. Não achámos muito seguro, claro que conseguimos escalar aquilo mas pelo sítio onde ficava merecia no mínimo avisos e uma corda para auxiliar na subida.

Depois desta escalada bem técnica, continuámos a subir, na subida mais difícil de toda a prova (guardar sempre o melhor para o fim, não é verdade?) e depois pensámos que já não faltava muito mas quando o relógio deu 30 km ainda não avistávamos nada parecido com a meta. Ainda iriamos descer e depois novamente subir e só depois chegar à meta com umas 5h40!!! Imenso tempo para fazer 32 km, mas tendo em conta o meu estado mais debilitado foi o que se arranjou. 

Depois, mas antes do merecido banho, comprámos uns bolinhos e os tais bolos tipo barras bastante bons e energéticos. É uma senhora que os faz e ficámos contentes por ajudar no seu projecto "A Horta".

Podemos dizer que foi um bom treino para os Abutres, sempre foram 32 km e 5 horas e tal em movimento, mas como prova não posso dizer que tenha ficado fã. O percurso estava bem sinalizado, haviam muitos voluntários, os abastecimentos eram suficientes, haviam banhos no final, o básico funcionou. Mas aqueles extras e aqueles cuidados que nos fazem adorar uma prova e querer voltar, na minha opinião não tiveram presentes.
Valeu pelo treino na companhia do Vitor.

12 comentários:

  1. Valeu pelo treino então...e pela companhia ...e já não é mau :)
    Beijinhos e um BOM ANO para vocês

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E já não é mesmo nada mau! :) Não me posso queixar muito.
      Bom ano para ti e para toda a tua família!
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Valeu pelo treino e pela companhia :)

    Beijinhos e força para logo (e principalmente amanhã!)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Valeu pois! :)
      Obrigada, ontem correu mesmo bem :)
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Percebo a tua avaliação final da prova. Já quanto À Ericeira falei do mesmo. Não é só espalhar umas fitas, o percurso tem que fazer sentido, não basta passar por 3 ou 4 sítios bonitos! Bem, mas é como dizes, foi um bom treininho para os Abutres que estão aí ao virar da esquina. Ai os abutresssss :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ao virar da esquina....não exageremos...AI CA MEDO!!!!! =P
      Bom ano Filipe!
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Isa, temos de ver a coisa como um bom treino, sempre foram 32 km. E também se treinou o frio, vamos ver ser ajuda logo:)
    Não foi dos piores, mas também não foi dos melhores.
    Valeu pela companhia, para o ano variamos de prova.

    Beijos gigantes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi um bom treino sim sr. e na tua companhia não me posso queixar muito :)
      Frio? Não reparei...brrrr

      Beijos gigantes meu Vitor

      Eliminar
  5. Estive lá o ano passado e gostei bastante. O chip é utilizado nas provas de orientação, achei fantástica a ideia de aproveitarem um recurso já existente. Todos os elementos da organização foram muito simpáticos. Este ano não pude ir, porque não cheguei a tempo ao nosso país. É um bom treino, sim senhor. Força aí! Beijinhos e abraços e boas entradas no novo Ano.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, depois percebemos que o chip é da orientação.
      Também achei as pessoas da organização simpáticas mas não achei o percurso fabuloso e achei arriscado, se não mesmo perigoso o tal sítio onde tínhamos que escalar e não havia cordas nem bombeiros. Mas de resto foi uma boa prova.
      Bons treinos Sílvio e um 2015 com tudo de bom! :)
      Beijinhos

      Eliminar
  6. O ano passado, por ainda estar a recuperar da lesão, só fiz os 15km, mas também fiquei com a opinião de que era "corrível" (o que é sempre subjectivo, claro! :) )
    Olha que, pelo menos, a vossa prova resultou em fotos muito bonitas!
    Continuação de boas corridas a 2 e um grande ano de 2015!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ui...concordo..."corrível" é sempre muito subjectivo ;)
      Boas corridas também para ti Rute! Um excelente ano!
      Beijinhos

      Eliminar